Por Bruna Moreira

Analista de Marketing na Rock Content

Publicado em 12/02/2018. | Atualizado em 09/02/2018


Quer evoluir como profissional e se tornar referência de mercado na sua área? Baixe este ebook e descubra os 8 livros que vão ajudar a desenvolver sua carreira!

Quer evoluir como profissional e se tornar referência de mercado na sua área? Baixe este ebook e descubra os 8 livros que vão ajudar a desenvolver sua carreira!

Para ser um profissional criativo e se dar bem no mercado, manter-se atualizado é vital, concorda? Mas o que você tem feito para transformar seu plano de carreira em realidade?

Uma característica que os top profissionais têm em comum é que eles estão sempre lendo alguma coisa. O CEO da Rock Content, por exemplo, já leu 100 livros em 1 ano! Mas você pode começar com um número menor, que se encaixe na sua realidade.

Para te ajudar nesse desafio de evolução profissional, fizemos uma parceria com especialistas no assunto: o time do 12min — uma plataforma que seleciona, lê e sumariza os pontos mais importantes de livros de não ficção.

Assim, criamos um ranking de leituras que podem desenvolver sua carreira: o ebook Profissional criativo: 8 livros para se destacar no mercado!

Nesse material, você verá dicas de conteúdos sobre:

Rotina e produtividade

Você pode pensar que recomendar livros com hacks de produtividade e técnicas de organização pessoal é bastante clichê, mas quantas leituras sobre esse tema realmente fizeram diferença na sua rotina?

Nesse material, você não vai encontrar nenhuma bíblia da produtividade. Apenas livros que funcionaram para nossas equipes. Com esse conhecimento, aprendemos de forma prática a gerenciar o nosso tempo, sem precisar abdicar de uma hora sequer de lazer e repouso.

Pense fora da caixa

Senso crítico, atenção e criatividade são três características imprescindíveis para qualquer profissional criativo. Mas, se você não é nenhum MacGyver da vida real — que consegue ser brilhante mesmo a beira da morte (ou do deadline) —, não tem problema!

As leituras do nosso ebook podem ser exatamente o que você precisava para clarear a mente e deixar as boas ideias surgirem — e pode ter certeza que elas virão! 😀

Marketing segundo especialistas

Ler sobre Marketing é fundamental para a evolução de qualquer profissional, não só dos criativos.

A diferença é que, na área criativa, o Marketing está mais incorporado ao dia a dia. Por isso, entender conceitos e saber desenvolver estratégias de Marketing acaba sendo um diferencial no currículo.
Quais os benefícios de ser um profissional criativo?

Há uma porção de benefícios que você pode obter ao ingressar em uma carreira criativa. Para lhe convencer disso enumeramos aqui as principais vantagens que esse profissional demonstra com relação aos demais tipos inseridos no mercado.

Se você acha que essa é a carreira certa, confira se já reconhece algumas das características abaixo na sua personalidade ou modo de trabalhar. E veja como elas podem ser desenvolvidas no dia a dia.

1. Capacidade de inovação

Quem trabalha como profissional criativo tem, a princípio, uma vantagem muito clara com relação aos demais. Essa é a sua capacidade de inovação. Afinal, não é nada comum que alguém que não goste de se reinventar ou não tenha vontade de encarar múltiplos desafios ingresse na carreira.

Mas por que exatamente essa capacidade de inovação é um benefício? Os profissionais criativos raramente não tem um projeto para o qual se dedicar. Mesmo quando eles estão fora do mercado, criam novos conceitos e dedicam seu tempo a criação de novas peças que podem integrar seus portfólios.

Muitas vezes eles são também empreendedores. E, devido a essa habilidade, encontram-se um passo a frente da competição. Gerando ideias de negócios e aplicando-as para melhorar as próprias vidas.

Acha que não tem essa capacidade de inovação? Você pode desenvolvê-la estabelecendo uma rotina ou propondo a si mesmo um desafio.

Que tal, por exemplo, investir seu tempo no desenvolvimento de um blog que fala do seu tema favorito? Uma perspectiva nova sobre o assunto pode ser exatamente o que faltava na internet e esse projeto pode conduzí-lo a oportunidades incríveis.

2. Visão estratégica

Profissionais criativos compartilham uma visão estratégica sobre aquilo que fazem. No dia a dia isso se traduz como um pensamento que considera, simultaneamente, curto, médio e longo prazo. É raro para esses tipos ingressarem em alguma atividade buscando apenas o ganho pessoal.

O mais comum é que profissionais criativos dediquem-se aquilo que pode lhes trazer conhecimento aplicável no futuro. Por esse motivo eles estão sempre considerando a possibilidade de multiplicar as coisas que fazem profissionalmente.

Raramente um especialista em Marketing dedica-se apenas a essa disciplina, sendo o mais comum que ele também faça redação ou seja um designer. É essa visão estratégica, que os faz integrar mais de uma profissão de olho no próximo passo que darão em suas carreiras que traz grandes benefícios.

