Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 15/02/2018. | Atualizado em 15/02/2018


Seu futuro profissional depende de algumas decisões importantes. Fazer ou não uma pós-graduação é uma delas.

Você já pensou em fazer uma pós-graduação? Muitos de nós, ao concluir os estudos, mal podemos esperar para passar um tempo longe da faculdade. Já tantos outros emendam uma pós-graduação o mais rápido possível.

Ainda que você não se encaixe em nenhum desses grupos, uma pós-graduação já deve ter passado pela sua cabeça. Afinal, as pessoas estão sempre frisando que profissionais pós-graduados ganham mais e têm a chance de atuar em áreas diferentes. O que elas não costumam considerar são as desvantagens de uma pós-graduação.

Uma pós é a sua oportunidade de aperfeiçoar e atualizar seus conhecimentos, ou mesmo ingressar em uma área completamente diferente daquela em que se formou. Nela você poderá conquistar reconhecimento profissional e uma rede de contatos mais extensa do que tem hoje. Mas o que a pós-graduação faz de melhor é aumentar a sua empregabilidade e prepará-lo para cargos de direção e gerência.

Hoje vamos lhe mostrar cinco fatores que fazem de uma pós-graduação uma boa ideia. E outros cinco que podem lhe desmotivar. Cabe a você, em posse desses conhecimentos, decidir o que fazer com o seu futuro profissional.

As vantagens de uma pós-graduação

Pós-graduações são populares porque agregam uma série de vantagens. Elas podem fazer muito pela sua carreira. Confira abaixo alguns de seus benefícios.

Valorização no mercado de trabalho

Uma certeza que você pode ter com relação à pós-graduação é que ela é muito valorizada pelo mercado de trabalho. Por isso tantas pessoas procuram ingressar em um curso dessa natureza logo após a conclusão de um curso de graduação.

Nas situações em que você e outro candidato têm o mesmo nível de experiência, por exemplo, a pós-graduação pode ser o que lhe ajudará a conquistar um emprego.

Enriquecimento do currículo

A pós-graduação representa um esforço a mais. Por causa disso ela parece tão atraente para contratantes que recebem o seu currículo. Eles saberão imediatamente que você tem bastante interesse na área que atua, a ponto de se dedicar a alcançar uma melhor qualificação.

Em alguns cargos específicos, como os de gerência, uma pós pode até ser pré-requisito. Por isso, vale a pena estudar a possibilidade de fazer uma, dependendo do que você espera conquistar nos próximos anos.

Mudança de carreira

Para fazer uma pós-graduação não é preciso ser formado em nenhum curso específico, na maioria das vezes. Isso significa que dar continuidade aos seus estudos pode ajudá-lo a mudar de carreira.

Acha que fez uma má escolha ao ingressar na Universidade? A pós permitirá que você redirecione os seus esforços para uma área que lhe atrai mais.

Networking aprimorado

Conhecer pessoas é outro benefício de fazer uma pós-graduação. E como esses cursos não exigem formação em uma área específica, como já mencionamos antes, você certamente conhecerá pessoas com backgrounds muito diversos. Essas interações podem auxiliá-lo a encontrar novas oportunidades na sua carreira e podem se transformar em grandes amizades.

Desenvolvimento pessoal

Mais do que conhecimento empírico uma pós trará desenvolvimento pessoal para quem optar por fazê-la. É que ao longo do curso será necessário se disciplinar, estudar bastante e aprender a lidar com novos desafios. Isso certamente fará de você uma pessoa melhor.

As desvantagens de uma pós-graduação

Todavia, nem sempre uma pós-graduação é a resposta que você está procurando. Quer saber o que as pessoas não lhe contam sobre esses cursos? Fique atento para essas 5 desvantagens.

Pós-graduações podem ser onerosas

Uma coisa para a qual é preciso ficar atento ao se optar por uma pós-graduação é o seu custo. Até as especializações oferecidas por Universidades públicas têm um preço. E ele pode ser um pouco mais alto do que você pode pagar no momento.

Para que uma pós-graduação corra bem, o ideal é se preparar para isso com antecedência. Pode ser que você saia de um emprego formal para se dedicar aos estudos. Fazer isso sem ter uma reserva de dinheiro vai acabar lhe causando dores de cabeça.

Você terá de fazer escolhas

Quando resolvemos dar um passo novo em nossas carreiras sabemos que teremos de fazer escolhas. E com uma pós-graduação não seria diferente. Você terá de elencar as suas prioridades e decidir o que é melhor constantemente.

Sair com os amigos ou fazer aquele trabalho da semana que vem? Pagar por um novo celular ou por aquele workshop que vai ajudá-lo a passar em uma matéria? Essas são perguntas que poderão passar pela sua mente no futuro.

Talvez uma pós não seja especialmente relevante no seu campo

Para a maioria dos profissionais uma pós-graduação significa um degrau rumo a uma promoção. Mas existem várias carreiras nas quais ela pode não fazer muita diferença. Um freelancer, por exemplo, pode se beneficiar mais de alguns tipos de certificações do que de uma pós-graduação em si.

Pós-graduações levam tempo

Conquistar uma pós não será algo feito do dia para a noite. O comum é levar pelo menos um ano e meio nessa empreitada. Por isso, você terá de decidir se tem todo esse tempo para dedicar a ela.

Pode ser que você tenha pensado em fazer uma pós para impressionar o seu chefe. Mas será que esse objetivo fará sentido em um ano e meio? É preciso levar isso em consideração antes de se decidir.

Sem experiência a pós pode não significar muito

Claro que uma pós graduação no currículo faz muito mais bem do que mal. Porém, sozinha, ela pode não ser um diferencial bom o bastante para lhe fazer conquistar uma melhor colocação.

É que experiência de trabalho pode ser tão relevante para o preenchimento de uma vaga quanto nível de escolaridade. Um programador, por exemplo, ganha muito melhor se tiver como comprovar que domina seu trabalho do que apresentando um pedaço de papel.

Antes de se comprometer com uma pós lembre-se que a prática profissional não deve ser deixada de lado em favor dela. Ambas, lado a lado, podem fazer toda a diferença.

Uma coisa é certa. Se você escolher fazer uma pós-graduação precisará se recolocar no mercado de trabalho para se beneficiar do novo título adquirido. Aprenda a fazer isso com sucesso baixando nosso e-book sobre o assunto!

Ebook sobre Recolocação Profissional

Posts populares com esse assunto