Por Lucas Amaral

Publicado em 22/12/2017. | Atualizado em 09/01/2019


O mercado, hoje, exige um profissional dinâmico e atualizado, por isso, é cada vez mais comum que existam profissionais com mais de uma atuação. Confira por que você deve investir na carreira de redator para enriquecer o seu currículo (e aumentar sua renda!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Um profissional de mídias sociais está habituado a lidar com o ambiente digital, pesquisar muito e manter uma árdua rotina de trabalho. Além disso, dialoga com clientes e parceiros, se desenrola para entregar tudo no prazo e observa os resultados de perto.

Mas você já pensou que esse campo de conhecimento pode ser expandido? Sim, essa pode ser uma grande janela! Um social media e um redator web possuem mais similaridades do que muitos imaginam. E elas vão muito além do fato de ambas as atividades estarem inseridas na internet.

Apesar disso, ainda existem aqueles que têm receio de migrar. Se esse é o seu caso, acompanhe nosso post a seguir. Certamente, ele trará algumas dicas ótimas e mostrará por que um profissional de mídias sociais deve se tornar um redator.

Um profissional de mídias sociais deve se arriscar como redator freelancer?

Tá legal, vamos pular a parte motivacional do negócio. Você já está cansado de saber que se arriscar faz parte do cotidiano de quem trabalha com marketing e iniciativas podem trazer benefícios incalculáveis, não é mesmo?

Porém, é normal surgirem algumas dúvidas. “Será que eu posso?”; “Estou realmente preparado?”; “E se eu não conseguir?”. A insegurança de passar por caminhos inexplorados é normal em qualquer carreira.

Mas a verdade é que, como profissional de mídias sociais, você já percorreu uma parte da jornada. A seguir, daremos alguns argumentos que comprovam que você está preparado para dar o próximo passo na sua carreira. Isso pode não apenas gerar uma renda extra, como também trazer à tona habilidades desconhecidas e, quem sabe, um vislumbre de uma nova profissão.

Você entende as principais técnicas de copywriting

Um profissional de mídias sociais está acostumado a aplicar técnicas de copywriting. Afinal, são muitos os posts desenvolvidos regularmente. É possível, inclusive, que você tenha se arriscado a criar alguns anúncios no Facebook Ads ou Twitter Ads.

Portanto, não tenha medo. Embora as redações sejam tarefas mais longas, o conceito é o mesmo. Você terá que trabalhar com a limitação de caracteres, boa utilização da linguagem, ortografia, além de desenvolver algumas calls to action memoráveis.

Você domina uma área de conhecimento muito valorizada

Este é um tópico relacionado a um assunto de grande interesse: a demanda. As mídias sociais são o grande filão das estratégias digitais da atualidade. Mas isso você já sabe, certo?

O que pode ser uma novidade é que há uma grande demanda por parte de agências para redação de textos que adentrem o mundo das redes sociais. Dificilmente, você ficará sem trabalho, já que o público tem sede de conhecimento na área.

Você conhece os aspectos de humanização das marcas

Trabalhando como social media, é fácil perceber que as marcas estão cada dia mais humanizadas. Ou seja, a conversação entre empresa e cliente torna-se um processo pessoal, íntimo e personalizado.

Não é diferente na redação web. A escrita de textos mais longos também exige uma definição de persona e adequação de linguagem. Sendo assim, com alguns estudos, a adaptação é facilitada.

Você sabe contar histórias

Sabe aqueles posts sequenciais planejados no Facebook? E que tal as fotos dos últimos eventos da empresa no Instagram? Ou, quem sabe, os cases de sucesso postados no YouTube?

Você pode não saber, mas está contando histórias. E o storytelling é um dos elementos mais valorizados em uma redação para internet.

Você compreende a audiência

No ambiente digital, toda experiência é válida. Você não jogará no lixo todo o conhecimento adquirido ao longo da sua jornada (até porque você não precisa deixar de exercer sua profissão para ingressar em outra).

Em vez disso, tire vantagem da sua vivência. Você conhece bem o seu nicho, e essa percepção pode ser aproveitada para desenvolver outros formatos de conteúdo.

Você analisa métricas regularmente

Melhores dias e horários para postagens, taxa de conversão, compartilhamentos, likes, comentários, cliques no link, engajamento, visualizações, alcance…

Você sabia que grande parte dessas métricas também são utilizadas em blog posts? Pois é, elas também são muito relevantes quando tratamos desse formato de conteúdo. Ou seja, é muito mais fácil para um profissional de mídias sociais se adaptar à análise de métricas do que alguém que começou do zero.

Você planeja muito bem

O seu calendário editorial é a sua programação. Cada post foi estudado, planejado e desenvolvido com muito cuidado, alinhando os objetivos do negócio com a estratégia nas redes sociais.

Esse mesmo processo pode ocorrer com um redator freelancer. Há algumas diferenças, como a utilização de palavras-chave e formatação, mas até mesmo a adição de links e escolha de imagens está totalmente relacionada à produção de conteúdo textual.

Você está acostumado a trabalhar sob pressão

“Até que dia você consegue me entregar o job?”. Você provavelmente já ouviu essa frase repetidas vezes. Pois é, assim como no seu trabalho atual, um redator freelancer também possui deadlines.

Se você está habituado a entregar os serviços em tempo recorde, certamente terá facilidade para fazê-lo em sua nova área de conhecimento. Afinal, já estabeleceu uma rotina e pode lidar com esse tipo de situação sem muitos problemas.

Você tem o conhecimento necessário para divulgar o seu próprio trabalho

Agora, que tal utilizar o que você aprendeu para divulgar o próprio trabalho? Essa não é uma exclusividade do profissional de mídias sociais, mas de todos aqueles que trabalham com marketing digital.

Utilizar o conhecimento para objetivos pessoais é um ótimo meio de angariar clientes, e com certeza um profissional multitarefas levará vantagem sobre os demais. Ser uma agência individual é praticamente mostrar ao mundo que você é completo.

Quais as vantagens de um profissional de mídias sociais se tornar um redator freelancer?

Agora você já está certo de que é plenamente capaz de escrever para a web, certo? Mas, se ainda questiona o porquê de expandir sua área de atuação, a seguir listamos uma série de motivos pelos quais isso trará benefícios para a sua carreira. Vamos lá?

Oportunidades de negócios

Aqui não há muito mistério. Oferecendo uma gama maior de serviços, certamente você conseguirá atrair mais clientes.

É sabido que nem sempre é fácil conseguir novos parceiros, mas essa ampliação, certamente, trará um leque de oportunidades inéditas.

Dinamismo no trabalho

Coloque-se no lugar do cliente. Suponhamos que ele precise de serviços de redes sociais, blog, e-mail marketing e links patrocinados. Sendo assim, ele teria que contratar um profissional para realizar cada tipo de serviço. Um tanto quanto trabalhoso, concorda?

A centralização de todos eles certamente é uma grande vantagem. Um profissional dinâmico é tudo que um contratante quer. Por isso, quando uma única pessoa pode fornecê-los, é considerado diferenciado dentro do mercado de marketing digital.

Um novo leque de conhecimento

Conhecimento nunca é demais. E tornar-se um redator freelancer é uma ótima maneira de trabalhar e estudar ao mesmo tempo, ampliando as suas habilidades não apenas no  marketing digital, mas em diversos setores (dependendo das categorias para as quais você escreve).

Vamos supor que você se dedique, a princípio, à redação de textos sobre marketing digital. Será possível ampliar a sua percepção sobre diversos elementos que compõem essa estratégia, como a experiência do usuário, mobile e vídeo marketing, por exemplo.

Além disso, pode-se aprende a criar uma grande quantidade de formatos, como ebooks, apresentações de slides, infográficos, roteiros de vídeos e podcasts, entre outros.

Oferecimento de complementos para os textos

Ao longo deste texto, falamos muito sobre os artigos. Isso porque eles compõem a maior parte da demanda para produção de conteúdo na web e estão, geralmente, no topo do funil de marketing.

Apesar disso, é possível oferecer vários outros complementos com os conhecimentos de um profissional de mídias sociais. Isso inclui:

  • redação de profiles de redes sociais;
  • composição de chamadas sociais;
  • criação de newsletter para divulgar produtos e serviços;
  • adaptação de formatos (vídeo para texto, texto para slides, etc.)
  • produção de reviews e análises;
  • implementação de serviços de comunicação via apps, como o WhatsApp marketing.

Como se tornar um redator freelancer?

Se você chegou até aqui, percebeu que argumentos não faltam para se tornar um redator freelancer, não é mesmo? Ótimo. Então, está preparado para se aventurar!

Apesar disso, ainda existem diversas peculiaridades que circundam a atmosfera da produção de conteúdo. Por isso, é recomendado se preparar. A seguir, você conhecerá algumas dicas para se tornar um expert no assunto.

Especialize-se com cursos online

Para iniciar a sua nova jornada, é necessário adquirir algum conhecimento. Para isso, a recomendação é fazer alguns cursos. E, para sua sorte, há alguns gratuitos e online. Assim, você nem precisa sair de casa para aprender.

Na Rock University você pode fazer os cursos de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo para Web sem pagar nada. Eles são bem dinâmicos e lecionados por especialistas nas áreas.

Outra recomendação é o curso de Inbound Marketing da Hubspot Academy, uma das maiores autoridades do ramo em caráter global. Ele é completamente legendado, então, você não terá muitas dificuldades para completá-lo. Ah, vale lembrar que todos os citados dão um certificado depois de realizar uma prova. Além de aprender, você turbina o seu currículo. Demais, né?

E, claro, há muito conteúdo disponível em vídeo no YouTube. O canal Curso em Vídeo possui aulas gratuitas sobre marketing digital e marketing de conteúdo. Já o Viver de Blog traz boas dicas para dar uma incrementada nas suas habilidades de redação, copywriting e outras áreas.

Aprenda sobre SEO

O principal objetivo da redação web é posicionar as páginas de um blog no mecanismos de buscas. As técnicas voltadas para o bom ranqueamento nos motores, chamamos de Searching Engine Optimization, ou simplesmente SEO.

Aprender sobre elas é um requisito básico para quem quer ser um redator online. Por isso, estude bastante para aplicar as táticas de otimização, como pesquisa de palavras-chave, link building, tagging etc.

A boa notícia é que existem vários sites com bons conteúdos para isso. A seguir, veja alguns deles:

Aprenda sobre redação web

E não adianta saber tudo sobre a otimização para motores de busca sem saber como aplicar boas práticas para a redação web. Alguns exemplos são ortografia, estruturação, formatação e escaneabilidade.

Confira, a seguir, os melhores blogs para obter dicas sobre escrita:

Vale lembrar que, como a redação e o SEO são técnicas relacionadas, você poderá encontrar conteúdos sobre ambos os temas em qualquer uma das listas.

Crie um portfólio digital

Essa dica vale não apenas para redatores, mas para qualquer freelancer que queira conquistar clientes por meio da internet. Uma ação vale mais que mil palavras, então é necessário mostrar ao mundo as suas conquistas.

Algumas ferramentas são excelentes para criar um portfólio online. Algumas delas são:

Até mesmo redes sociais como Facebook, LinkedIn ou Instagram podem ser usadas para divulgar o seu trabalho. O importante é descobrir o melhor local para ser encontrado. Mas não se preocupe. Além dos recursos já citados, existem lugares específicos para isso, sobre os quais falaremos a seguir.

Cadastre-se nas plataformas freelancer

Você está quase lá. Agora falta pouco para começar a colocar a mão na massa. O indicado é que você se cadastre em algumas plataformas para redatores freelancer disponíveis na web. Elas são mediadoras de clientes e freelancers, o que facilita o processo de negociação e pagamento.

Abaixo, você confere algumas das principais:

Depois dessas etapas, você está pronto para começar a criar os seus primeiros textos. Estude bastante, pratique a escrita e leitura regularmente e libere as palavras no papel! Ou, nesse caso, no editor de textos do seu computador. Logo você perceberá como esse mercado é promissor e, certamente, se apaixonará pela redação web.

Neste artigo, você percebeu que um profissional de mídias sociais tem plenas condições de se tornar um redator freelancer. Mais: descobriu que expandir a área de conhecimento pode trazer resultados excelentes para o seu estilo de vida.

Então, não perca tempo! Torne-se um redator Rock Content! Temos uma vasta demanda de textos em diversas categorias esperando para serem redigidos!

Um redator rock content!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *