Por Redator Rock Content

um dos freelancers da Comunidade. Seja também um redator!

Publicado em 12/01/2015. | Atualizado em 16/06/2017


Muito mais do que apenas apresentar e simplificar um conteúdo para o internauta, o redator web deve prezar pela qualidade ao escrever para um blog ou site. Mas, quem vive do trabalho freelancer pode começar a pensar “quantidade ou qualidade: como eu vou conseguir organizar melhor as minhas finanças?” É por isso que estamos postando este […]

Muito mais do que apenas apresentar e simplificar um conteúdo para o internauta, o redator web deve prezar pela qualidade ao escrever para um blog ou site. Mas, quem vive do trabalho freelancer pode começar a pensar “quantidade ou qualidade: como eu vou conseguir organizar melhor as minhas finanças?”

É por isso que estamos postando este texto hoje. Vamos te ajudar a entender como balancear a sua produção, sempre se atentando para o equilíbrio entre a quantidade de textos produzidos e a qualidade de cada um deles individualmente. Confira!

Não automatize a sua escrita

Um dos piores erros que um redator freelancer pode cometer é escrever por horas e horas seguidas. Lembre-se que escrever por mais que seja no conforto da sua casa, é um trabalho. E você precisa de um intervalo de descanso, de uma pausa para o café, de dormir bem e descansar os olhos.

O trabalho contínuo gera o automatismo, ficando muito mais difícil identificar erros simples, como palavras repetidas e a falta de pontuação.

Estude o briefing do cliente

Um redator que preza pela qualidade dos seus textos é detalhista e muitas das vezes pode até ser chamado de chato. Não se importe com os comentários, busque um texto perfeito.

Mas para alcançar a perfeição sem cometer nenhum deslize, tenha em mente o que o cliente está pedindo. Afinal de contas ele te contratou com algum objetivo. Qual é a ideia final da pauta? Informar? Entreter? Educar? Gerar leads? Quem é o seu público-alvo? Faça um “esqueleto”, monte um roteiro.

Concentração pode ser tudo

Não disperse, a não ser que você consiga ter uma atenção difusa. Assistir TV, olhar para o celular, brincar com o cachorro, ou qualquer outra atividade feita enquanto escreve pode fazer com que você perca o fim da meada ou que aquela ideia genial se perca em meio a tantas atividades.

Nunca deixe para a última hora

Antes de qualquer coisa, se organize. Faça a tarefa com antecedência, de modo que sobre tempo para revisá-la. Dificilmente um trabalho realizado na correria será executado com qualidade. A pressa é inimiga da perfeição. Portanto, faça o tempo trabalhar a seu favor, e não contra.

Quanto tempo você demora para executar cada tarefa?

Você já parou para pensar como é importante cronometrar o seu trabalho?

Faça uma planilha, acompanhe quanto tempo leva para realizar cada atividade. A ideia agora não é correr, mas sim medir a sua produtividade ao longo de um dia de trabalho.

Vai por mim, está métrica pode ajudá-lo até a realizar o seu orçamento financeiro. Pois se você não conhece a sua capacidade produtiva, como saberá o que pode ou não projetar financeiramente dentro de um mês? Pense nisto!

Evite o excesso de trabalho

Recusar uma tarefa é melhor do que realizar um trabalho mal feito. No início da carreira praticamente todos os redatores enchem os olhos com o volume de trabalho, sendo que a intenção inicial, é ganhar o máximo possível. Errado. Ganhe primeiro visibilidade, reconhecimento, proximidade, elogios.

Se o seu trabalho for bem feito, não será necessário correr atrás de pautas, pois a sua mão de obra será sempre requisitada. A velha e boa regra vale para todas as profissões. O bom profissional nunca fica sem trabalho.

Portanto, seja honesto, exponha a situação caso no momento não consiga pegar mais trabalho. É melhor agir desta forma demonstrando transparência do que entrar em desespero com o acúmulo de trabalho.

Separe um tempo para aprimorar o seu conhecimento

Dentro das suas atividades diárias de trabalho como freelancer, é de extrema importância separar uma parte do dia para ver o que está acontecendo fora do seu mundo. Assista um telejornal, leia um livro, procure fazer cursos que possam aprimorar a sua rotina de redator (através da internet é possível realizar vários cursos online, como curso de redação web gratuito do blog da Comunidade Rock Content que te ajuda a se tornar um redator web melhor), converse com outros redatores. A troca de experiências também pode ser um contato enriquecedor.

Não tente assoviar e chupar cana

E claro, por último e não menos importante: evite escrever sobre assuntos para o qual você de fato já percebeu que não domina. Devido a sua formação talvez você desenvolva ideias sobre um determinado tema e no seguinte assunto o processo começa a ser um pouco moroso.

Isso acontece porque ninguém na face da terra consegue dominar com excelência todas as profissões. Não se sinta mal ao se deparar com um determinado assunto no qual não consiga escrever uma linha se quer. Liste as suas especialidades e procure escrever brilhantemente sobre elas.

Agora é a hora de seguir as nossas dicas, rever o seu método de trabalho e se adequar ao padrão esperado! Conte-nos qual é o seu segredo para manter a qualidade dos textos, arrancando elogios? Continue de olho no blog e até a próxima!

redator-freelancer

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *