Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 11/09/2018. | Atualizado em 19/10/2018


Ser freelancer é ser dono do próprio destino, ou seja, saber fazer as melhores escolhas todos os dias para produzir mais. Confira por que ter uma rotina é essencial para quem quer organizar a vida e ter sucesso!

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Ter uma rotina é um dos passos mais importantes para ser um freelancer de sucesso. Mas quem é seduzido pela carreira simplesmente pela ideia de fazer os próprios horários, pode acabar confundindo isso com não ter responsabilidades ou deixar de cumprir regras.

Se um freela é dono do próprio destino e pode trabalhar quando e onde quiser, ele é também quem deve se organizar para ser tão produtivo e eficiente quanto possível.

Faz quase dez anos que optei por essa modalidade de trabalho e hoje vou lhe mostrar que ter uma rotina pode ser exatamente o que faltava para você largar o escritório de vez.

Quais são os benefícios de ter uma rotina?

Para o convencer de que uma rotina é importante para o freelancer e útil tanto para quem opta por essa vida em full time ou apenas dedica suas horas vagas à tarefa, quero lhe mostrar alguns benefícios.

Todos eles podem ser conquistados com auxílio de metodologias de produtividade (como a técnica Pomodoro), paciência e ferramentas que o incentivarão a se manter na linha. Vamos lá?

Mais produtividade

A partir do momento em que alguém decide assumir trabalhos como freelancer terá de aprender como otimizar o próprio tempo. Há nada melhor para conseguir fazer isso do que estabelecer uma rotina.

Isso não quer dizer que terá de acordar todos os dias para trabalhar das 9h às 18h ou dedicar todas suas horas livres à carreira. Ser um autônomo mais produtivo é saber distribuir bem todos os jobs em uma agenda que funcione para você.

Algumas pessoas preferem trabalhar à noite porque o silêncio é um motor da produtividade. Outras não conseguem ficar acordadas até tão tarde e gostam de aproveitar as últimas horas do dia em seus próprios hobbies. Encontrar o intervalo do dia em que se está mais disposto a concluir determinadas tarefas que o ideal.

Você deve pensar que como freela sempre terá mais do que fazer do que em uma agência ou escritório. Será sua responsabilidade encontrar clientes, distribuir tarefas, fazer briefings, ir a reuniões, organizar o orçamento e, ainda por cima, fazer o seu trabalho. Ou seja, sem o mínimo de disciplina é impossível colocar tudo isso na balança.

Utilizar recursos como o Runrun.it para acompanhar o andamento de projetos e o tempo dedicado a cada um deles é uma boa ideia. Ele o ajudará também a criar orçamentos mais precisos e entender melhor seus hábitos.

A rotina de cada freelancer deve ser o que funciona para você. Alguns preferem trabalhar de dia e fora de casa, seja em cafés ou em espaços de coworking. O que lhe permitir fazer o máximo de tarefas e lidar com a prospecção e a administração do seu negócio será entendido com o passar do tempo e com a experiência.

Essa é grande vantagem de escolher esse caminho: todas as decisões, e a responsabilidade por elas, são exclusivamente suas.

Previsibilidade de renda

Um problema comum para quem trabalha por conta própria é lidar com contas e a necessidade de receber em dia. Por isso, utilizar plataformas como a da Rock Content pode ajudar. Com um volume bacana de trabalhos e clientes constantes é possível garantir uma renda previsível, calcular o tempo ideal para fazer as suas retiradas e manter um fluxo de caixa funcional.

Conforme mais parceiros são fidelizados, melhor você pode antecipar quanto renderá em um período, que pode ser de duas semanas, um mês ou até um ano. Contratos mais longos lhe dão a chance de construir um relacionamento e administrar com mais eficiência as finanças. Eles geralmente são resultado de uma rotina bem estabelecida.

Afinal, entregas periódicas serão parte da sua realidade e trabalhos oportunos também. Mas você só pode pegar mais tarefas se souber quando concluirá as que já têm. Por isso, ter um dia a dia organizado fará com que um freelancer renda mais.

planilha de controle de gastos

Maior organização

A partir do momento em que se cria uma rotina como freelancer é possível ser mais organizado. Essa organização se reflete em profissionalismo e estabilidade na carreira. Entretanto, ela só pode ser alcançada com vigilância constante.

É muito fácil sucumbir ao desejo de deixar todas as suas tarefas para a última hora. Isso fará, porém, com que você tenha dificuldade de se tornar a primeira opção para muitos clientes. Imprevistos acontecem, mas uma rotina fará com que você antecipe todos eles e esteja sempre um passo à frente da competição.

Tempo para se dedicar aos seus hobbies

Todo freelancer precisa conseguir tirar um tempo para si, o que pode ser difícil quando não se tem uma rotina bem definida. É improvável que você seja produtivo, principalmente nas profissões criativas, se não puder sair com seus amigos, ver o seriado de que gosta ou simplesmente passar um tempo brincando com os cachorros.

É possível fazer todas essas coisas, desde que o freela esteja com os trabalhos em dia. Para relaxar não há nada melhor do que ter a tranquilidade de um trabalho concluído e fazer uma pausa vai ajudá-lo a continuar motivado dentro da sua rotina.

Por onde começar?

Quer algumas dicas de organização que o farão ser um freelancer mais produtivo e lhe ajudarão a construir uma rotina? Selecionamos alguns hábitos imprescindíveis para quem quer se destacar nessa carreira!

Crie hábitos

Um freelancer não precisa trabalhar mais do que quem está em um escritório. Ele precisa apenas se organizar. Separe um tempo para concluir suas tarefas todos os dias e faça dele um hábito.

Estabeleça metas de trabalho

Planos de curto, médio e longo prazo são bons para nos guiarem para nossos objetivos. Defina uma meta em cima do que quer conquistar nos próximos três, seis e doze meses e atenha-se a ela.

Defina cronogramas realistas

Você será o responsável por equilibrar suas tarefas como autônomo. Então é hora de aprender a controlar o calendário. Nunca assuma mais compromissos do que pode cumprir e os distribua bem dentro da rotina, para conseguir manter os prazos em dia.

Faça planos para o dia seguinte

Ao terminar um dia de trabalho, separe um tempo para listar as tarefas que deve concluir no próximo dia. Assim você se manterá disciplinado e focado no seu trampo.

Há uma porção de recursos que podem ajudá-lo a começar. Navegue pelo blog da Comunidade e obtenha materiais gratuitos como o Kit de documentos para freelancers, que lhe ajudarão a se orientar em sua nova carreira.

Ter uma rotina pode ser muito mais simples com as ferramentas certas. O quadro de produtividade vai permitir que você entenda seus hábitos e se organize melhor. Entenda como ele funciona e baixe o seu clicando aqui.

Quadro de Produtividade Para Freelancers

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *