Por Caroline Abrantes

Analista de Comunidade na Rock Content.

Publicado em 08/01/2020. | Atualizado em 07/01/2020


Encontros, reencontros, o nascimento de gêmeos e uma nova plataforma. Venha com a gente conferir as principais conquistas dos últimos doze meses, segundo nossos freelancers.

A palavra tradição vem do latim traditio, que significa transmissão. Sendo assim, a tradição é o conjunto de comportamentos ou informações que são passados adiante, geração após geração.

O réveillon, por exemplo, é uma das tradições mais arraigadas na nossa sociedade. Há centenas de anos a humanidade se reúne na véspera do ano novo para celebrar a simbólica passagem.

De forma complementar, as retrospectivas apontam principais acontecimentos que marcaram o período, amparando as metas de ano novo por meio da reflexão daquilo que passou.

Acreditamos que algumas tradições não devem ser quebradas, e é por isso que não poderíamos iniciar 2020 sem uma retrospectiva da Comunidade. 

Perguntamos no grupo exclusivo da nossa Rede de Talentos qual acontecimento de 2019 não poderia ficar de fora da retrospectiva da Comunidade, e as respostas você confere a seguir.

Acompanhe-nos nesta viagem no tempo e inspire-se nas conquistas da Comunidade para planejar o ano que acabou de começar.

Um novo espaço para freelas e rockers trocarem conhecimento

A Fernanda Monteiro é freelancer da Rock Content e foi a primeira a comentar no tópico, mencionando uma das mais importantes conquistas do ano:

“O Space foi lançado esse ano, não foi? Se sim, esse evento também não pode ficar de fora!”

Sim, ele foi lançado em 2019, e sinceramente, não teria forma melhor de começar a retrospectiva. O Community Space é a plataforma online onde a Comunidade acontece. Lançado em julho de 2019, o espaço reúne rockers e freelancers da Rock Content com o objetivo de gerar conversas de valor para ambos.

Antes, as conversas aconteciam no grupo do Facebook, mas com o amadurecimento da Comunidade, fez-se necessário um espaço mais seguro e organizado. 

Dentre seus benefícios, podemos destacar as Categorias, que separam as publicações por temas, e a Visualização de conteúdo recente, facilitando que cada usuário acompanhe os assuntos de seu interesse.

Sobre isso, Patricia Piacentini, freelancer da Rock Content e embaixadora da Comunidade, completou:

“Começou com poucas pessoas, mas, em pouco tempo, a conversa começou a rolar solta por aqui! Ganhamos uma salinha só nossa 😊

Falando em embaixadores, a Katiuscia Couto, que também integra este seleto grupo, relembrou que o programa foi criado neste ano, o que reforça o nível de maturidade alcançado pela Comunidade em 2019:

“Esse 2019 foi top!

  • Teve os primeiros embaixadores da Rock (com mimos maravilhosos, claro);
  • Teve encontrinhos de vários freelas, sem data especial, no RD Summit, e de Amigo Secreto (Natalia Fernandes e Livia Noronha);
  • Teve encontrinho com a boss Bruna Moreira no melhor bar que ela poderia conhecer em Porto Alegre;
  • Teve muuuito autoconhecimento para ter metas batidas (pelo menos pra mim);
  • Muitas oportunidades de tarefas (amém);
  • E pra fechar o ano vai ter mais encontrinho com a Fabíola Thibes <3
  • Teve viagens de férias internacional e nova morada das meninas Viviane Tessaroto e Caroline Silva;
  • Teve muito mais amor, coleguismo e conversas de corredor também com a criação do Space.”

O programa de embaixadores foi criado com o objetivo de oficializar os membros que já eram autoridade da Comunidade, sobretudo pela participação ativa, qualidade das entregas e afinidade com a cultura da Rock Content. 

Por esse motivo, em agosto, quinze freelancers foram promovidos a embaixadores, e o programa continuará a ser desenvolvido com mais benefícios e preceitos agora em 2020.

Voltando aos comentários dos freelancers, não sei se você teve a mesma impressão, mas ler os tópicos elencados pela Katiuscia é como ver um filme passar diante de nossos olhos.

Vários encontros presenciais fortaleceram nossa Comunidade

Os encontros presenciais dos freelancers recebem uma importância de igual grandeza às principais conquistas da Comunidade, como é o caso da criação do programa de embaixadores e do Community Space, haja vista que fortalecem laços, levando as relações do ambiente online para o offline.

Fernanda Monteiro e Fabíola Thibes salientaram o valor dos encontros presenciais:

“Teve o encontrinho da Fabíola Thibes, Isabela Sartor e Silvia Seco, que fez com que quiséssemos estar lá com elas!” disse Fernanda, ao passo que Fabíola completou:

“Verdade!! Foi muito legal!!!

Agora final do ano estou só esperando a Katiuscia Couto hahahahahahha (detalhe que eu só recebo, não vou pra lugar nenhum hahahaha)”.

A Natália Fernandes, moradora da cidade em que a Rock foi fundada e integrante da nossa Rede de Talentos, continuou a relembrar os encontros, e veja que não foram poucos:

“Nossa, 2019 foi bem mara!!!

Só de encontros, eu tive:

  • Bruna Moreira (Summit)
  • Vitória Mansur (Summit e depois na Rock)
  • Giovanna, das rede sociais (Summit e evento no dia da consciência negra na Rock)
  • Karla Garcia (evento no dia da consciência negra na Rock)
  • Thais Reis (além de minha amiga pessoal, passamos um dia trabalhando juntas em um coworking)
  • Livia Noronha (que me enganou direitinho!)
  • Lucas Corrêa (foi tomar um café comigo lá no coworking no meio da correria)
  • Eduarda Marques (no treinamento feito por um cliente, que ela me deixou acompanhar junto ao time, lá na Rock, e ainda me levou pra conhecer um pouco do espaço)

Ufa, acho que foi tudo. Esqueci de alguém?”

Da esquerda para a direita: Natália Fernandes e Lívia Noronha, freelancers da Comunidade, em um encontro surpresa do amigo secreto. Bruna Moreira, supervisora da Comunidade Rock Content, e Katiuscia Couto, freelancer da Comunidade, em Florianópolis. As freelancers Ane Constancio, Walquíria Domingues, Anelise Margotti, Laura Ferreira e Marcela Noali com o fundador da Rock Content, Vitor Peçanha, em visita à empresa.

Sugestões valiosas para seguirmos crescendo juntos

As plataformas de produção de conteúdo para web da Rock Content também ganharam melhorias, sendo muitas delas apontadas pelos próprios freelancers. Sobre isso, a Julyana Andrade, que também faz parte do programa de embaixadores, registrou a sua opinião:

“Não tem como esquecer da mudança na liberação do pagamento das tarefas na Rock Studio. Foi uma baita conquista pra nós! <3”

Mas nem só de Comunidade vive o freelancer. Em apenas 4 linhas a Débora Passarelli nos lembrou de um dos acontecimentos mais marcantes do ano:

“Teve eu parindo gêmeos de parto normal e avisando a galera no Facebook. Naquele dia eu quase trabalhei, porque tinha umas tarefas para entregar e eu achei que dor de trabalho de parto era que nem cólica menstrual. Hahaha

Ainda bem que descansei.”

Quando todos concordávamos em como o trecho “quase trabalhou” tinha-nos deixado perplexos, a Marcela Noali, que neste momento está gravidíssima, concordou e admitiu:

“Moça, me identifico. Quando fui ganhar meu primeiro filho eu tinha comércio. Minha bolsa estourou era 08h, ainda fui trabalhar (deixar algumas coisas em ordem) e só cheguei ao hospital por volta de 11h30.”

Também reaproximamos familiares!

A Fabíola Thibes é uma das freelancers mais antigas da Rock, e relembrou outro acontecimento que deixou todo mundo arrepiado, com cisco nos olhos:

“Eu fiquei pensando muito e o povo já falou tudo hahahahahahaha

Acho que o melhor mesmo foram as mudanças na Rock Studio, porque acho que está ficando muito boa! Esse recebimento do $$ rápido também foi tudibão, como diriam os mineiros…

Essa possibilidade de reajustes foi uma ótima notícia (esperamos em 2020 hahahahahaha)

E a chegada da querida Caroline Abrantes! Agora é continuar porque 2020 bate à porta e tem muitos freelas esperando! (digamos amém)

Ah! De última hora, lembrei que teve o reencontro da nossa querida Quídea com a filha dela, patrocinado pela Rock! (sim, boas atitudes precisam ser sempre valorizadas, né? E acho que essa foi a que mais emocionou!)”

A Orquídea tem um comportamento de destaque na Comunidade. Além de ser a freelancer mais engajada no Community Space, com níveis disparados de atividade em relação aos outros, contribuindo ativamente com as dúvidas dos membros, ela ainda apresenta qualidade impecável em suas tarefas e um relacionamento positivo com clientes e analistas. 

Por esse motivo, quando a Rock descobriu que ela não via sua filha e sua mãe há sete anos, o time se comoveu e conseguiu viabilizar um presente especial: demos-lhe as passagens aéreas para visitar sua família, como reconhecimento pelo seu desempenho. O resto da história é pura emoção, e você pode conferir no artigo escrito por ela.

Imagens de alguns encontros da Comunidade Rock Content em 2019
Da esquerda para a direita: Orquídea Martins no emocionante reencontro com sua filha. Caroline Abrantes, analista de Comunidade, e Sheila Ladeira, freelancer da Comunidade, em visita à Rock Content. Bruna Moreira e Joanna Nandi no RD Summit 2019.

Nas palavras de Katiuscia e Patricia Piacentinni, essa foi “a ação mais sensacional do ano”.

Larissa Mendes, que também é freelancer da nossa Rede de Talentos e contribuidora frequente no Space, relembrou outras circunstâncias marcantes do ano:

“No momento, só consigo pensar na mudança dos saques sobre a qual o pessoal comentou, que foi uma das melhores mudanças! E também o esquema de cores do dash que ficou mais clean e limpo, além das ‘pequenas mudanças’ de formatação que ajudaram a deixar a Rock Studio mais limpa e otimizada para pequenas tarefas do quotidiano.

Além, é claro, da criação do Space, com toda a ansiedade das canecas e tudo mais com os embaixadores, que acompanhamos no Facebook haha 😝

Ah, teve também a chegada do Maurício Baltazar! Foi esse ano, não foi? Um amorzinho desde o início, solícito, chega a dar uma alegria quando ele responde aos emails, fez um par incrível com a Bruna <3”

Na verdade, chegada e saída. Com a aquisição da Scribble Live pela Rock Content, Maurício assumiu uma nova posição e foi para o time de suporte de um dos nossos novos produtos, na Rock North America. Em um ano muita coisa pode acontecer!

Para finalizar, Viviane Tessaroto resumiu o que, para ela, marcou o ano de 2019 na Comunidade:

“Muita coisa boa, né? Embora tenha sido um ano sombrio, aqui tivemos muito amor, carinho e flores! 🥰 E ninguém soltou a mão de ninguém, como combinamos no ano passado. 💖

Realmente, 2019 não foi moleza. Além do que foi citado, reformulamos as personas da Comunidade e iniciamos o processo de formalização da base de talentos. Os freelancers também lideraram uma ação inédita: organizaram o primeiro amigo-oculto da Comunidade Rock Content, por conta própria e à distância, com presentes enviados para os mais diversos destinos do Brasil.

Outra conquista incrível foi o vídeo Como é viver de freela, que contou com a participação especial de oito membros da Comunidade contando suas experiências com o trabalho autônomo e como foi a transição para a profissão.

Demos boa sorte para pessoas especiais que saíram do time de Comunidade com objetivo de encarar novos desafios, como a Karla Garcia e a Luiza Drubsky, além do Maurício, mencionado acima.

Ao mesmo tempo, saudamos quem chegou para acrescentar: eu (Carol Abrantes), que estou no time de marketing de comunidade da Rock, a Mitzy Garcia e a Katy Pena no time de suporte.

Um time novo foi criado exclusivamente para acompanhar e desenvolver os freelancers da Rede de Talentos, chamado de Talent Network, cuja meta é garantir o sucesso de cada um dos membros da Comunidade em suas carreiras de marketing de conteúdo.

E assim, mais rockers reforçaram o time: Anna Júlia, Giovanna Ribeiro, Arthur Minoves, Gustavo Massensine e Joy Souza.

Ainda neste ano tivemos a criação do Community Cast, o podcast da Comunidade Rock Content, que já conta com entrevistas nos temas de biohacking, LinkedIn para geração de oportunidades e conciliação da carreira freelancer com a CLT.

Para 2020 esperamos continuar com a mesma dinâmica com que essa retrospectiva foi escrita: em conjunto com os talentos da Comunidade Rock Content, contando com a contribuição ativa dos nossos embaixadores, vibrando pelas conquistas de cada membro, e com muitos, muitos encontrinhos de amor.

Keep rocking porque a década virou, e nós já estamos na expectativa dos principais acontecimentos do ano, que mal começou, mas já consideramos pacas.

Você tem alguma história de vida como freelancer que gostaria de compartilhar com a gente? Confira o formulário abaixo.
powered by Typeform

Posts populares com esse assunto