Por Gleice Sousa

Publicado em 14/07/2020. | Atualizado em 14/05/2020


Conheça a profissão de locutor e saiba o que é necessário para montar o seu próprio estúdio em casa!

Existem diversas profissões que, apesar de antigas, estão se reinventando com a popularização da internet. Uma delas é a de locutor, que vem ganhando maior destaque por conta dos podcasts, que viraram uma verdadeira febre entre os internautas.

Neste texto, você entenderá melhor sobre a profissão locutor e sobre o que é necessário para se tornar um bom profissional, tanto em questão acadêmica quanto em relação aos equipamentos e ferramentas que podem ser utilizados. Acompanhe!

Como é a profissão de locutor?

O locutor atua na área de comunicação, na qual utiliza a sua voz para interpretar e anunciar textos e falas em diferentes veículos de mídia, como o rádio e a TV. É possível atuar até mesmo na internet, fazendo narrações de vídeos para as redes sociais.

O cotidiano do locutor pode ser bastante movimentado, já que envolve a participação em programas de rádio, gravação de comerciais e esquetes e programas de podcasts para a internet.

A sua remuneração também é variada, já que dependerá de vários fatores, como as atividades que ele exerce no trabalho, o veículo em que atua, entre outras possibilidades.

Aqueles que têm o seu próprio negócio, como uma rádio ou podcast, podem ter seus ganhos potencializados, já que eles contam com um maior controle sobre as atividades e conseguirão lidar diretamente com as parcerias e as outras maneiras de monetizar o seu trabalho.

Afinal, como ingressar na profissão de locutor?

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre a profissão de locutor, está na hora de entender o que fazer para se dar bem nesse segmento. A seguir, você conferirá algumas dicas para isso.

Invista em formação e treinamento

O primeiro passo para se tornar um bom locutor é investir em uma formação na área. Você poderá cursar uma faculdade de jornalismo ou rádio e TV para ganhar conhecimento teórico e prático.

Também é possível realizar alguns cursos específicos para locução, assim você também poderá entender melhor como funciona a profissão de locutor e quais as técnicas necessárias para a narração.

Independentemente da escolha pelo curso ou pela faculdade, é importante que o profissional de locução esteja sempre praticando as suas habilidades, além de estudar mais sobre a área de rádio, TV e outras plataformas que utiliza. Assim, você conseguirá se manter sempre relevante no mercado.

Além disso, é importante sempre cuidar da sua voz e garganta, já que, ao se esforçar demais, isso poderá comprometer a sua narração e até mesmo a sua saúde futuramente. Por isso, invista em maneiras de deixar a sua garganta sempre saudável e bem hidratada.

É muito importante que o locutor mantenha uma alimentação saudável e beba bastante água, já que a saúde do seu corpo influencia diretamente a qualidade da sua voz.

Crie um espaço para trabalho em casa

Principalmente neste período de isolamento, no qual as pessoas não podem sair de casa, é importante que o locutor tenha um espaço próprio para as atividades no seu lar, a fim de que consiga trabalhar com o máximo de qualidade e conforto.

Para isso, é preciso escolher um cômodo quieto na sua casa ou um espaço em que seja possível adicionar espumas que evitem o ruído vindo de outros lugares. Isso evitará que barulhos externos atrapalhem as suas transmissões ao vivo ou as suas gravações.

Além disso, é preciso um computador e um bom microfone para a captação de áudio. Existem diferentes modelos desses equipamentos no mercado, cabendo a você escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu bolso. Ah, bons fones de ouvido ajudarão na hora de editar as gravações!

Outra ferramenta bastante necessária para um locutor são os softwares de edição de áudio. Por meio deles, o profissional poderá retirar ruídos, adicionar efeitos e fazer outras modificações nas suas gravações para atingir os resultados esperados.

Não é preciso começar com equipamentos de ponta para se tornar um bom locutor. Conforme você aprende mais sobre a área e realiza os trabalhos, receberá os primeiros pagamentos, que poderão ser utilizados para investir no seu estúdio.

Faça investimentos em bons equipamentos

Como você deve ter percebido, para adquirir grande parte desses itens, será necessário fazer um certo investimento. Para isso, você poderá trabalhar na área para outros veículos de mídia ou como freelancer.

Também é possível trabalhar em outras áreas correlatas, por exemplo, sendo um redator ou um designer freelancer. Faça isso até conseguir a quantia suficiente para comprar bons equipamentos e começar a fazer locuções de qualidade.

Inclusive, trabalhar como redator também auxiliará em outras áreas do seu projeto de locução. Ao criar uma rádio ou um canal de podcast, você também poderá ter um blog para postar conteúdos relevantes sobre os assuntos tratados nos episódios ou nas esquetes.

Uma maneira de conseguis bons itens, mas pagando um valor menor por eles, é procurando em sites e lojas de usados. Você poderá garimpar equipamentos que estejam em bom estado ou até mesmo que nunca foram utilizados e pagar um valor menor do que se fizesse a compra em uma loja ou com o vendedor original.

Estude e treine sempre

Como falamos, é muito importante que você procure se aprimorar sempre na carreira de locutor. Com isso, você desenvolverá um serviço cada vez melhor e antenado com as novidades do mercado.

Existem diversos cursos on-line que auxiliam na atualização da área, além de eventos, workshops e palestras. Também é possível encontrar conteúdo gratuito na internet, como e-books e blogs que tratam do assunto.

Apesar de ser muito importante estudar teoricamente, é essencial treinar a sua locução, para que você não perca as noções de dicção e as demais técnicas de vocalização. Para isso, você pode criar um projeto pessoal, como um podcast ou um canal no YouTube.

Conhecendo melhor a profissão locutor e entendendo quais os materiais necessários para criar um estúdio em casa e se dar bem na área, você terá um grande sucesso na carreira e poderá se desenvolver com facilidade.

Que tal começar agora mesmo a juntar dinheiro para o seu próprio estúdio caseiro se tornando um redator freelancer da Rock Content? Você poderá fazer os seus horários e ter uma boa renda extra. Entre agora mesmo para o nosso banco de talentos!

Comunidade Rock Content - Faça parte da maior base de freelancers do BrasilPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *