Por Matheus Pereira

Analista de Planejamento na Rock Content.

Publicado em 01/05/2017. | Atualizado em 19/05/2020


Você quer redigir um conteúdo épico? Comece pelo rascunho!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Na época do ensino médio, é bem provável que a sua professora de português destacasse a importância de um bom rascunho para ter sucesso nas redações. Pode parecer que, com o avanço da tecnologia e a mudança de escrita para o conteúdo na internet, ele perdeu seu valor, mas essa prática ainda é fundamental.

Se você não aprendeu naquela época como fazer um rascunho, relaxe! Neste artigo, separamos diversas orientações para ajudá-lo nesta importante etapa. Continue lendo e confira!

Por que o rascunho é importante?

Escrevemos a todo o momento. Porém, mesmo com bastante prática ainda é possível produzir conteúdos com pequenos erros de coerência e coesão, ou até mesmo de gramática e ortografia. Em alguns momentos, eles são fatais e podem, inclusive, alterar o sentido de um determinado trecho.

Por isso, em todo processo de construção textual é necessário organizar as ideias, o que é feito por meio do rascunho. Tendo atenção a esse processo, o autor do texto consegue identificar problemas no artigo e melhorar ainda mais a qualidade do seu trabalho.

Como fazer um rascunho?

Engana-se quem pensa que é complicado criar um rascunho. Para se ter uma ideia, há, inclusive, técnicas para desenvolvê-lo. Veja a seguir por onde começar;

Observe a pauta com atenção

A pauta serve como um guia para o seu texto. Nela estão todas as informações de que você precisa para produzir um artigo. Começar o rascunho apenas com a ideia do título é um grande erro; afinal, para cada produção há uma palavra-chave, uma linguagem e uma persona diferentes.

Um bom redator web entende que ler a pauta não é “só mais uma obrigação”, mas sim uma parte fundamental da produção do conteúdo. Ela ajuda a montar um material com coerência e coesão e a deixar o seu rascunho mais completo e organizado.

Leia as referências

Antes de produzir uma pauta, o nosso time da Rock Content busca as melhores referências textuais para ajudá-lo na construção do seu artigo. A intenção é que você tenha um conhecimento prévio para produzir conteúdos ricos, com informações e dados relevantes.

Leia atentamente cada artigo ou reportagem selecionados pela nossa equipe. Assim, você estará mais atualizado sobre o assunto e poderá separar com mais cuidado as informações da introdução, desenvolvimento e conclusão.

Liste os pontos mais importantes

Depois de compreender a proposta da pauta, uma boa ideia é anotar, em forma de listas, as ideias que forem surgindo sobre aquele assunto. Nesta etapa, não se preocupe em relacionar uma opinião à outra. Apenas tome nota de tudo o que vier à mente para não esquecer dos pontos principais.

Vale se lembrar daquele filme que você assistiu ou do livro que você leu. Talvez as ideias dessas obras possam servir como fonte de inspiração para criar uma introdução impecável para prender o seu leitor.

Analise as informações

Agora, leia tudo que você anotou. Se você reuniu poucos dados, faça uma relação de sentido entre eles para determinar o objetivo do seu artigo. Caso tenha agrupado muitas informações, escolha o foco do seu conteúdo e vá eliminando as ideais que não se relacionam a ele.

Depois, faça uma nova lista. Separe somente as ideais que te ajudarão a alcançar o seu objetivo. Evite escrever frases apenas para completar o número de caracteres exigido pela tarefa. Assim como você, seu revisor domina a arte da escrita e logo perceberá se aquela informação terá validade para o texto ou não.

Defina o formato do texto

Nesta etapa, você deverá decidir como será o início, o meio e o fim do seu artigo. Reúna as suas ideias em cada parte do texto. Uma estratégia interessante é utilizar a técnica AEIOU. Em um primeiro momento, este acrônimo pode não fazer muito sentido, mas ele foi pensado justamente para que você o decore com mais facilidade. Ele é divido da seguinte forma:

  • A: são os argumentos que você pretende incluir em seu artigo;
  • E: esta vogal se refere às explicações. É tudo aquilo que dá embasamento para as opiniões que você reuniu;
  • I: são as intenções. Faça uma reflexão e pergunte para si mesmo: o que eu pretendo com esse conteúdo que estou escrevendo?
  • O: são os objetivos, ou seja, o que o seu leitor aprenderá com aquele texto que você acabou de ler.

É importante ressaltar que você deve deixar claro desde o começo do artigo qual é o seu propósito, pois essa ideia precisa seguir uma lógica até o final do conteúdo.

Depois de saber quais são os principais conceitos, é hora de colocar a mão na massa. O seu empenho determinará o significado da vogal “U”. Ela pode ser de felicidade, como é o caso de “Uhul!”, ou de tristeza, como ocorre com o “urgh”.

Independentemente do seu resultado final, não fique desanimado nem se empolgue demais. Para alcançar o rascunho perfeito é necessário muita dedicação e treino.

Por isso, comece o seu planejamento o quanto antes. Caso contrário, você entregará o conteúdo com atrasos e certamente a sua reputação como profissional freelancer ficará prejudicada.

Use a escaneabilidade

Ao criar um rascunho, tente desenvolver o conteúdo de acordo com os princípios da escaneabilidade. Com essa técnica, você consegue melhores resultados para os seus textos.

Esqueça aquele formato em que a introdução, o desenvolvimento e a conclusão do seu conteúdo tinham no máximo 2 parágrafos. Na web, é possível destrinchá-los, separando as ideias no padrão de leitura em F; em bullet points, itálico e negrito; com link building e parágrafos curtos.

Revise, revise e revise

Não é por que você está escrevendo um rascunho que o excesso de erros da língua portuguesa está liberado. Tenha bastante cuidado quando passar tudo a limpo, pois alguns descuidos podem acabar passando batidos.

Agora que você já sabe como fazer um rascunho matador para produzir ótimos textos, é hora de colocar a mão na massa. Afinal, a prática faz a perfeição, não é mesmo? Cadastre-se em nossa plataforma e aplique tudo o que você aprendeu aqui com as tarefas que temos disponíveis diariamente para você!

Posts populares com esse assunto