Veja como a qualificação contínua pode te manter atraente para o mercado de trabalho

Veja como a qualificação contínua pode te manter atraente para o mercado de trabalho

Conheça o conceito de qualificação continuada, o motivo por que você deve adotá-la como um ideal e um objetivo contínuo e entenda como vai disparar na frente da concorrência com isso!

Vivemos em uma época de constante transformação e mudanças. A chegada do mundo digital fez com que todos os processos fossem acelerados e ganhassem muita rapidez. Isso inclui o mercado de trabalho, que hoje precisa de profissionais mais dinâmicos e preparados para acompanhar esse ritmo frenético.

Atualmente, não basta mais fazer o Enem, entrar em uma universidade de qualidade, se formar e nunca mais voltar a estudar. O profissional que quiser se manter atraente para o mercado de trabalho precisa focar em educação continuada.

Sabe do que se trata esse termo? Se não for algo familiar para você, fique com a gente que iremos explicar tudo sobre a qualificação contínua e como ela pode trabalhar a seu favor para a evolução profissional. Vamos lá?

O que é educação continuada

A educação continuada é algo essencial no mercado de trabalho atual. Trata-se do constante aperfeiçoamento, seja ele profissional, pessoal e até mesmo emocional. É o profissional que se mantém atualizado sobre as novas tendências da sua área e recicla seu conhecimento frequentemente.

Esse tipo de postura deve ser adotada por profissionais que estão fora do mercado e, principalmente, por aqueles que já estão empregados. Isso faz com que o seu alto valor seja mantido, aumentando as chances da manutenção da sua posição dentro da empresa em que trabalha.

Vantagens do estudo constante

Os ganhos para o profissional que segue estudando, mesmo depois de já estar formado em algum curso de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, são significativos para o desenvolvimento de sua carreira.

  • Currículo constantemente atualizado e enriquecido
  • Conhecimento sobre as novidades do mercado
  • Networking com outras pessoas da área
  • Valorização da sua posição dentro da empresa
  • Autoconfiança elevada

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o diferencial apresentado no currículo pode ser o que irá garantir a sua empregabilidade e também manter o seu currículo atraente para novas e melhores oportunidades.

Freela Talks

Planejamento de carreira

Tão importante quanto manter a atualização do currículo em dia, é planejar cada um dos passos que serão tomados para garantir os resultados que você espera da sua carreira e certificar de que você está fazendo a sua parte.

Por isso, é importante estabelecer metas para diferentes momentos da carreira. Essas metas irão ajudar você a manter o foco para avançar profissionalmente e realizar as ações que serão necessárias no dia a dia.

Pode parecer desafiador, e realmente é. Mas, para conquistar grandes objetivos, é preciso correr atrás, não é mesmo? Então, você pode quebrar as suas grandes metas em metas menores, que possam ser alcançadas mais rapidamente. Isso irá ajudar a manter a sua empolgação.

Passo a passo da educação continuada

A educação continuada pode ser feita de diversas maneiras, com a participação em cursos, eventos, workshops, fóruns e outras ações que tenham relação com a sua área de atuação ou com alguma outra habilidade, seja ela prática ou emocional, para realizar as atividades que você precisa.

Cursar uma segunda graduação pode ser considerado educação continuada? Se for bacharelado, sim, porque mesmo que não seja um curso completamente voltado para a sua área de atuação, trata-se de uma grade generalista, que pode agregar novos valores ao seu currículo.

As principais formas de garantir a qualificação constante são:

  • Participação em cursos livres
  • Participação em eventos relacionados a sua área
  • Participação em fóruns e workshops
  • Realização de uma segunda graduação
  • Leitura de livros especializados
  • Leitura de blogs

roda da vida

O papel da empresa na evolução do funcionário

Essa evolução do trabalhador, sua atualização e constante aprimoramento das habilidades necessárias para o dia a dia também é de grande interesse da empresa em que ele trabalha. Por isso, há muitas companhias que possuem um programa de apoio a treinamentos, custeando integralmente a realização de cursos ou parte dele.

Para se manter competitiva no mercado de trabalho, a empresa também precisa investir em diferenciais para atrair os melhores talentos e também conseguir reter os que já fazem parte do time interno. Essa política de treinamento constante ajuda muito.

Em algumas empresas, é possível encontrar treinamentos feitos pelos próprios funcionários. Quando um time é formado por especialistas em determinado assunto, eles compartilham esse conhecimento com outras áreas, fazendo com que mais pessoas aprendam essas habilidades.

Treinamentos gratuitos

Em um mundo cada vez mais digital, é muito fácil encontrar cursos online das mais variadas áreas, totalmente gratuitos. Muitas empresas que prestam determinado serviço e são especializadas nesse tema, acabam compartilhando os conhecimentos básicos da área.

Muitas vezes, elas também oferecem cursos mais aprofundados, que costumam ser pagos, para quem estiver interessado em mais detalhes sobre a área. Portanto, é questão de interesse do trabalhador buscar novos conhecimentos, cada vez mais disponíveis.

Nota do editor:
Aproveite para conhecer o maior curso online gratuito da história da Produção de Conteúdo brasileira: a Imersão Freelancer. Serão 12 videoaulas cobrindo absolutamente tudo o que você precisa saber! Faça agora a sua inscrição e garanta a sua vaga. 😉

Imersão Freelancer