Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 29/10/2019. | Atualizado em 29/10/2019


Listamos 10 dicas para te trazer ainda mais confiança na hora daquela reunião importante com um cliente, ou a tão esperada entrevista de emprego por vídeo. Confira!

Em uma realidade de trabalho cada vez mais remota, reuniões e entrevistas de empregos por vídeo se tornaram cada vez mais comuns ao longo dos anos. O famoso “call”, como muitos chamam, tem feito parte da rotina de muitos profissionais que optam por trabalhar de casa. 

Como o contato com a pessoa do outro lado do vídeo não é cara a cara, é comum essas conferências não serem levadas tão a sério quanto às reuniões pessoais. Em casos de entrevistas de emprego, o vídeo pode ser a razão da insegurança e nervosismo do candidato serem ainda maiores. 

Por isso, o site de empregos Adzuna listou 10 dicas para te trazer ainda mais confiança na hora daquela reunião importante com um cliente ou a tão esperada entrevista de emprego por vídeo. Confira:

1. Prepare o ambiente a sua volta

Sem salas de escritórios modernas com grandes televisões, cafezinho e água! Em uma reunião por Skype, quem escolhe o ambiente é você. A primeira dica é escolher um local que tenha a aparência clean, com uma boa conexão de wi-fi e que você tenha certeza que não será interrompido. 

Garanta que seu pet não irá desviar sua atenção ou que a máquina de lavar roupas esteja desligada. Se você decidir realizar a reunião em um café ou espaço compartilhado, certifique-se que o barulho exterior não atrapalhe quem está do outro lado da tela.

Dica: se o caso for uma entrevista de emprego, escolha um lugar que você se sente seguro e confiante. Talvez aquele cantinho da casa que você goste de passar um tempo? 

2. Certifique-se de que seu perfil no Skype esteja visualmente profissional 

Antes da reunião ou entrevista, cheque o seu perfil no Skype. Mude seu nome de usuário para deixar claro quem você. Para sua imagem de perfil, escolha uma foto que você colocaria em seu LinkedIn, por exemplo. Lembre-se: essas pequenas impressões contam, mesmo que sejam digitais! 

3. Esteja preparado para imprevistos 

Se a reunião é importante, ou principalmente em casos de entrevistas por vídeo, recomendamos já se preparar para os possíveis imprevistos. Eles podem acontecer até mesmo dentro de casa: Wi-Fi instável, o vizinho que resolveu fazer a reforma no mesmo dia… 

Uma boa solução é já ter em mente um segundo plano: aquele café tranquilo perto de casa ou um espaço de coworking que já seja familiar para você. Se é o caso de uma entrevista de emprego, lembre-se de avisar o entrevistador que, devido à problemas técnicos, você teve que mudar de local e por isso estará usando fones de ouvidos. 

4. Organize-se como você faria para uma reunião pessoalmente

Muitos não levam a sério um vídeo call como levariam um encontro de negócios pessoalmente, mas é importante lembrar que elas têm o mesmo impacto profissional e, muitas vezes, o cuidado tem que ser dobrado.

Em reuniões, tenha em mãos (ou em seu notebook) documentos e ferramentas digitais necessárias para que tudo ocorra bem e você não tenha que interromper o papo no meio para abrir aquele documento super necessário ou pegar um papel no quarto do lado. Se o caso é uma entrevista de empregos, tenha ainda mais certeza que sua webcam e microfone estão funcionando perfeitamente bem. 

5. Tenha um bloco de notas ao seu lado

O lado positivo do Skype é a liberdade de fazer anotações, mesmo que a pessoa do outro lado do vídeo não esteja a par disso. Se você tem pontos válidos a levantar ou uma dúvida indispensável, ter fácil acesso ao seu Notes te ajudarão a não esquecer de nenhuma questão importante!

6. Vista-se para impressionar!

Muitas pessoas aproveitam que estão trabalhando de casa para usar roupas mais confortáveis e, por isso, acabam se esquecendo desse detalhe importante. Se vestir de acordo para a reunião ou entrevista, como se você realmente estivesse fisicamente presente, com certeza causará uma boa impressão!

7. Fique atento ao seu body language

Pode soar óbvio, mas às vezes é fácil se esquecer das coisas mais simples quando você está conversando com alguém através de uma tela de computador. Expressões faciais e a linguagem do corpo são cruciais em todos os tipos de reuniões (sejam elas entrevistas ou não). Por isso, esteja atento com a forma que você age, se altura da sua voz está um pouco mais alta que o normal e se você está falando de forma clara, levando em consideração que há barulhos e interferências técnicas em ligações por vídeo. 

8. Não se desespere diante de problemas técnicos!

Se problemas técnicos surgirem durante a ligação por vídeo, não se desespere! Provavelmente a pessoa do outro lado da tela, seja um cliente ou entrevistador, também já passou pelo mesmo problema que você ou também está tendo problemas com a conexão. Em casos como esse, o melhor a fazer é interromper a conversa e tentar solucionar o problema. Certifique-se de que você só vai dar andamento na reunião com o problema resolvido, assim não haverá ruídos de ambas as partes. 

9. Organize-se digitalmente 

Se você precisar compartilhar a sua tela com os demais participantes da videoconferência, desative as notificações e possíveis pop-ups que possam aparecer em seu computador. Feche programas pessoais como chats, emails e redes sociais. 

10. Computador ou celular? 

Pela conveniência, a ligação de vídeo pelo celular soa bem tentadora, mas não se esqueça de garantir a melhor experiência não só para você, mas também para que está do outro lado da tela. O seu celular tem todas as configurações certas para suportar uma reunião ou entrevista sem grandes problemas? Você ficará confortável em não pode fazer nenhuma anotação ou abrir documentos online? Coloque suas necessidades na balança na hora de decidir qual dispositivo funcionará melhor para sua conferência! 

Seguindo essas dicas, as suas chances de ter uma reunião ou entrevista bem sucedidas no Skype são ainda maiores! Boa sorte!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *