Por Anelise Margotti

Mãe, mulher, amiga, dona de casa, empreendedora estudante, curiosa incansável e freelancer com orgulho.

Publicado em 01/02/2021. | Atualizado em 27/01/2021


Com a digitalização das empresas e a elevação das redes sociais como o canal mais eficiente de contato com o público, o profissional formado em propaganda e publicidade ganhou mais evidência e se tornou peça-chave para o sucesso de negócios online.

O marketing, a publicidade e propaganda caminham de mãos dadas para aumentar a visibilidade e relevância de pessoas e empresas, seja na Internet, seja em canais tradicionais, como o rádio e a TV. Entretanto, para que os esforços de divulgação se transformem em conversões, é preciso um planejamento cuidadoso, estratégias eficientes e a aplicação de boas práticas.

Algumas características como a capacidade de se relacionar, a comunicabilidade, a criatividade e a organização definem um profissional de propaganda e publicidade de sucesso. Além disso, o publicitário, como esse especialista é chamado, pode trabalhar em empresas privadas, campanhas políticas, agências, como assessor de imprensa, freelancer ou empreendedor.

Neste artigo, falamos um pouco mais sobre essa profissão comemorada no dia 1º de fevereiro, como uma forma de homenagear as pessoas que investem nessa carreira com tanto potencial. Veja a seguir:

  •  O que se aprende em propaganda e publicidade?
  • Como é o trabalho do publicitário?
  • Um publicitário pode trabalhar como freelancer?
  • Como se profissionalizar nessa carreira?

 O que se aprende em propaganda e publicidade?

Ao final do curso superior em publicidade e propaganda, após cerca de 4 anos, o estudante estará habilitado como bacharel e devidamente capacitado para atuar como publicitário e comunicador.

Por esse motivo, o perfil do profissional que atua nesse segmento contempla características e habilidades como senso crítico, criatividade, dinamismo, proatividade, comunicabilidade e comprometimento com resultados, principalmente porque a rotina do trabalho baseia-se na análise profunda de indicadores de desempenho, relevância e engajamento.

Para isso, é imprescindível que o publicitário mantenha um bom relacionamento interpessoal e networking, trabalhe com extrema organização e tenha uma rotina pautada no planejamento, porém sem perder a capacidade de resolução de problemas e de lidar com demandas urgentes.

Além disso, é necessário o conhecimento de ferramentas que ajudam na automação do workflow, análise do mercado e de resultados. Saber trabalhar com plataformas de anúncios digitais e mídias sociais também é uma habilidade essencial.

A grade curricular do curso é composta principalmente por disciplinas de Língua Portuguesa, que objetiva a capacitação do aluno para a produção textual, a fim de criar artigos publicitários gramaticalmente corretos, adequados à persona, no formato ideal para os canais em que eles serão veiculados e com aspectos atrativos para captar definitivamente a atenção do público.

Também é importante ter noções básicas de design e fotografia, para a edição de conteúdos audiovisuais e produção gráfica. De forma mais abrangente, o aluno ainda aprende ciências políticas, arte, antropologia, filosofia, economia, ética, legislação publicitária, estratégias de venda, planejamento de mídia e de marketing.

Ao final do curso o aluno apresenta um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre um tema pelo qual ele melhor se identifique.

Como é o trabalho do publicitário?

O publicitário elabora estratégias de comunicação e de branding com o objetivo de fortalecer a imagem de uma empresa ou pessoa, comunicar suas ideias, produtos ou serviços. Por isso, o profissional cria logotipos, define as características de uma plataforma de marca, desenvolve campanhas publicitárias e toda a parte visual dos produtos que serão comercializados.

Criação de estratégias

O publicitário está apto a desenvolver estratégias mais eficientes de marketing e de vendas, fazer pesquisas de mercado, criar um planejamento estratégico, traçar o perfil de uma persona e de um público específico, para veicular sempre conteúdos e anúncios mais adequados e com bons resultados para quem investe em seus serviços.

Boas campanhas são idealizadas do início ao fim, desde a delimitação de objetivos até a real veiculação da ideia. O profissional formado em propaganda e publicidade é capaz de trabalhar em todas essas etapas, desde o primeiro atendimento ao cliente até a edição final e análise dos resultados e do impacto daquele conteúdo sobre o consumidor.

Definição de campanhas eleitorais

Além de campanhas publicitárias, esse profissional também trabalha em favor das campanhas eleitorais, por meio da definição de diretrizes informacionais e orçamentárias, mas, principalmente, para manter o alinhamento do candidato com os seus valores e a expectativa dos eleitores quanto ao seu trabalho na função.

Desenvolvimento e gestão de produtos

No desenvolvimento de produtos, o publicitário pode compor a equipe de ideação e desenho de embalagens, rótulos e materiais de divulgação. Além disso, o profissional pode determinar quais aspectos físicos são mais atraentes para o público a fim de garantir um bom volume de vendas.

Produção de conteúdo

Existe ainda, a função de produção de conteúdo, para a qual as habilidades dos publicitários são evidenciadas na criação de artigos, roteiros de vídeos ou jingles.

Como freelancer ele pode trabalhar em várias etapas do processo de criação de conteúdo, vender peças para sites ou blogs ou manter clientes fixos. O volume de tarefas estará condicionado a sua capacidade de divulgação do trabalho, seus diferenciais e a qualidade das entregas.

Guia Completo de Produção de ConteúdoPowered by Rock Convert

Gestão de pontos de contato com o público

A gestão de pontos de contato com o público também é uma excelente forma do publicitário atuar no mercado. Em plataformas de mídia social, por exemplo, o profissional gerencia publicações e a imagem da marca, sempre a partir da análise de métricas e resultados de venda.

O objetivo é divulgar a marca para as pessoas por meio dessas plataformas e estreitar o relacionamento entre público e a empresa com uma gestão de canais bem delimitada e eficiente. Por fim, é preciso delimitar quais serão esses canais e veículos de comunicação mais adequados para a persona e por meio dos quais vale a pena investir com a disponibilização de conteúdos.

Um publicitário pode trabalhar como freelancer?

O home office é uma das vantagens de ser publicitário. O mercado está cada vez mais dinâmico e digital e isso permite que as pessoas trabalhem de qualquer lugar e em vários projetos simultaneamente, principalmente porque é possível experimentar uma alta disponibilidade de acesso aos recursos e dados necessários para realização de tarefas e a tomada de decisão.

Por conta disso, como um freelancer, o publicitário consegue ter horários flexíveis e maior liberdade de criação, entretanto é preciso manter o comprometimento com as entregas e a plena ciência de que o seu rendimento estará condicionado à disposição e aos resultados apresentados.

Panorama geral segundo as estatísticas

Segundo a pesquisa Mercado Freelancer 2019: panorama completo do trabalho independente no Brasil, 21,7% dos profissionais escolheram ser freelancers para incrementar a sua renda, enquanto 18,1% anseiam pela flexibilidade desse modelo de trabalho.

É preciso considerar também que os resultados de um profissional que trabalha com essa flexibilidade estão atrelados à qualidade do ambiente de trabalho. Por isso é importante escolher lugares favoráveis para a sua concentração e, principalmente, para potencializar o seu processo criativo.

Ainda segundo a pesquisa sobre o mercado freelancer no Brasil, 14,83% dos respondentes são formados em publicidade e propaganda e 74,59% têm menos de 10 anos de carreira. Enquanto 75,41% captam clientes por indicação, outros preferem trabalhar exclusivamente para plataformas freelancers, como a própria Rock Content.

O publicitário freelancer pode exercer inúmeras funções no mercado, como planejamento, produção e revisão de conteúdo, criação de peças de design, vídeos personalizados, infográficos, stories animados, roteiros de vídeo, edição audiovisual, adição de conteúdo visual e design de redes sociais, por exemplo.

Se esse é o seu objetivo, não negligencie a divulgação das suas habilidades e competências em canais próprios para construir uma marca ou imagem profissional. Dessa forma, em longo prazo você também pode empreender e conquistar uma boa parcela do mercado, por meio da abertura de uma agência de publicidade, por exemplo.

Como se profissionalizar nessa carreira?

Tanto para quem vai trabalhar como freelancer quanto para quem vai empreender, é necessário criar um planejamento estratégico com base nos seus objetivos. Destacamos algumas dicas para que você se torne um profissional de propaganda e publicidade bem-sucedido. Veja a seguir.

Powered by Rock Convert

Tenha um ambiente de trabalho propício

Um aspecto importante que ressaltamos anteriormente é ter um ambiente propício para o fluxo de ideias. Com toda a flexibilidade do home office, você também pode variar o seu local de trabalho, caso você se sinta bem em frequentar espaços públicos, cafés ou coworkings, por exemplo. Além de privilegiar o seu brainstorming, você ainda pode manter o networking!

Defina um nicho de mercado e crie uma persona

Quando você estabelece um público específico para se comunicar, oferecer conteúdos, produtos ou serviços, consegue adequar as ofertas exatamente para as principais demandas mapeadas. Na graduação de propaganda e publicidade certamente você aprendeu sobre a importância da persona e como criar esse perfil semi-fictício do seu público para que os seus esforços tenham melhores resultados.

Portanto, coloque esses aprendizados em prática em favor de um negócio próprio os projetos. Assim as suas entregas ficarão adequadas e os seus clientes mais satisfeitos.

Planeje-se e tenha um controle financeiro

O planejamento é essencial em qualquer projeto, mas o trabalho freelancer restringe em partes um bom controle financeiro em função da falta de previsibilidade. Apesar disso, você pode priorizar um controle financeiro mais rígido para minimizar as incertezas.

A sua renda pode ser variável, mas você sabe exatamente a sua capacidade de produção. Então, planeje as suas contas conforme a sua produtividade, tenha uma reserva de emergência para quando você precisar se ausentar e invista em aprendizados e atualizações constantes.

Gerencie o seu tempo

Assim como o controle financeiro, a gestão do tempo é um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer publicitário. Jamais assuma projetos que você não pode entregar para não prejudicar a sua credibilidade. A falta de comprometimento mina a satisfação dos seus clientes e a sua imagem no mercado. Escolha uma boa ferramenta de gestão de tempo e avalie o seu desempenho constantemente.

Especialize-se em uma área

Escolher uma área em que você se identifica mais é o primeiro passo para se tornar um freelancer e profissional de sucesso. Logicamente você precisará compreender a dinâmica de várias formas de trabalho e conceitos, mas é importante que você se dedique ao que realmente gosta. Esse também pode ser o seu grande diferencial em um mercado de alta competitividade.

Crie o seu portfólio

O portfólio é a melhor forma de comprovar a sua capacidade no trabalho e a as habilidades que você desenvolveu ao longo da carreira. A seleção pode ser criada a partir de em um site ou por meio de ferramentas específicas. Considere a escolha dos seus melhores projetos e divulgue a sua aptidão.

Tenha um perfil no Linkedin

O LinkedIn é uma plataforma com grande foco no networking. Apesar de ser uma rede social, o ambiente é extremamente profissional e uma excelente ferramenta para divulgar o seu trabalho. Atualize constantemente as suas informações, interaja com as suas conexões, publique conteúdos que reforcem a sua autoridade e tragam valor para o segmento em que atua e informe meios de contato para que o seu público consiga se comunicar facilmente com você.

Defina os preços para a contratação do seus serviços

Você precisa cobrar pelos serviços que presta com um certo padrão, logicamente respeitando as especificidades de alguns projetos, que podem demandar novas habilidades, maior critério para o desenvolvimento, mais tempo ou esforços de pesquisa, por exemplo.

Logo, defina valores e condições de pagamento com clareza e objetividade no contrato. Além disso, essas informações precisam ser discutidas antes que o trabalho seja iniciado.

Tenha um CNPJ

Essa é uma dica importante porque muitas empresas exigem nota fiscal de prestação de serviços. Você pode ser um MEI (Microempreendedor Individual) para reduzir os custos com encargos e impostos. Além disso, com o MEI você recolhe a contribuição previdenciária e pode garantir acesso a benefícios como licença médica e maternidade.

Além de conferir mais segurança e tranquilidade para você, isso demonstra maior profissionalismo e pode ser um grande diferencial no momento da escolha do melhor profissional.

A propaganda e publicidade é uma área muito ampla de atuação, entretanto ela exige dedicação do profissional, atualização constante e interesse por novos aprendizados.

Agora que você já sabe quais os principais aspectos dessa carreira, que tal integrar a nossa base de talentos e começar agora mesma a se profissionalizar?

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *