Por Juliana Pires

Publicado em 11/03/2020. | Atualizado em 27/05/2020


Conseguir demanda o suficiente para pagar todas as contas do mês é um dos principais desafios do freelancer. Descubra como o relacionamento com o cliente e os contratos recorrentes podem ser a solução para essa questão. 

A vida de freelancer tem rendido muitos anúncios na internet — sobretudo no YouTube — com a promessa de revelar a fórmula certeira para que você passe a ganhar muito dinheiro, trabalhando da sua casa ou de uma praia paradisíaca, e se livrando de vez de alguns dos terrores da CLT.

De fato, uma carreira freelancer pode proporcionar ganhos altos e uma vida muito mais flexível, mas quem já pertence a esse universo há um tempo conhece os desafios de manter a demanda a todo vapor.

Encontrar bons trabalhos que mantenham uma renda mensal é um dos maiores desafios para esse profissional, mas a solução para esse problema está na construção de um relacionamento com o cliente.

Nutrir parcerias de longo prazo e fechar contratos recorrentes é a maneira mais inteligente de construir um negócio freelancer de sucesso e é sobre isso que vamos falar hoje. Se você se interessou pelo assunto, vamos conversar mais a seguir!

A importância do relacionamento com cliente

A relação entre contratante e contratado passou por grandes transformações nos últimos anos. O que antes era visto como suficiente para garantir uma venda, hoje não passa de um requisito mínimo para que você ofereça seus serviços.

A maior responsável por essa mudança é a quantidade de informações que a internet disponibiliza diariamente. Sabendo o que quer e conhecendo as opções disponíveis no mercado, o consumidor se tornou mais exigente e não aceita mais os antigos moldes.

Na busca por estratégias de fidelização eficientes, o relacionamento mais próximo do cliente trouxe resultados e provou que cada empresa — ou mesmo cada freelancer — precisa deixar de enxergar seu público apenas como meros geradores de receita.

As vantagens são inúmeras, e apostando nessa estratégia você será capaz de:

  • Estabelecer uma relação de confiança entre você e seus clientes;
  • Mostrar que você trabalha duro pelo sucesso de cada projeto;
  • Ter mais chances de sucesso no upsell e ajudar seus clientes a crescer;
  • Agregar valor ao seu trabalho e facilitar o reajuste de contratos;
  • Conquistar uma reputação de ouro no mercado e se tornar referência;
  • Fazer com que seus clientes sempre voltem e fechem parcerias duradouras.

Powered by Rock Convert

A fidelização de clientes na prática

Quem quer alcançar o sucesso na carreira freelancer e ter demanda suficiente para não precisar se preocupar com as contas precisa se enxergar como um empreendedor e traçar estratégias de fidelização eficientes.

Não existe uma fórmula para atingir resultados, e tudo vai depender do nicho em que você atua, bem como das necessidades e das expectativas do seu público. No entanto, existem algumas técnicas básicas com as quais você pode começar, e nós vamos falar sobre cada uma delas a seguir.

1. Trabalhe com onboarding

Quando um cliente contrata um serviço pela primeira vez, ele espera que tudo flua da melhor maneira possível. Portanto, se em alguma etapa do trabalho surgirem grandes dificuldades, a experiência do cliente será comprometida.

Se isso acontecer, suas chances de conquistar um contrato de longo prazo caem consideravelmente, além de correr o risco de nunca mais ser procurado por esse cliente.

Para driblar esse problema, você pode investir em onboarding, que funciona como um treinamento orientado. Dessa maneira, você guia seu cliente pelas diversas etapas de um projeto.

Quem trabalha escrevendo blog posts, por exemplo, pode atender a um cliente que tem dificuldades de postar no WordPress. Nesse caso, uma boa solução seria elaborar um guia para que ele se oriente ou até mesmo cobrar um valor maior e fazer a postagem por conta própria.

2. Ofereça valor ao cliente

Para que seus clientes enxerguem como seu trabalho é valioso para o negócio deles, é essencial saber agregar valor. Existem muitas maneiras de mostrar como os seus serviços são indispensáveis, como:

  • Mostrar os resultados obtidos ao longo do tempo;
  • Prestar um atendimento personalizado;
  • Investir em diferenciais que destaquem você no mercado.

Quando o cliente enxerga o valor do seu trabalho e reconhece o quanto ele é importante, você não só garante um cliente para o longo prazo, mas também terá mais liberdade para receber melhor pelos seus serviços.

3. Faça pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação funciona como um termômetro para que você entenda como o seu trabalho tem sido recebido pelo cliente. Ter esse controle é essencial para entender o que vai bem no seu atendimento e o que ainda precisa melhorar.

Ao fazer uma pesquisa de satisfação, você diminui as chances de criar uma má reputação no mercado e cresce de forma constante, além de demonstrar como o sucesso do cliente é importante para você.

Isso pode ser feito usando o WhatsApp, enviando um e-mail ou contando com ferramentas especializadas, como o Survio.

4. Entregue mais do que prometeu

Entregar apenas aquilo que o cliente contratou é coisa do passado. Além de cumprir suas obrigações, procure ir além do que prometeu e ofereça outros benefícios, como entregar o trabalho antes do prazo combinado ou fazer uma espécie de pós-venda e aparecer mesmo depois de o projeto ter finalizado.

No entanto, você precisa dosar o que será entregue além do combinado. Afinal, é importante que você valorize seu trabalho.

5. Ofereça um relacionamento de longo prazo

Você não precisa esperar seu cliente tomar a iniciativa de fechar um contrato com você, afinal, ele pode não enxergar o quanto isso será bom para o negócio dele. Por isso, você pode se posicionar e fazer uma oferta.

Lembre-se de apresentar todos os resultados que ele pode obter em longo prazo e como isso pode levar o negócio dele a outro patamar. No entanto, cuidado para não fazer essa proposta cedo demais. O ideal é construir todo um relacionamento e fortalecer a confiança, para só depois propor essa relação duradoura.

6. Encontre novas maneiras de fechar contratos

Você pode participar ativamente da sua busca por contratos recorrentes e isso tem total ligação com aquilo que falamos sobre se enxergar como uma empresa. Qualquer negócio precisa criar uma carteira de clientes e com o freelancer não é diferente.

Isso quer dizer que você pode ir além das plataformas para freelas e dos trabalhos realizados por meio de agências. Você pode abordar ativamente uma empresa, mostrar seu trabalho, explicar como ele pode ser importante para o crescimento de um negócio e como é essencial que ele ocorra de maneira recorrente.

Invista em profissionalismo, use sua reputação a seu favor, mostre os resultados que você já alcançou e veja seu negócio crescer ao longo do tempo.

Também é importante usar dados sobre a importância do seu trabalho para ganhar mais credibilidade e aumentar suas chances de fechar o contrato. Você pode apresentar fatos, como:

  • O valor economizado pelo cliente em um ano com a contratação freelancer;
  • A taxa de conversão que ele teve com o seu trabalho e uma previsão futura com a sua contratação;
  • Uma comparação entre os resultados de hoje e os resultados que podem ser alcançados com o fechamento de um contrato.

Criar um relacionamento com o cliente vai te ajudar não só a conseguir contratos recorrentes, mas também a participar de projetos que você ama. O mais importante dentro dessa estratégia é buscar o crescimento de ambos os lados e se apaixonar pelo desempenho dos seus parceiros por meio do seu trabalho. Quanto mais verdadeiras são suas intenções, mais sucesso você alcançará!

Se você tem sonhado com a carreira de freelancer, mas não sabe se essa é a melhor opção, faça o nosso quiz e descubra se você tem o perfil ideal para ingressar nesse novo estilo de vida!

carreira freelancerPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *