Marc Tawil - Colunista

10 regrinhas de etiqueta para você se manter profissional no LinkedIn

O LinkedIn, como qualquer outra rede social, deve ser considerado uma extensão da vida real. Portanto, só se destaca para o bem quem atua e acredita que todos devem sair ganhando.

Somos 45 milhões de usuários LinkedIn no Brasil, de um total superior a 500 milhões, espalhados por 200 países e territórios. Somam-se a esse exército quase 100 mil novos entrantes todos os meses, apenas nesse canto abaixo da Linha do Equador.

É de se esperar, portanto, que algumas práticas sejam perpetuadas como verdades absolutas a serem seguidas – quando, na verdade, agregam pouco valor à rede e, pior, depõem contra a imagem de quem as replica.

Elenquei regrinhas simples que passei a utilizar em meu dia a dia, e outras colhidas em pesquisa, de como se comportar de forma profissional na maior rede profissional do mundo. Você concorda?

1. Evite a tentação do “Spam de convite personalizado”. Primeiro, porque seu risco de errar é enorme. Eu já fui chamado de André, Ricardo, Rodolfo, Silvio… Segundo, porque fica nítido que você trata seu semelhante de forma genérica.

2. Ainda no primeiro contato, procure não se vender, vender seu produto ou serviço. Sabemos que cada oportunidade é uma oportunidade, mas além de ser zero efetivo, o cold call só prejudica a sua reputação.

3. Inclua apenas informações verdadeiras em seu perfil. Parece loucura, porém, há quem acredite que, citando empresas onde nunca trabalhou ou conhecimentos que não tem, conseguirá um espaço. Para isso, existe algo chamado “confirmação”.

4. Responda, sempre que possível, as mensagens que recebe. Não existe nada mais grosseiro do que ser ignorado, quando se teve boa fé ao escrever. A conta é simples: quando te dão bom dia na rua, você também vira o rosto?

Confira algumas recomendações de leituras e conteúdos para desenvolvimento pessoal e de autoconhecimento! 🌱
Desenvolvimento pessoal: o guia completo para o sucesso
Criatividade: o que é e como se tornar mais criativo em 11 passos
Marketing Pessoal: o que é, sua importância e 14 dicas para o sucesso
Produtividade: 25 dicas de como ser mais produtivo no trabalho
Personal Branding: a importância de estabelecer sua marca pessoal
Teoria dos Traços de Personalidade: entenda o que significa!
Livros Online Grátis: as melhores opções para ler ou baixar de graça!

5. Jamais solicite uma recomendação a usuários com quem nunca trabalhou ou, pior, que nunca viu pela frente. Lembre-se que você pode estar referendando um mau profissional, que prejudicará você indiretamente lá na frente.

6. Ao fazer uma introdução entre usuários LinkedIn, procure acordar com ambas as partes. Fica um tanto desagradável ser incluído em uma conversa com alguém que não se tem aderência alguma ou te consome um tempo desnecessário.

7. Nunca utilize o LinkedIn para conversas pessoais com desconhecidos, para cometer assédio ou cantadas. Se isto ocorrer com você, seja mulher ou homem, repense se deve denunciar a conduta à administração e bloquear o(a) inconveniente.

8. Não aceite ofensas, ataquescalúnias, injúrias ou difamações. Seu nome é sua marca pessoal dentro e fora da rede. Use e abuse da tecla de bloqueio, denúncia do perfil e, dependendo do caso, a polícia. A Internet não é uma Terra sem Lei.

9. Evite a publicidade barata. Fazer crescer a sua rede inclui melhorar a plataforma como um todo e os relacionamentos também. Utilizar o LinkedIn para publicitar sem qualidade é pedir para empobrece-lo e, pior, empobrecer seu próprio perfil.

10. Ao entrar em um grupo, leia atentamente as regras e procure segui-las. Ao participar de discussões, poste conteúdos relevantes. Lembre-se de que estamos em uma rede e uma era conteudista e colaborativa.

LinkedIn, como outra rede social, deve ser considerado uma extensão da vida real. Portanto, só se destaca para o bem quem atua e acredita que todos devem sair ganhando. Educação, coerência, gentileza e excelência não são diferenciais. São o começo da história, a base de qualquer troca dentro e fora do ambiente virtual.

Obrigado por ler até aqui e bons contatos!

Nota do editor:
Para ganhar visibilidade e ter sucesso na maior rede profissional do mundo, confira o nosso Kit do Marketing Pessoal no LinkedIn e aprenda as melhores práticas de Produção de Conteúdo e configurações do seu perfil!

Kit do Marketing Pessoal no LinkedInPowered by Rock Convert