Como montar um ótimo portfólio de redator

Como montar um ótimo portfólio de redator?

Você já pensou que quem trabalha como redator freelancer também pode ter um portfólio? Essa é uma estratégia bastante comum usada por designers e arquitetos para promover seus serviços.

Você já pensou que quem trabalha como redator freelancer também pode ter um portfólio? Essa é uma estratégia bastante comum usada por designers e arquitetos para promover seus serviços.

Para redatores, no entanto, isso também serve como uma boa ferramenta de apresentação de trabalho.

Está pensando em montar o seu portfólio de redator? Então não deixe de conferir estas dicas que separamos para você!

O que é um portfólio de redator

Basicamente, um portfólio é a forma mais adequada de você mostrar a qualidade e o respaldo de seus serviços a clientes em potencial. Essa é uma estratégia muito comum para designers, arquitetos e outros tipos de profissionais que trabalham com web. Normalmente, o acesso a esses portfólios é disponibilizado ao cliente por meio de um site ou plataforma com essa finalidade, ou até mesmo enviados por e-mail.

No caso de redatores freelancers, poucas pessoas percebem o potencial de montar um portfólio de qualidade para divulgar seus textos. Nem todos conhecem a utilidade de um portfólio digital para prospectar novos trabalhos, divulgar aqueles textos dos quais você tem mais orgulho ou até mesmo para melhorar sua reputação no mercado!

Através de um site ou de um arquivo PDF com design arrojado, o portfólio de um redator freelancer reúne artigos dos mais diferentes estilos, temas e propósitos. Versatilidade, sofisticação do texto e boa escrita são elementos essenciais de um portfólio bem escrito.

Com o tempo, esse repertório de trabalhos passados servirá como um verdadeiro cartão de visitas dos seus serviços, bem como uma plataforma de publicidade dos seus méritos para a escrita de artigos.

Como montar o seu portfólio

Você já entendeu a importância de realizar a curadoria do seu trabalho, mas como montar um portfólio de redator na prática? Para quem está apenas começando, fica um pouco mais difícil contar com textos já publicados em blogs institucionais, jornais e periódicos.

Na verdade, você pode elaborar e publicar seus próprios textos on-line por meio blogs, sites pessoais e de plataformas como o Wix e o WordPress. Uma vez criado o seu site, é hora de alimentá-lo com postagens regulares e relevantes!

Você também pode montar um portfólio de trabalhos já publicados, especialmente se já tiver algum tempo de atuação no mercado. Seja em blogs, ou até mesmo usando templates prontos do Google Docs, você consegue editar seus textos de forma visualmente atrativa, sofisticada e de fácil leitura.

Para quais pontos você deve se atentar

Correção gramatical e ortográfica

Essa é uma das principais preocupações de quem está montando um portfólio. Afinal, seu cartão de visitas deve demonstrar a qualidade de seu principal ativo: a escrita.

Por essa razão, erros gramaticais e ortográficos podem decepcionar os seus leitores. Esses erros têm um peso muito maior no portfólio de redatores, então releia e revise sempre seu trabalho para manter um produto sempre apropriado.

Evitar textos politizados e excessivamente categóricos

A maioria das empresas contrata produtores de conteúdo que sejam ghost writers. Ou seja, o redator se apropria da voz daquela empresa nos textos. Logo, não faz muito sentido falar sobre preferências e anseios pessoais.

Assuntos polêmicos, como a política, podem influir na forma como o mercado vê determinadas empresas, tornando-se um ponto delicado e raramente abordado.

Em caso de redações autorais, não há nada de errado em escrever textos politizados, com posições marcadas e fortes convicções. No entanto, isso pode passar uma mensagem enviesada para seus possíveis clientes.

Se você quer manter uma regularidade de trabalhos em seu dia a dia, é preciso escrever textos com os quais normalmente você não concorda na íntegra, especialmente se eles não são autorais.

Com um portfólio mais versátil, com diferentes estilos de linguagem e de posicionamentos, você será capaz de passar uma imagem pragmática e aberta a diferentes tipos de clientes.

Crie uma estrutura longeva para o seu texto

A redação web é um método utilizado para gerar conteúdos que posteriormente aumentarão a força de vendas de um determinado produto ou serviço. Por isso, bons resultados vêm de textos que geram tráfego, leads e autoridade sobre o assunto.

Ao ganhar posições nos rankings de busca, para seu texto permanecer no topo é preciso mantê-lo atualizado e relevante para os leitores. Logo, você precisa criar textos cuja estrutura facilite ajustes posteriores, como a ampliação e o aprofundamento do conteúdo.

Nesse caso, se você escreve textos que não contém essa característica, pode ser que eles fiquem parados no tempo, presos a eventos e situações que perdem a atualidade rapidamente.

Isso pode transparecer uma imagem inadequada para clientes em potencial. Ao criar um portfólio, concentre-se em escolher um tema e criar uma estrutura longeva para os seus textos.

Diferencie-se da concorrência

Seja por meio de um design arrojado (atenção à fonte utilizada, ela diz muito sobre você!), seja por meio de assuntos inusitados, seu portfólio deve chamar a atenção dos clientes e te destacar da concorrência.

Esse é um nicho de mercado cada vez mais concorrido, então é importante sair do lugar comum. Evite textos-padrão sobre temas já tratados em excesso. Se possível, adapte seu portfólio de acordo com a área de atuação de seus clientes a cada novo envio.

Isso pode ser um desafio quando seu portfólio está on-line, mas funciona bem para arquivos enviados por e-mail!

Atenção à periodicidade dos textos

Por falar em portfólio online, se você decidir divulgar seus textos dessa forma, é preciso ficar atento à periodicidade dos textos. Publique ao menos um texto novo por semana: isso garantirá maior visibilidade a seus trabalhos e mostrará que essa é uma atividade cotidiana em sua vida.

Inclua uma breve biografia

Além de uma variedade de textos, também é importante incluir em seu portfólio uma breve explicação sobre quem você é, qual a sua formação, seus interesses pessoais e os principais temas sobre os quais você costuma escrever.

Se possível, personalize essas informações de acordo com as necessidades de seu cliente em potencial. Isso te auxiliará a criar perfis profissionais mais atraentes para a contratação.

Divulgue seu trabalho

Descubra quais são as ferramentas corretas para você divulgar o seu trabalho. Procure saber quais são as melhores redes sociais para investir seu tempo e trabalho, bem como os melhores métodos para anúncios.

Hoje, existem guias na internet com dicas e conhecimentos sobre anúncios pagos, e-mail marketing, social media e eventos. Lembrando que, se você está vendendo seus serviços como copywriter, as boas práticas de marketing digital são essenciais, não é verdade?

Assim, você terá ferramentas disponíveis para fazer com que seu portfólio chegue aos clientes em potencial. Seja por meio do seu site, perfil ou até mesmo o bom e velho boca a boca.

Principais ferramentas para montar um portfólio de redator

Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a montar um portfólio de qualidade, seja no momento de sua elaboração, seja na hora de divulgá-lo. Confira nossa lista com algumas plataformas e outros instrumentos úteis para o redator web:

Contently

Está procurando uma plataforma simples e gratuita? Então o Contently é uma ótima opção para você! Com um visual minimalista e elegante, o site reúne trabalhos de jornalistas e conecta esses profissionais a empresas que precisam de produtores de conteúdo.

O Contently ajuda quem é mais experiente e tem um grande volume de trabalho para reunir. Tudo que você precisa fazer é listar os sites e os meios de comunicação para os quais você escreve, que um robô rastreia e cataloga tudo aquilo que você já assinou. Um recurso muito útil, não é mesmo?

Journo Portfolio

Como o seu nome sugere, o Journo Portfolio tem funcionalidades voltadas para peças jornalísticas. E, como possui uma interface muito fácil de ser manuseada, é possível criar um portfólio moderno sem ter que dominar as técnicas do Design nem quebrar a cabeça por horas. Basta escolher um dos temas e personalizá-lo, editando o número de trabalhos expostos e a quantidade de páginas que você deseja exibir.

O Journo Portfolio conta, ainda, com um atributo extra: ele tem uma plataforma para anunciar seus serviços de redator freelancer.

LinkedIn

Esta é, talvez, a alternativa mais famosa que vamos listar neste post. Usado por profissionais das mais diversas áreas e de todos os cantos do mundo, o LinkedIn permite que você atualize o seu perfil com experiências profissionais e seus respectivos feitos. Isso significa que é possível anexar documentos, fotos, links, vídeos e apresentações no seu perfil, criando uma espécie de currículo multimídia.

Além dessas possibilidades, o usuário ainda tem o poder de gerenciar as conexões da sua rede profissional. Dessa forma, qualquer freelancer pode destacar as suas principais qualidades e divulgar os seus serviços enquanto redator.

Medium

Conhecido por abrigar “textões”, o Medium não é exatamente uma plataforma para criar portfólios. No entanto, se trata de uma alternativa extremamente rápida para começar a trabalhar no seu primeiro site. Afinal de contas, você não precisa escolher um sistema de gerenciamento de conteúdos (o próprio Medium faz isso!) nem se decidir entre centenas de temas. É só criar uma conta e começar a escrever.

Pressfolios

O Pressfolios é outro site direcionado a jornalistas. Por isso, ele é baseado em dois princípios básicos: exibir e fazer o backup de trabalhos. Com um visual amigável, o Pressfolio é uma boa escolha para quem deseja apenas reunir os seus textos e não se preocupar com a parte técnica da página, como o código HTML.

Além disso, a plataforma salva automaticamente um arquivo PDF para cada texto enviado e salva essa cópia na nuvem. Dessa forma, você não precisa se preocupar com o desaparecimento do seu texto, mesmo que o site no qual ele esteja hospedado saia do ar.

Quietly

Com um design arrojado (uma foto de perfil e uma imagem de capa, assim como as do Facebook), o Quietly é uma plataforma desenvolvida especialmente para criar portfólios de redatores. Nele, você pode incluir:

  • um texto de biografia;
  • links para contas em redes sociais;
  • um currículo;
  • exemplos de textos recentes;
  • imagens e descrições personalizadas para cada uma das entradas;
  • links de trabalho;
  • uma lista com tópicos do seu interesse.

Com todas essas funcionalidades, do que mais você precisa?

Trakto

Uma ferramenta de marketing digital pode te ajudar a mostrar o seu trabalho para o mundo? Pode, sim, e o Trakto é uma prova disso. Este site é um editor on-line simples, no qual você pode administrar vídeos, fotos, textos e até mesmo gifs.

Depois, basta publicar o resultado e compartilhar o link — gerado automaticamente pela plataforma — com quem você quiser. Se preferir, você pode exportar os trabalhos em um arquivo PDF ou em uma imagem JPG.

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

As novas regras ortográficas te deixam com dúvidas? Quer saber o significado de algum conceito antes de publicar em seu portfólio? Utilize o VOLP para tornar seus textos impecáveis!

Revisão ortográfica e gramatical do Word e Google Docs

Word e Google Docs são editores de texto com ótimas ferramentas de revisão ortográfica e gramatical. Utilize essas ferramentas para finalizar seus textos e passar um pente fino em seu portfólio! Confira agora outras ferramentas que podem te ajudar nas atividades de revisão.

O que achou das nossas dicas para montar um portfólio de redator impecável? Aproveite para curtir a página do blog da Comunidade Rock Content no Facebook e acompanhar nossas publicações.

*Este post foi construído segundo as sugestões dos freelancers Rock Content: Aline Adolphs, Lia Vasconcelos, Tania Trajano, Karoline Torres, Silvio Couto, Rafael Fantini Ruiz, Jardel Rodrim, Kelly Zeferino, Fernando Paganatto, Lilian Larroca e Firmo Júnior.