Por Matheus Pacheco

Publicado em 19/05/2021. | Atualizado em 27/04/2021


Se você já produz um conteúdo em vídeo de qualidade, sabe da importância de mostrar o seu conteúdo. Descubra, agora mesmo, os melhores lugares para ter um portfólio para videomakers!

Trabalhar com vídeo se tornou uma das principais profissões para aqueles que gostam de ser criativos, pegar na câmera e dominam os programas de edição e finalização. Afinal, essa pode ser uma grande oportunidade para crescer profissionalmente e aproveitar as tendências do mercado e de consumo de plataformas.

Um estudo lançado em 2020 mostrou que a média de consumo de vídeo no Brasil foi de 7h09 horas diárias — recorde dos últimos cinco anos. Com isso, uma dúvida comum que pode passar na mente desses profissionais é onde construir um bom portfólio para videomakers e onde deixar seu conteúdo hospedado para que ele seja encontrado.

A mudança no comportamento de consumo de vídeos afeta toda a indústria, porque é preciso entender uma audiência múltipla e que também é cada vez mais exigente. Quem trabalha como videomaker deve saber que, se essas transformações afetam toda a indústria, é cada vez mais urgente disponibilizar seu conteúdo para que empresas ou outros profissionais encontrem o seu trabalho.

É sobre isso que vamos falar, neste post. Descubra o que e quais os melhores sites para fazer a divulgação de portfólio para videomakers.

Afinal, o que é um portfólio?

Se você trabalha com vídeo, seja como videomaker, seja como filmmaker, sabe que é preciso estudar bastante para treinar suas técnicas e habilidades. São horas aprendendo sobre luz, cores, captação de imagem, edição de vídeo, para poder criar bons conteúdos.

É por isso que ter um bom portfólio é muito importante. É por meio dele que você poderá apresentar suas habilidades profissionais, competências e mostrar que pode ser um bom candidato para uma vaga em uma empresa ou para a concorrência em um trabalho freelancer.

Após dominar a sua área de atuação na produção de conteúdos em vídeo, é essencial, portanto, escolher os melhores trabalhos que você criou e colocá-los disponíveis para que o mundo possa encontrar você.

Onde hospedar seu conteúdo e ter um portfólio para videomaker?

Muitas pessoas não sabem por onde começar. Por isso, listamos 5 sites interessantes onde você pode postar seu material e divulgar o seu trabalho. Confira!

1. Behance

O Behance é uma ferramenta da Adobe e pode ser acessada gratuitamente pelos usuários. Basta fazer um rápido cadastro pelo seu seu e-mail, pelo ID Apple, conta do Facebook ou do Gmail.

Uma das principais vantagens do uso da plataforma é que ela tem um formato de rede social, sendo possível interagir com outros usuários. Assim, você pode criar uma base de network e se manter atualizado sobre as tendências da sua área de atuação.

Além de ajudar a mostrar o seu trabalho e trazer uma aproximação para vagas de emprego, o Behance permite que você mostre suas criações para contratantes e se inspire para novos projetos.

2. Wix

Conhecido como uma plataforma para criação de websites, o Wix é uma boa alternativa para videomakers que queiram criar seu portfólio. Por ter uma usabilidade bastante simples e ser um site completamente em inglês, pode ser visto como uma vantagem na hora de colocar seus conteúdos online.

Por não se tratar de uma ferramenta que foi desenvolvida com o objetivo final de construção de portfólios, a hospedagem de conteúdos no Wix deve ser feita de forma mais manual. Isso pode configurar uma desvantagem se for comparada a outros portais para criação de portfólio.

3. YouTube

Muitos podem se esquecer do YouTube quando pensam em boas alternativas de plataformas para criar um portfólio para videomakers. Entretanto, basta criar um canal na rede social e subir seus conteúdos de forma prática para ter seus vídeos disponíveis para que outras pessoas possam assisti-los.

É importante saber que, por se tratar de um buscador, é preciso ficar atento a uma série de boas práticas para ter os seus conteúdos encontrados de forma ágil e otimizada. Assim, conhecer um pouco mais sobre técnicas de SEO para YouTube pode colocar você na frente dos seus concorrentes.

4. Kawek

O Kawek é uma plataforma brasileira que permite a criação do seu portfólio de forma gratuita para divulgar o seu trabalho pela internet. Uma vantagem do seu uso é que é possível, além de publicar os trabalhos, obter estatísticas do desempenho dos seus conteúdos por meio de uma página do Google Analytics.

Além de permitir uma personalização de maneira intuitiva e configurações que você pode desenvolver na sua página sem precisar ser um expert em códigos, a ferramenta disponibiliza templates gratuitos e pagos, que são compatíveis com diversos dispositivos.

5. LinkedIn

Apesar de ser uma rede social, usar o LinkedIn como ambiente para hospedar seus vídeos e ter um bom portfólio por ser uma alternativa valiosa e gratuita para ser encontrado por recrutadores e poder divulgar o seu trabalho.

Além de permitir que você tenha uma boa base de contatos e consiga receber interações em seus conteúdos, fazendo com que o alcance de suas publicações seja grande, basta caprichar na sua descrição e na postagem, e ter um perfil campeão.

Quais os próximos passos após ter o seu portfólio?

Não custa lembrar que, mesmo que você tenha um bom portfólio, é fundamental aprender mais sobre como divulgar o seu trabalho. Entenda como você pode criar boas redes de relacionamentos e cada vez mais contato com pessoas da sua área para crescer profissionalmente.

Além disso, continue sempre estudando e se aperfeiçoando como videomaker, para que você consiga aproveitar as oportunidades dessa área que está em alta e ampliar seus conhecimentos de mercado.

Agora que você já sabe onde pode criar o seu portfólio para videomaker com sucesso, que tal aprender um pouco mais sobre audiovisual? Baixe agora mesmo nosso ebook com o conteúdo mais completo sobre audiovisual e cresça ainda mais na sua carreira.

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *