Por Julyana Andrade
Apaixonada por praia, tatuagens, séries e home office. Meio nerd. Mãe de gato e calopsitas.
Publicado em 07/02/2020. | Atualizado em 19/05/2020
Escrever para a internet tem seus próprios desafios. Temos que priorizar o conteúdo ou a performance do que produzimos? Neste post, entenda os motivos pelos quais você deve se preocupar com SEO na produção de conteúdos online e como ele afeta seus resultados!
Alguma vez você já se perguntou se precisa mesmo se preocupar com o SEO em seus conteúdos? Se seu trabalho é criar conteúdo online, a resposta é simples: deve!
Mas por que isso é tão importante? De que forma o SEO afeta os resultados do nosso trabalho? São algumas das questões que vamos explicar neste artigo. Vamos lá?
Basicamente, é por meio do SEO que você consegue otimizar seus conteúdos para que eles fiquem bem posicionados na primeira página do Google. Como consequência, eles são mais acessados, o que impulsiona os resultados do site ou blog.
Sendo assim, é necessário conhecer e aplicar corretamente as técnicas em todos os textos que são produzidos, a fim de alcançar a sua audiência com conteúdos ainda mais relevantes.
Há diversos motivos pelos quais você precisa se preocupar com SEO na hora de produzir os conteúdos. A seguir, mostramos os principais deles.
Um dos objetivos do Marketing Digital é aproximar uma marca de sua audiência. Então, se você quer que os textos tenham mais visibilidade e alcancem um número grande de pessoas, precisa se preocupar com SEO e colocá-lo em prática desde já.
É por meio dele que você planeja os conteúdos com base nas palavras-chave mais buscadas pelo seu público, por exemplo, e consegue fazer com que eles cheguem até essas pessoas de forma mais eficaz.
De nada adianta escrever muito bem e transmitir a mensagem com eficácia se você não coloca em prática as técnicas de SEO para os conteúdos que serão publicados na internet.
Eles não terão relevância para os buscadores e é bem provável que fiquem esquecidos nas outras páginas — e um dos nossos objetivos é alcançar uma das primeiras posições, não é mesmo?
Ok. Já sabemos da importância que o SEO tem em gerar mais tráfego para um site ou blog e posicionar bem os artigos nas primeiras posições do Google. Porém, ele também está ligado à questão dos direitos autorais.
Você sabia que conteúdos que contêm plágio são identificados pelo algoritmo do buscador e o blog acaba sendo penalizado? Então, uma de suas principais preocupações é a de criar textos criativos e inéditos, além de serem criados para conversar diretamente com a sua persona.
É de conhecimento geral que os algoritmos do Google estão mudando e evoluindo constantemente. Isso significa que as regras de hoje não são as mesmas de cinco anos atrás, por exemplo.
Entretanto, as diretrizes gerais (principalmente no que diz respeito a direitos autorais e uso de palavras-chave, por exemplo) são mais estáveis, mesmo depois de algum tempo.
Por que isso acontece? Porque, basicamente, escrever conteúdos otimizados para os mecanismos de busca sempre terá a ver com criar artigos de qualidade para a sua audiência.
É claro que, apesar disso, você deve acompanhar os ajustes que o Google faz ao longo do tempo, com o objetivo de refinar os seus conhecimentos sobre SEO e aplicá-los às suas redações, aumentando as chances de alcançar bons resultados.
Ao mesmo tempo, isso não significa que todo aquele tempo que você dedicou a aprender sobre o assunto terá que ser jogado no lixo.
Calma! Explico melhor: apenas aplicar boas técnicas de SEO nos textos não significa que isso fará você ter bons resultados com o texto ou mesmo com o blog.
Isso significa que, em primeiro lugar, você deve criar conteúdos focados em seu público, que se comuniquem diretamente com ele. Então, é aí que você vai avaliar se o texto está dentro das regras do SEO.
Não se esqueça de que o foco sempre deve estar na relevância dos textos que são entregues sob o ponto de vista da sua audiência. Afinal, de que adianta criar artigos impecáveis nas técnicas, mas que estão “truncados” e pouco atraentes para quem vai ler?
Quer saber como começar a produzir conteúdos mais otimizados para SEO? Então, veja nossas dicas a seguir.
Estude bastante sobre o assunto para entender melhor sobre SEO. É assim que você fica por dentro das técnicas — e também das mudanças promovidas pelo Google — e sabe bem como a otimização deve ser aplicada nos textos.
Existe bastante conteúdo gratuito e de qualidade disponível na internet. Porém, se você puder investir, há cursos que são bem completos e ainda podem ajudar a turbinar o seu currículo.
Aprenda também como o SEO é aplicado na prática. Saber usá-lo corretamente em seus conteúdos é indispensável para conseguir bons resultados, como um bom posicionamento nas páginas dos buscadores e o engajamento do seu público, que continuará acompanhando os novos conteúdos publicados.
Adote estratégias para verificar se as boas práticas estão sendo adotadas. Fazer um checklist é uma excelente forma de conferir se as técnicas foram devidamente aplicadas ao texto e se ele já pode ser publicado.
Use e abuse de ferramentas de SEO. Elas vão dar suporte e tornar o seu trabalho um pouco mais fácil. Entre elas, estão:
Viu só por que você deve se preocupar com SEO e por que ele é tão importante para alcançar bons resultados — além da primeira página do Google? Atente às atualizações que são feitas frequentemente nos mecanismos para fazer um trabalho ainda mais impecável!
Gostou deste artigo e quer aperfeiçoar ainda mais os seus conhecimentos sobre o assunto? Então aproveite para conhecer as principais técnicas de SEO para redatores!
Deixe uma resposta