revisar em menos tempo

Quer revisar em menos tempo? Leia esse texto e descubra como!

Saiba o que é preciso para ser um revisor mais produtivo com algumas dicas fáceis.
Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert


Sem tempo para ler tudo? Clique em ▶ e ouça este artigo na íntegra!

O que você acha de revisar em menos tempo?

A revisão é um dos pontos mais importantes ao longo da construção de um conteúdo para a internet, mas a verdade é que o processo pode ser desgastante e acabar fazendo com que você invista muitas horas do dia na tarefa. Mas isso pode acabar com as dicas que daremos a seguir!

Selecionamos algumas das maneiras como um revisor pode acelerar a sua rotina de trabalho e se tornar ainda mais produtivo e eficaz. Quer conhecê-las? Então, comece já a leitura!

Tenha um checklist de revisão

Para começar a trabalhar como revisor e desempenhar o seu papel com o máximo de eficiência, um checklist de revisão pode ser uma boa ideia.

Checklists de revisão são listas numeradas com algumas das etapas que devem ser concluídas antes de determinar que um texto está pronto para ser publicado. Eles são particularmente úteis em garantir que você não se esquecerá de nada importante e agilizarão o seu trabalho porque vão lhe orientar com exatidão quanto ao que precisa ser feito.

Aqui no blog da Comunidade já publicamos um Checklist de revisão, que você pode baixar gratuitamente. Mas não há nenhum motivo pelo qual você não possa criar o seu. Um checklist de revisão deve incluir todas aquelas etapas fundamentais para que você considere o seu trabalho concluído.

Em geral, um revisor pode se beneficiar de organizar um próprio. É que, ao fazê-lo, ele encadeará suas ações de uma forma natural, seguindo exatamente a metodologia com que mais gosta de trabalhar. Use como base o checklist de revisão que compartilhamos aqui na página e customize-o de acordo com as suas necessidades.

Para peças de conteúdo mais extenso, por exemplo, talvez seja necessário incluir alguns passos extras. Organize a sua forma de trabalhar em torno dessas listas para maximizar resultados e poupar tempo.

Utilize apps para medir sua produtividade

Entretanto, ainda que um checklist de revisão possa fazer muito pelo seu trabalho, ele não conseguirá dar a você métricas precisas sobre desempenho. E essas métricas são bastante úteis na hora em que precisamos fazer alterações na nossa rotina e entender como nossa produtividade pode ser amplificada por essas mudanças.

Por isso, recomendamos que você passe a utilizar um software que mede o tempo gasto em cada uma das suas tarefas. Uma versão simples desses administradores de tempo pode ser encontrada no Toggl, enquanto recurso como o Runrun.it integram ferramentas mais completas e capazes de evidenciar o seu progresso com o passar do tempo.

No começo pode ser difícil lembra-se de dar início a uma tarefa no sistema e seus números vão levar algum tempo para começar a fazer sentido. Todavia, com o passar do tempo, você será capaz de determinar exatamente em que prazo consegue concluir uma tarefa e assim poderá estimar melhor quantos jobs fazer e terá maneiras para precisar a própria renda com antecipação.

Adote um método como a técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro define que uma pessoa pode ser mais eficiente ao se concentrar exclusivamente no seu trabalho. Para isso, traça intervalos de intensa atividade intelectual e outros em que é possível fazer qualquer coisa menos trabalhar. Esse equilíbrio faz com que seja menos exaustivo trabalhar em tarefas intensas e que precisar a própria eficiência também fique menos complicado.

Porém, a técnica Pomodoro é apenas a mais conhecida de várias metodologias de produtividade. Você pode ganhar muito tempo no seu dia a dia se tirar algum tempo para estudar outros recursos como estes, até encontrar um que se encaixa melhor na forma como você gosta de trabalhar.

Experimentar com mais de uma metodologia de produtividade ao mesmo tempo pode ser contraproducente, mas alternar semanalmente algumas delas até detectar a melhor para a sua rotina pode funcionar.

Lembre-se, todavia, que é imprescindível seguir as normas estabelecidas em uma metodologia de produtividade para conseguir, de fato, comparar seus resultados com as demais e estabelecer qual é a mais eficiente para você.

Encontre um bom corretor ortográfico

Um bom corretor ortográfico precisa fazer parte da rotina de todos os revisores bem-sucedidos. Isso porque ele é um dos instrumentos com maior potencial de poupá-lo quando o assunto é trabalho. Corretores ortográficos vão identificar e sublinhar os principais erros em um texto, fazendo com que seja mais fácil endereçá-los.

Caso você esteja trabalhando com um prazo particularmente apertado, um corretor ortográfico pode livrá-lo de cometer equívocos. O LibreOffice, uma ferramenta de código aberto para a edição de textos e criação de outros tipos de documentos, similar ao Microsoft Office, tem um dos melhores corretores ortográficos que você pode encontrar por aí.

Atualizado quanto às novas regras do Acordo Linguístico, o corretor do LibreOffice pode ser encontrado no site oficial da plataforma e adicionado à sua versão do pacote com alguns cliques. Adotar essa ferramenta vai ajudá-lo a identificar problemas textuais com agilidade. Corretores ortográficos são bons recursos também porque sugerem algumas opções de alterações, tornando a revisão menos cansativa.

Divida seu trabalho em etapas

Um dos princípios da Metodologia Agile, um recurso utilizado para o desenvolvimento de software, é dividir para conquistar. Programadores, designers e outras equipes envolvidas na produção de apps utilizam a técnica para se tornar mais velozes e concluir projetos antes do prazo.

Na revisão de textos para a web, você pode simular a Metodologia Agile e obter resultados incríveis. Separe um tempo para ler os conteúdos, outro para corrigi-los gramaticalmente, mais um para certificar-se de que eles respondem bem à pauta do cliente e outro para revisar a sua revisão.

Dividindo as tarefas em grupos de atividades que devem ser feitos isoladamente, você conseguirá concluir cada uma delas mais rápido e finalizar a revisão sempre a tempo!

Adote dicionários online

Dicionários de papel são excelentes, mas podem consumir muito tempo, principalmente quando um revisor precisa tirar uma dúvida rápida. Por isso, baixar um dicionário para o seu computador ou usar versões online da ferramenta são ações que podem simplificar o seu trabalho.

Neles, buscar pelos significados, grafias e conjugações de palavras será mais rápido. Por causa disso, concluir seu trabalho de forma eficiente também.

Faça um curso de produção de conteúdo

Um curso de produção de conteúdo não é uma boa ideia apenas se você quiser se tornar um planner de pautas ou redator. Ele também pode ajudá-lo com revisão porque indicará como e de que maneira fazê-la para textos web. Dedicar o seu tempo a aperfeiçoar-se, em um curso de produção de conteúdo, vai fazer com que trabalhar seja mais simples e consequentemente mais ágil.

Você pode encontrar um bom curso de produção de conteúdo, completamente gratuito, na Universidade Rock Content. Lá você aprenderá exatamente o que uma redação para a web precisa ter para se tornar perfeita e conhecerá alguns macetes para simplificar as suas tarefas.

E aí, gostou dessas dicas para revisar em menos tempo? Elas serão muito úteis se você decidir se tornar um revisor da Rock Content. Veja como é possível dar início à sua carreira conosco!