Entretanto, ela não precisa ser um dom. Você pode apostar no seu desenvolvimento buscando novos desafios e dedicando-se a eles.

3. Destaque no mercado de trabalho

É essa constante busca por novos desafios que traz outro benefício para o profissional criativo. O da versatilidade. Conforme ele busca novas formas de colocar os seus conhecimentos a favor de iniciativas específicas é comum que desenvolva muitas habilidades distintas.

4. Múltiplas oportunidades de atuação

As habilidades supracitadas criam um leque de ferramentas bastante diversificado e permitem que profissionais criativos aceitem atuar tanto em posições de campo quanto em cargos mais gerenciais. Na “gig economy” isso garante que eles não passem muito tempo sem encontrar o que fazer.

Gastar pelo menos parte do seu tempo procurando ampliar suas afinidades e entender como funcionam outros tipos de trabalho criativo é a melhor maneira de desenvolver essa vantagem.

5. Possibilidade de crescimento rápido na carreira

A maior vantagem que encontramos nas carreiras criativas é a possibilidade de crescimento acelerado que oferecem. Como esse profissional preza pelo dinamismo e busca constantemente desenvolver características que o diferenciem de seus pares é natural que a sua carreira ande a passos mais largos que a dos demais.

Startups, empresas de Marketing e agências de publicidade que são as que mais se beneficiam da atuação desses profissionais costumam ter estruturas menos rígidas que as grandes corporações. O que faz com que, por mérito, um profissional consiga melhorar de vida rapidamente.

Para isso ele deve saber vender muito bem os seus serviços. E essa é uma característica que pode ser desenvolvida pelo estudo e pelo networking.

6. Aprendizado contínuo

Aqui devemos mencionar o aprendizado contínuo tanto como um traço da personalidade dos profissionais criativos quanto uma das vantagens de ingressar nessa área. Inquietos, esses trabalhadores buscam constantemente desenvolver tantas habilidades quanto for possível. Quer seja porque atuam como freelancers e veem na diferenciação dos próprios serviços uma oportunidade ou seja porque desejam crescer em suas empresas.

Se em outros nichos o mais comum é sair da faculdade, fazer uma pós-graduação e encontrar um trabalho na sua área, nas profissões criativas o caminho pode ser um pouco diferente. Ele envolve uma série de cursos de curta duração, classes online, certificações e workshops que ajudam as pessoas a construir currículos únicos.

Enquanto na disputa por um cargo de Analista de Sistemas, por exemplo, você conseguirá encontrar vários candidatos com históricos profissionais similares (formação, tempo de atuação profissional e expertises) nas carreiras criativas isso será raro. Cada um dos que escolhem essa jornada têm uma maneira exclusiva de se apresentar, vivências que configuram um jeito único de responder a situações e experiências que ajudam a diferenciá-los em uma concorrência.

Por não existir um “jeito certo” de fazer as coisas em uma carreira criativa quem opta por ela encontra várias formas de atingir um mesmo resultado. E são as suas escolhas de aprendizado que vão determinar seu sucesso.

O que não significa que não será preciso aperfeiçoar-se. Nas profissões criativas, mais que em quaisquer outras, o aprendizado contínuo é o que mantém você atualizado e pronto para assumir responsabilidades cada vez maiores.

7. Qualidade de vida

Por último, não poderíamos deixar de citar o maior benefício de uma carreira como profissional criativo. É notório que quem opta por esse caminho reporta uma qualidade de vida maior do que a de seus colegas.

Qualidade de vida é definida pelo bem estar de um indivíduo. E, para os profissionais mais jovens, ela é um dos aspectos mais importantes a serem considerados na hora de escolher uma carreira.

Segundo o escritório inglês responsável por estatísticas (o The Office for National Statistics) a criatividade é um ponto muito importante na composição da qualidade de vida. Do mesmo modo que cultura e lazer definem a nossa capacidade de ser felizes nos fins de semana, o convívio com ambos no ambiente do trabalho aumenta os índices de bem estar reportados.

É por isso que você raramente verá um profissional criativo se definir como infeliz. O fato de sua rotina envolver muita inovação e criatividade costuma ser o suficiente para que eles se sintam em vantagem também nesse aspecto.

Gostou de conhecer as vantagens que um profissional criativo tem em sua profissão? Isso pode ser um sinal de que você deveria considerar a carreira. O Marketing é um dos campos mais recompensadores para quem gosta de colocar sua criatividade a prova e não cansa de aprender.

Que a Rock é referência nacional em Marketing, você já sabe né? Por isso preparamos um e-book que vai ajudar você a descobrir quais livros podem fazê-lo se destacar no mercado! ♥

Imperdível, não é mesmo?

Se você quer ganhar espaço e construir uma carreira criativa, baixe Profissional criativo: 8 livros para se destacar no mercado agora mesmo e comece já a leitura!

profissional criativo

 

Posts populares com esse assunto