Por Caroline Abrantes

Analista de Comunidade na Rock Content.

Publicado em 24/09/2020. | Atualizado em 13/10/2020


Pergunte para a sua rede no LinkedIn quem te ajudaria a elaborar uma proposta de prestação de serviços freelancer e você descobrirá a diferença entre uma rede de contatos e uma comunidade.

A comparação com uma rede social não foi escolhida ao acaso, mas por ser comum a confusão entre os termos. Você conhece a diferença? Antes de falar especificamente da comunidade da Rock, gostaria de explorar um pouco essas definições.

Uma rede social tem características em comum com a comunidade, como a união em torno de um interesse em comum, a interação entre os membros, a existência de uma narrativa de conteúdo e o fato de que a plataforma é construída a partir do comportamento dos próprios usuários.

Entretanto, uma comunidade tem um lado humano que é único e insubstituível. Como um organismo vivo, ela se desenvolve não somente pelo comportamento dos usuários, mas pelo sentimento de pertencimento e cuidado que existe ali.

É por esse motivo que a Comunidade Rock Content é diferente da Rede de Talentos — e neste artigo você vai entender como cada uma funciona.

A Comunidade Rock Content é um espaço online, fechado e exclusivo, destinado aos freelancers que integram a Rede de Talentos da Rock

Mais que networking, é um espaço para pertencer. Na Comunidade, conhecemos uns aos outros, falamos de assuntos aleatórios e nos sentimos acolhidos pelos colegas de profissão.

Os membros também descobrem oportunidades de trabalho únicas na Rock e interagem com os analistas com os quais trabalham diariamente, com o time de comunidade e com o de sucesso do freelancer (explico cada um deles logo abaixo).

Para fazer parte da Comunidade Rock Content é simples: basta estar cadastrado na nossa Rede de Talentos.

Após concluir o onboarding do freelancer, você receberá um convite exclusivo para participar da Comunidade, e poderá optar, ou não, por se cadastrar.

Outro ponto importante é que a Comunidade é voltada para os profissionais que são ativos na empresa, ou seja, que entregam tarefas mensalmente na plataforma Rock Studio.

Por isso, de tempos em tempos, os membros que não estão mais ativos com a Rock são retirados do grupo.

Na prática, a diferença entre a Rede de Talentos e a Comunidade é a forma como as interações acontecem

A Rede de Talentos é composta por todo freelancer aprovado na Rock Content.

Rock Studio é a plataforma na qual a Rede de Talentos está conectada.

A Comunidade é composta por todo freelancer da Rede de Talentos no Brasil que optou por participar desse grupo fechado. Community Space é a plataforma na qual a Comunidade interage.

A missão da Comunidade é gerar oportunidades de crescimento para freelancers que trabalham com a Rock.

Isso acontece por meio das interações entre os membros e da programação de eventos e conteúdos.

Na prática, o Community Space é organizado por categorias de conteúdo e os assuntos são discutidos em forma de tópicos, publicados na categoria mais adequada ao tema. 

Entenda as categorias atuais:

  • Central da Comunidade — novidades sobre a Rock Content e notícias que impactam todos os membros do Space;
  • Vida de Freelancer — para trocar experiências de vida, de freelancer para freelancer;
  • Random — o lugar para falar de qualquer coisa que não seja trabalho. Memes, séries, piadas… Aqui, cabe tudo!
  • Sucesso Profissional — dicas sobre o mercado, clientes e conteúdos de crescimento profissional;
  • A vida em quarentena — criada no início da pandemia, reúne todos os tópicos que se relacionam à situação do coronavírus, organizando o conteúdo que pode ser útil para vocês;
  • Classificados — o próprio nome explica. É onde divulgamos oportunidades em projetos exclusivos da Rock Content e onde os freelancers divulgam seus serviços, compartilhando seus conhecimentos e experiências para conquistar novos trabalhos;
  • Dicas e dúvidas — reúne as dúvidas mais frequentes dos membros, catalogadas e respondidas, além de tutoriais criados de freelancer para freelancer;
  • Plataformas — para falar de tecnologia e dar feedback sobre plataformas da Rock, features ou bugs;
  • Treinamento e manuais — manuais e outros documentos informativos que vão ajudar você na sua produção de conteúdo.

Também acreditamos que o desenvolvimento profissional integra a saúde mental e a física, por isso os temas são desenvolvidos com os freelancers por meio da Comunidade.

Já a programação de eventos envolve:

  • eventos de desenvolvimento profissional, que são abertos para a rede de talentos — e às vezes para o público em geral;
  • eventos exclusivos da Comunidade, como os cafés virtuais e o 1º encontro global de freelancers Rock Content.

Todas as ações dos membros no Community Space geram selos de reconhecimento que aparecem no perfil deles dentro da Comunidade. Dessa forma, os membros:

  • começam como Rock Starter;
  • participando da Comunidade, se tornam Rock Prodigy;
  • visitando e interagindo com recorrência e consistência, se tornam Rock Master.

Comunidades cuidam, redes conectam

Esse foi o título de um e-mail enviado para a Rede de Talentos que descrevia a diferença entre as interações de cada grupo, um marco no entendimento de como todos os membros são responsáveis pela saúde da Comunidade.

Os principais desafios da Comunidade são:

  • manter o ambiente harmônico e seguro por meio das regras da comunidade e da moderação;
  • gerar valor para os membros por meio de conteúdos e da programação de eventos;
  • desenvolver o senso de pertencimento por meio da conexão entre os membros e de pesquisas recorrentes.

Outra diferença para a Rede de Talentos é que, na Comunidade, os membros são donos do espaço e contribuem com a prosperidade do grupo. Assim, é responsabilidade de todos os membros:

  • facilitar as conexões, sendo receptivos e respeitosos;
  • organizar as informações, entendendo as categorias e identificando conteúdos similares antes de criar um tópico;
  • gerar conteúdo relevante, pensando no benefício para o coletivo;
  • ajudar uns aos outros.

Cuidar da Comunidade é uma responsabilidade compartilhada.

Embaixadores da Comunidade Rock Content

Em julho de 2019, foi criado o primeiro programa de embaixadores da Comunidade. 15 membros foram selecionados para ajudar a fomentar os valores da Rock na Comunidade e ajudar o Time de Comunidade a manter os membros engajados.

O programa está sendo reformulado e, em breve, será relançado com melhorias sugeridas pelos embaixadores e pela própria Comunidade.

O programa é uma forma de a Rock retribuir o carinho e a parceria daqueles membros que apoiam a empresa, sendo fatores imprescindíveis para participar:

  • ser um exemplo da nossa cultura;
  • atuar como parceira(o);
  • importar-se com a Comunidade.

Time de Marketing de Comunidade 

Dentro do time de Talent Network, que gerencia todos os processos e o relacionamento com a base de freelancers, existem outros dois times:

  • Talent Success — responsável pela avaliação das candidaturas, pelo onboarding de profissionais recém-aprovados e pelo desenvolvimento técnico dos freelancers na rede de talentos. Os rockers que integram esse time são os analistas de sucesso do freelancer;
  • Community Marketing — responsável pelo funil do Inbound Marketing para freelancers e pelo desenvolvimento da comunidade Rock Content.

Os rockers que integram esse time são:

Faça parte

Agora que você sabe como diferenciar a Rede de Talentos da Comunidade, solicite a sua participação!

Se você chegou até aqui e já é um freelancer da Rede de Talentos, solicite o seu convite para participar da Comunidade. E se você ainda não é um freelancer da Rede de Talentos, comece o seu processo!

Powered by Rock Convert

Ficou alguma dúvida? Acesse a Knowledge Base da Rock Content e descubra todas as respostas!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *