Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 08/12/2017. | Atualizado em 02/04/2018


Você já parou para pensar nas mudanças que aconteceram no mercado profissional nos últimos anos? Bom, a realidade é que tudo muda e os profissionais do futuro devem se preparar para conseguir espaço. Saiba o que é esperado deles!

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.

O mercado de trabalho sempre foi muito dinâmico, acompanhando as evoluções tecnológicas e sociais. No entanto, nas últimas duas décadas, novas demandas foram agregadas à formação acadêmica e à expertise necessária para a colocação e permanência no campo profissional. Sendo assim, qualidades e habilidades específicas se tornaram vitais para os profissionais do futuro.

Valores anteriormente considerados apenas como um diferencial pessoal passaram a ser extremamente relevantes no cotidiano das corporações. E com a mudança no regime de trabalho em diversas áreas, experiências e conhecimentos acumulados se tornaram essenciais para se alcançar um lugar de destaque profissional.

Pensando nisso e nas novas profissões atuais, vamos te mostrar as habilidades mais procuradas nos profissionais do futuro para que você veja se está preparado para as inovações do mercado de trabalho.

Vamos lá?

Algumas habilidades exigidas nos profissionais do futuro

Em um cenário no qual a capacidade de integração social se faz necessária, algumas peculiaridades se tornaram verdadeiros diferenciais para os profissionais do futuro. Dentre as principais, a capacidade de adaptação e de maleabilidade quanto ao espaço físico e a novos desafios é uma das mais importantes.

Muitas tarefas antes realizadas em um escritório formal hoje são realizadas no regime home office, o que exige mais disciplina e organização por parte dos profissionais.

Cada vez mais comum e valorizadas, essas habilidades pessoais são vitais em diversas atividades. Veja ainda outras demandas:

Conhecimento de outras culturas

Se até algum tempo atrás a globalização era um conceito vago e restrito a algumas atividades específicas, hoje, ele é presente e concreto.

A internet derrubou todas as barreiras e pulverizou fronteiras, fazendo do planeta uma grande aldeia global. Nesse novo mundo, conhecer culturas de outros países é fundamental para o êxito em muitos nichos de mercado.

Mais do que o domínio de uma língua estrangeira, saber dos hábitos e demonstrar interesse nos costumes e na lógica de diferentes civilizações pode determinar a diferença entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento.

Capacidade de inter-relação pessoal

Uma das grandes habilidades exigidas nos profissionais do futuro é sua capacidade de conviver e se relacionar com diferentes tipos de pessoas.

No mercado atual e futuro, não há mais espaço para valores pré-concebidos e para uma postura de resistência ao novo.

Essas necessidades valem tanto para pessoas mais jovens quanto para profissionais mais experientes, que precisam se adaptar a essa nova ordem mundial, onde a tolerância sincera e o exercício constante do aprendizado são fundamentais.

Cada vez mais dinâmico e volátil, o mercado de trabalho atual é implacável quanto à resistência e ao apego aos velhos conceitos pré-estabelecidos. Portanto, manter a cabeça aberta para o novo é uma premissa básica para se alcançar o sucesso nos mais diversos ramos de atividade.

Disponibilidade para viagens

Ficou no passado aquela realidade em que um trabalhador passava a vida toda em um mesmo endereço físico, cumprindo uma rotina diária de locomoção de sua casa para o trabalho e vice-versa.

Os profissionais do futuro precisam estar disponíveis para viagens, tanto em seu próprio país quanto para outros lugares, já que muitas corporações mantêm sedes e escritórios espalhados pelo mundo.

Essa característica potencializa o aprendizado e facilita o entendimento de outras culturas, fundamentais como já foi visto aqui.

Profissionais autônomos também ganharam a possibilidade de rodar o mundo desenvolvendo suas atividades sem a necessidade de um local fixo.

Conhecidos como nômades digitais, esses prestadores de serviço levam seus escritórios literalmente em uma mochila. Com isso, eles conseguem cumprir com suas obrigações profissionais de qualquer lugar, agregando conhecimento e se inserindo em outras culturas e civilizações bem distintas da nossa.

Solidariedade e voluntariado

Outra habilidade muito importante nos profissionais do futuro é a capacidade de abraçar causas, sejam elas humanitárias, ambientais ou de outra natureza.

O exercício do altruísmo verdadeiro e sem recompensas é fundamental, já que a solidariedade e o voluntariado ajudam a construir uma sociedade mais justa e menos desigual.

Esse senso de responsabilidade com o todo é uma das grandes diferenças em relação ao passado recente, marcado pelo individualismo e pela lógica de que o sucesso de um é construído a partir do fracasso do outro.

Pensar e agir na direção de um futuro melhor para as próximas gerações se torna um hábito cada vez mais comum e necessário, e se caracteriza como uma forma prática de devolver ao planeta e à humanidade parte dos recursos que recebemos.

Conhecimento de outras línguas

Ter a capacidade de se comunicar em outra língua sempre foi imperativo, mas para os profissionais do futuro, não basta apenas o domínio da língua inglesa, como era suficiente até pouco tempo atrás.

Mercados emergentes como o chinês e o indiano, por exemplo, aumentaram a necessidade de uma comunicação ágil e diferenciada. E embora o inglês ainda seja a língua oficial no mundo corporativo, esse domínio é cada vez menos relevante.

Qualquer profissional que domine mais de um idioma certamente terá destaque em sua carreira. Porém, não basta apenas o conhecimento de outros idiomas, mas também que se entenda como cada povo pensa e age.

Os orientais, por exemplo, prezam por valores negligenciados em boa parte do mundo ocidental. Perceber essas diferenças, tanto as explícitas quanto as sutis, pode determinar uma grande vantagem em relação a outros profissionais da mesma área de atuação.

Muito além da formação acadêmica

Um dos principais paradigmas que precisam ser revistos por aqueles que serão os profissionais do futuro é o da formação acadêmica como carro chefe para o sucesso em uma carreira ou empreendimento. Se durante décadas um diploma vistoso pendurado na parede do escritório garantia uma clientela fiel, hoje em dia, essa realidade começa a mudar de forma definitiva.

Obviamente, o aprendizado adquirido em uma faculdade ainda é um diferencial. Mas ele precisa ser acompanhado da vivência e da experiência prática, e esse tipo de aprendizado só é conseguido vivendo de forma plena e intensa.

Viagens, descobertas, convívio e compartilhamento com outros seres humanos são tão importantes quanto o aprendizado formal, pois além de permitir que os conceitos teóricos sejam praticados, também criam um diferencial humanizador em cada ação ou tarefa.

O mesmo vale para a questão curricular já que, muitas vezes, uma extensa lista de cursos e atividades não são suficientes para garantir o emprego ou a manutenção de uma atividade.

Saber quais cursos são realmente significativos é fundamental para os profissionais do futuro. Em muitos casos, o tempo gasto com dezenas de cursos que não agregam valor à carreira poderia ser muito melhor aproveitado com uma viagem, um intercâmbio ou uma atividade prática que agrega muito mais do que algo essencialmente teórico.

O exercício da curiosidade – um diferencial para os profissionais do futuro

A curiosidade é uma das características mais significativas do ser humano, e foi ela a responsável por toda nossa evolução.

Atualmente, a internet e sua popularização trouxeram um leque infindável de possibilidades de aprendizado e diversas ferramentas que facilitam o acesso à informação e ao conhecimento.

É possível conhecer sobre praticamente tudo com apenas alguns cliques. E a busca por conhecimento não apenas na área de atuação é essencial para a compreensão mais ampla sobre o mundo em que vivemos.

Nossa curiosidade inata é satisfeita com muito mais facilidade, levando ao desejo de cada vez saber mais sobre tudo que temos disponível, em um ciclo inovador de conteúdo e de aperfeiçoamento. Essa é uma nova etapa na nossa evolução, onde a troca e a partilha de cada expertise ganha espaço e contribui para a melhoria da qualidade de vida de todos.

Muitas oportunidades em novos negócios

Vimos aqui o quanto o mercado de trabalho vem se transformado a cada dia e quais as habilidades exigidas aos profissionais do futuro. Essas demandas são necessárias para que se possa adequar a essa nova realidade, cada vez mais dinâmica e instigante.

Diariamente, surgem novas oportunidades de negócio na internet, sejam em lojas virtuais, market places, como produtores de conteúdo, afiliados, redatores, web designs, programadores e mais uma infinidade de empreendimentos que podem ser tocados de casa, com apenas um computador e uma boa conexão.

Quer mais informações sobre trabalhos que podem ser feitos remotamente? Não deixe de conferir também nosso post com 30 ideias de negócio para ser seu próprio chefe.

mão segurando livros

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *