Por Julyana Andrade

Apaixonada por praia, tatuagens, séries e home office. Meio nerd. Mãe de gato e calopsitas.

Publicado em 07/02/2020. | Atualizado em 19/05/2020


Escrever para a internet tem seus próprios desafios. Temos que priorizar o conteúdo ou a performance do que produzimos? Neste post, entenda os motivos pelos quais você deve se preocupar com SEO na produção de conteúdos online e como ele afeta seus resultados!

Alguma vez você já se perguntou se precisa mesmo se preocupar com o SEO em seus conteúdos? Se seu trabalho é criar conteúdo online, a resposta é simples: deve!

Mas por que isso é tão importante? De que forma o SEO afeta os resultados do nosso trabalho? São algumas das questões que vamos explicar neste artigo. Vamos lá?

Afinal, qual é a importância do SEO na escrita para a web?

Basicamente, é por meio do SEO que você consegue otimizar seus conteúdos para que eles fiquem bem posicionados na primeira página do Google. Como consequência, eles são mais acessados, o que impulsiona os resultados do site ou blog.

Sendo assim, é necessário conhecer e aplicar corretamente as técnicas em todos os textos que são produzidos, a fim de alcançar a sua audiência com conteúdos ainda mais relevantes.

Por que você precisa se preocupar com SEO?

Há diversos motivos pelos quais você precisa se preocupar com SEO na hora de produzir os conteúdos. A seguir, mostramos os principais deles.

SEO é de suma importância para sua estratégia

Um dos objetivos do Marketing Digital é aproximar uma marca de sua audiência. Então, se você quer que os textos tenham mais visibilidade e alcancem um número grande de pessoas, precisa se preocupar com SEO e colocá-lo em prática desde já.

É por meio dele que você planeja os conteúdos com base nas palavras-chave mais buscadas pelo seu público, por exemplo, e consegue fazer com que eles cheguem até essas pessoas de forma mais eficaz.

O SEO otimiza seus textos para os buscadores

De nada adianta escrever muito bem e transmitir a mensagem com eficácia se você não coloca em prática as técnicas de SEO para os conteúdos que serão publicados na internet.

Eles não terão relevância para os buscadores e é bem provável que fiquem esquecidos nas outras páginas — e um dos nossos objetivos é alcançar uma das primeiras posições, não é mesmo?

SEO está relacionado a direitos autorais

Ok. Já sabemos da importância que o SEO tem em gerar mais tráfego para um site ou blog e posicionar bem os artigos nas primeiras posições do Google. Porém, ele também está ligado à questão dos direitos autorais.

Você sabia que conteúdos que contêm plágio são identificados pelo algoritmo do buscador e o blog acaba sendo penalizado? Então, uma de suas principais preocupações é a de criar textos criativos e inéditos, além de serem criados para conversar diretamente com a sua persona.

Os conhecimentos em SEO não ficam obsoletos rapidamente

É de conhecimento geral que os algoritmos do Google estão mudando e evoluindo constantemente. Isso significa que as regras de hoje não são as mesmas de cinco anos atrás, por exemplo.

Entretanto, as diretrizes gerais (principalmente no que diz respeito a direitos autorais e uso de palavras-chave, por exemplo) são mais estáveis, mesmo depois de algum tempo.

Por que isso acontece? Porque, basicamente, escrever conteúdos otimizados para os mecanismos de busca sempre terá a ver com criar artigos de qualidade para a sua audiência.

É claro que, apesar disso, você deve acompanhar os ajustes que o Google faz ao longo do tempo, com o objetivo de refinar os seus conhecimentos sobre SEO e aplicá-los às suas redações, aumentando as chances de alcançar bons resultados.

Ao mesmo tempo, isso não significa que todo aquele tempo que você dedicou a aprender sobre o assunto terá que ser jogado no lixo.

Mito: priorizar SEO é suficiente para alcançar bons resultados

Calma! Explico melhor: apenas aplicar boas técnicas de SEO nos textos não significa que isso fará você ter bons resultados com o texto ou mesmo com o blog.

Isso significa que, em primeiro lugar, você deve criar conteúdos focados em seu público, que se comuniquem diretamente com ele. Então, é aí que você vai avaliar se o texto está dentro das regras do SEO.

Não se esqueça de que o foco sempre deve estar na relevância dos textos que são entregues sob o ponto de vista da sua audiência. Afinal, de que adianta criar artigos impecáveis nas técnicas, mas que estão “truncados” e pouco atraentes para quem vai ler?

Por onde começar? Miniguia para os primeiros passos em SEO

Quer saber como começar a produzir conteúdos mais otimizados para SEO? Então, veja nossas dicas a seguir.

Aprenda sobre SEO

Estude bastante sobre o assunto para entender melhor sobre SEO. É assim que você fica por dentro das técnicas — e também das mudanças promovidas pelo Google — e sabe bem como a otimização deve ser aplicada nos textos.

Existe bastante conteúdo gratuito e de qualidade disponível na internet. Porém, se você puder investir, há cursos que são bem completos e ainda podem ajudar a turbinar o seu currículo.

Entenda as aplicações práticas

Aprenda também como o SEO é aplicado na prática. Saber usá-lo corretamente em seus conteúdos é indispensável para conseguir bons resultados, como um bom posicionamento nas páginas dos buscadores e o engajamento do seu público, que continuará acompanhando os novos conteúdos publicados.

Certifique-se de ter feito tudo certinho

Adote estratégias para verificar se as boas práticas estão sendo adotadas. Fazer um checklist é uma excelente forma de conferir se as técnicas foram devidamente aplicadas ao texto e se ele já pode ser publicado.

Conte com bons aliados

Use e abuse de ferramentas de SEO. Elas vão dar suporte e tornar o seu trabalho um pouco mais fácil. Entre elas, estão:

  • avaliação e planejamento de palavras-chave;
  • análise da otimização do site;
  • identificação de links quebrados;
  • avaliação de conteúdo duplicado (plágio de outros sites);
  • avaliação da velocidade e da usabilidade do site.

Viu só por que você deve se preocupar com SEO e por que ele é tão importante para alcançar bons resultados — além da primeira página do Google? Atente às atualizações que são feitas frequentemente nos mecanismos para fazer um trabalho ainda mais impecável!

Gostou deste artigo e quer aperfeiçoar ainda mais os seus conhecimentos sobre o assunto? Então aproveite para conhecer as principais técnicas de SEO para redatores!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *