Por Silvia Seco

Publicado em 08/07/2020. | Atualizado em 21/05/2020


Focar na solução em vez de se preocupar com o problema é a melhor maneira de fazer com que ele deixe de existir. Descubra como aplicar esse mindset na sua carreira de freelancer!

Para quem está olhando de fora, a vida de freelancer pode parecer bem mais simples do que de fato é. É comum que as pessoas que precisam cumprir horários todos os dias pensem que a vida de freela é como férias definitivas. De fato somos privilegiados com muitos benefícios, inclusive o da flexibilidade, que se não mantivermos o foco na resolução de problemas, pode se virar contra nós.

Isso quer dizer que como temos a liberdade de trabalhar quando e onde quisermos, algumas distrações podem se transformar em impeditivos para a nossa produtividade e, consequentemente, atrapalhar a qualidade de nossas entregas e, ainda, nos trazer sérios problemas financeiros. Essas consequências acabam se tornando a causa de novas distrações, gerando um ciclo vicioso autodestrutivo para o freelancer.

Manter a disciplina e o equilíbrio é fundamental para o sucesso na carreira de freelancer. Mas qual é a fórmula mágica para conseguir isso? O foco na resolução de problemas é um dos segredos para ser bem-sucedido nessa missão. E se você continuar a leitura, vai entender melhor o que é isso e como aplicar na vida de freelancer. Então, foque aqui!

O poder dos profissionais com foco na solução de problemas

Para que uma solução seja criada é preciso que exista um problema, portanto, eles são necessários para estimular o exercício da nossa capacidade de os resolver.

No entanto, existem aqueles que enxergam os problemas como barreiras para o seu desenvolvimento que precisam ser removidas por outras pessoas. Esses são os profissionais que não funcionam sem um líder que faça isso por eles.

É justamente essa capacidade de resolução de problemas que torna um profissional líder, capaz de gerir a si mesmo e aos demais. E esse poder de autogestão é indispensável para uma freelancer, que precisa saber como gerenciar a sua demanda, como lidar com clientes, prazos, contratempos e outros vários detalhes que surgem no dia a dia e podem prejudicar a produtividade.

5 problemas mais comuns na carreira freelancer

O primeiro passo para conseguir manter o foco na solução de problemas é saber o que exatamente teremos que resolver. Por isso, a seguir, veremos algumas das questões mais comuns na vida de uma freelancer. Continue lendo!

1. Manter a disciplina

Não há como alcançar o sucesso sem disciplina, isso é um fato. Dentro da empresa, com horário para entrar e sair, com o chefe de olho em você, ela acaba se tornando uma consequência natural do sistema, no entanto, para o freelancer a falta dela pode se tornar um problema.

E não é apenas porque pode acontecer dele trabalhar menos que o necessário. Sem uma disciplina rigorosa de horários de trabalho, o freela pode acabar também exagerando no trabalho o que trará consequências para a sua saúde mental e qualidade das entregas.

Isso não significa que esse horário pré-definido de trabalho não possa ser flexibilizado, mas é fundamental que ele exista e que a sua quebra fique claramente definida como uma exceção.

2. Resistir às distrações que prejudicam o foco

Sabe aquela aba marota no navegador que leva você direto para os vídeos mais engraçados do YouTube? No escritório, com todo mundo olhando, ela não é tão tentadora quanto em casa. Portanto, dentro do seu horário de trabalho é preciso criar mecanismos que inibam essa visitinha. O uso de técnicas como o Pomodoro costumam ser bem eficientes para essa finalidade.

Outra tentação constante está relacionada à alimentação. Quem nunca despertou de um transe inesperado que levou você direto para a frente da geladeira aberta sem que sequer se desse conta de como foi parar lá? Essa é uma distração que pode ser evitada mantendo uma garrafa de água na sua mesa de trabalho.

Além disso, as pausas do Pomodoro podem ser usadas para tomar um café ou comer uma fruta, por exemplo, e eliminar esse impulso inconveniente.

3. Conter as interrupções no trabalho em home office

Para quem trabalha em casa, o telefone tocando, a televisão ligada, as crianças brincando, os vizinhos brigando, entre diversas outras situações que podem ocorrer são armadilhas para a sua produtividade. Especialmente quando as pessoas que vivem com você não estão conscientizadas de que esse é o seu trabalho.

Por isso, é fundamental que haja esse alinhamento entre você e seus familiares para que essas interrupções sejam evitadas a qualquer custo. Ou seja, explique para os outros moradores da sua casa que em determinados horários eles não poderão contar com você, nem mesmo para atender a porta ou o telefone.

4. Fazer um planejamento financeiro mais meticuloso

Outro desafio na vida do freelancer é manter os boletos em dia. Isso normalmente é consequência de não ter um valor e uma data fixos para receber mensalmente, por isso, o planejamento deve ser feito com bastante atenção e sempre buscando deixar uma folguinha para imprevistos.

Uma dica importante para driblar esse problema é buscar clientes fixos, com demandas recorrentes mensais ou semanais e definir com eles uma data específica para pagamento. Liste todas as suas contas e suas respectivas datas de vencimento e faça o alinhamento delas com o dia combinado com seus clientes para o pagamento.

Planilha de Controle FinanceiroPowered by Rock Convert

5. Saber estabelecer e controlar prioridades

Por fim, um dos maiores desafios do freelancer são as prioridades, especialmente, porque elas acabam se misturando com as da vida pessoal. Por exemplo, quando você precisa comprar ou consertar alguma coisa da casa e o técnico, ou entrega são agendados justamente no meio do seu horário de trabalho.

E aí, nesse caso, qual é a prioridade? Receber o técnico ou a encomenda, ou concluir o seu trabalho? Se a resposta que você pensou foi que essa definição de prioridades deveria ter vindo antes do agendamento.

Claro que haverão casos em que o problema pessoal ou da casa acabará se sobrepondo ao do trabalho, mas é nesse momento que precisa ficar muito clara aquela exceção da quebra da disciplina que citamos lá em cima e é justamente essa a mágica da definição de prioridades: saber o que é mais importante naquele momento.

Como você pôde ver ao longo deste post, a vida de freelancer nem sempre é como parece a sua versão romantizada por aqueles que ainda não a conquistaram. A falta de foco, o trabalho em home office, a disciplina de horários de trabalho, a dificuldade de concentração, o controle financeiro rigoroso são fatores que precisam ser encarados com o mindset de resolução de problemas para que não se tornem empecilhos a produtividade e a boa qualidade do seu trabalho.

Em resumo: ser freela é para os fortes, para os que conseguem manter a mente sempre focada na resolução de problemas e não na criação deles.

E agora que você já sabe como o foco na resolução de problemas ajuda no seu dia a dia como freelancer, baixe a nossa planilha de controle de produtividade e faturamento 2020 e tenha uma ferramenta a mais para garantir o seu sucesso na carreira.

Planilha de Controle de Produtividade e Faturamento 2020Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto