Por Luis Carlos Herrera

Editor do Blog Comunidade – Linguista e Tradutor

Publicado em 18/09/2020. | Atualizado em 08/09/2020


Artigos científicos e outros tipos de produção acadêmica podem te ajudar a escrever conteúdos originais e diferenciados. A partir de informações comprovadas cientificamente, o redator consegue inovar e entregar mais valor para sua persona!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Produções acadêmicas relatam publicamente estudos científicos realizados em torno de um determinado assunto. Trazem, também, antecedentes de problemas e propõem soluções de acordo com o estudo realizado e ali descrito.

Em um contexto de produção de conteúdo para web, a informação confiável e que passa valor de verdade para a persona é indispensável para uma boa estratégia de marketing. Assim, é preciso não só otimizar o SEO dos seus textos, utilizar ortografia impecável ou ter um funil de vendas muito bem definido. É preciso ser original, inovador e bem fundamentado.

Portanto, utilizar estudos com comprovação científica, publicados com base em produção acadêmica, é uma ótima forma de passar ainda mais valor para o seu público. Eles trazem informações seguras que podem ser utilizadas para embasar e fortalecer argumentos utilizados ao longo do texto.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é produção acadêmica

A produção acadêmica é todo trabalho publicado com embasamento científico e vinculado a universidades reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação). Ou seja, são publicações de estudos com informações comprovadas por metodologias científicas, que passaram por rigorosos processos de análise de especialistas e foram aceitas por uma comunidade de pesquisadores.

É por meio da pesquisa acadêmica científica que essas peças são produzidas e, então, divulgadas para conhecimento geral. Portanto, são conclusões de buscas para problemas que permeiam a sociedade e contam com um alto volume de levantamento de dados e experimentações, tornando as informações veiculadas de alta confiabilidade.

Por que utilizar produção científica na criação de conteúdo para web

Trazer novidades, pesquisas científicas e estudos de alto nível de confiabilidade para sua persona entrega um grande diferencial para o seu texto. Dessa forma, você mostra ao seu público que tem domínio do assunto, que seus argumentos são fundamentados em pesquisas comprovadas pela ciência e que a marca se importa em passar conteúdo de qualidade e veracidade.

Por proporcionar confiabilidade e autoridade para sua marca, ao utilizar informações baseadas em publicações acadêmicas, é possível redigir um texto diferente dos demais. Aumentar a relevância do seu texto, entregando mais valor, pode ser um grande aliado na competição por posições mais privilegiadas nos motores de busca, além de ajudar o redator a se posicionar de forma diferenciada no mercado.

Como e onde buscar referências

É muito importante para o produtor de conteúdo se manter atualizado sobre os assuntos relevantes no âmbito do material que deseja redigir. Portanto, buscar publicações acadêmicas com informações inovadoras e trazer dados fidedignos é extremamente enriquecedor para o seu texto. Assim, lembre-se disso no momento de fazer sua pesquisa!

Atualmente, para realização dessa busca, existe uma infinidade de ferramentas na internet. Fazer o estudo do assunto que deseja escrever utilizando, também, buscadores voltados para pesquisa científica e produção acadêmica vai te ajudar a encontrar informações de valor específicas para o enriquecimento do seu conteúdo.

Para te ajudar, selecionamos alguns dos sites mais relevantes para pesquisas desse cunho. Confira a seguir.

Google Acadêmico

O Google Acadêmico é uma ferramenta de busca voltada, especialmente, para entregar resultados voltados para a pesquisa acadêmica. Assim, é possível utilizar o portal para buscar artigos científicos, periódicos digitais, entre outras produções relevantes para a academia.

Por fornecer filtros de busca e um grande volume de materiais para exibir nos resultados, o Google Acadêmico é uma das ferramentas mais utilizadas para procurar conteúdo acadêmico atualmente.

Portal de Periódicos CAPES

O periódico CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) consiste em uma coletânea de estudos publicados virtualmente com frequências predefinidas.

Assim, o Portal de Periódicos CAPES reúne uma infinidade de produções acadêmicas. É gratuito, sendo hoje uma das maiores bibliotecas de pesquisa científica do Brasil. Ele também conta com um aplicativo para dispositivos móveis e é uma ferramenta de busca essencial para quem produz e divulga esse tipo de conteúdo.

SIBI (Sistema Integrado de Bibliotecas e Informação)

Disponível para diferentes universidades, o SIBI dá acesso a uma infinidade de produções acadêmicas e materiais que auxiliam em pesquisas científicas. O Portal de Busca Integrada da USP, por exemplo, dá acesso aos materiais digitais produzidos na instituição, informações sobre o acervo físico das bibliotecas e registros sobre os pesquisadores cadastrados.

Como utilizar as informações científicas no seu texto

Se você pretende utilizar informações extraídas de publicações científicas no seu conteúdo, é preciso saber fazer referência ao material utilizado de forma correta. O uso de informações de terceiros sem os devidos créditos é considerado plágio, e não é isso que você pretende alcançar com seu conteúdo, certo?

Para isso, as orientações são as seguintes:

  • mencione o estudo ao trazer as informações;
  • faça links externos para o material;
  • mencione os autores;
  • adicione uma seção de referências após finalizar o conteúdo.

Quanto à seção de referências, é interessante utilizá-la para fazer a citação formal ao material. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a forma correta de citar um material disponível on-line é a seguinte:

ÚLTIMO NOME DO AUTOR, primeiro nome abreviado. Título: subtítulo (caso exista). Nome da publicação ou do site, local da publicação, volume, número ou fascículo. Ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: data de acesso com mês abreviado.

Portanto, você pode adicionar a citação formal após a finalização do seu conteúdo. Basta criar um intertítulo “Referências” para organizar bem o seu texto.

Conteúdo não é só ortografia, escaneabilidade e SEO

Como mencionado anteriormente, é preciso produzir um conteúdo “diferente dos demais” para se destacar no mercado e, claro, nos buscadores. Para isso, o profissional deve buscar desenvolver não só seus conhecimentos técnicos, mas também sua criatividade, habilidade de storytelling e de produção de conteúdo original.

Utilizando fontes confiáveis e atendendo aos critérios citados, é possível entregar um conteúdo de real valor para sua persona e ter efetividade na sua estratégia de marketing. Assim, utilize todos os recursos que estiverem ao seu alcance para deixar seus textos cada vez mais ricos — e sem plágios!

Este artigo te ajudou a entender a relevância de utilizar estudos com comprovação científica na produção do seu próprio conteúdo? É válido o experimento de utilizá-los para inovar nas suas próximas produções.

E, caso esteja buscando melhorar a qualidade do seu texto para se profissionalizar como freelancer, recomendamos também o download do e-book gratuito “Como profissionalizar a sua carreira de freelancer”. Sucesso com os próximos conteúdos!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *