Por Patricia Piacentini

Mãe, jornalista e freela, que se divide entre os filhos e a produção de textos.

Publicado em 01/09/2020. | Atualizado em 26/06/2020


Tem dúvidas se enviar newsletter é uma boa estratégia para encantar clientes e fechar negócios? Descubra aqui como o e-mail marketing é a ferramenta ideal para manter um contato mais próximo com o seu público!

Você já checou seu e-mail hoje? A resposta para essa pergunta é, geralmente, afirmativa, sendo que essa checagem pelos profissionais costuma ocorrer mais de uma vez ao dia. O que queremos mostrar com essa pergunta é que esse canal tem amplo uso pelas pessoas e deve ser explorado pelo freelancer para se aproximar dos clientes, mostrar seu serviço e fechar negócios. Nesse sentido, ganha destaque o envio da newsletter.

Será mesmo que vale a pena investir tempo e recursos no e-mail marketing? Se você trabalha como freelancer e tem essa dúvida, precisa conferir este post. Continue a leitura, entenda a importância de se relacionar com o público por esse canal, veja 6 motivos para enviar newsletters aos seus clientes e entenda como usar essa ferramenta da maneira adequada!

Qual a importância de manter contato com seu público por e-mail?

Com a popularização das redes sociais e aplicativos de mensagens, muitos freelancers acabaram direcionando seus esforços para mostrar seus serviços nessas plataformas.

Mas, nessa história toda, como fica o e-mail? Esse é um canal que não pode ser negligenciado: um levantamento da MarketingSherpa apontou que 72% das pessoas o elegeram como o melhor meio para estar em contato com empresas e marcas. Já os números da Constant Contact mostram que 2 bilhões de e-mails são enviados diariamente.

Dessa maneira, utilizar o e-mail marketing, priorizando o envio de newsletter, deve fazer parte da estratégia do freelancer para melhorar a divulgação de serviços e o relacionamento com o público.

Isso porque o canal permite um contato mais pessoal e torna-se, portanto, uma maneira de converter seus leitores em clientes.

Powered by Rock Convert

Quais os 6 motivos para o freelancer enviar newsletters?

Quer saber com mais detalhes se vale a pena investir na newsletter para conquistar seus clientes? Confira 6 motivos para apostar nessa estratégia!

1. Constrói relacionamentos pessoais e permanentes

Quando utilizamos o e-mail, estamos diante de um canal que permite um contato mais personalizado com o público, porque você consegue falar diretamente com o leitor sem que haja anúncios e sem depender de algoritmos para ser visto, como ocorre com as redes sociais.

Você pode tratar seus clientes como amigos, mostrar que entende suas necessidades e está disponível para oferecer um serviço diferenciado. Com isso, é possível engajar o público, construir uma relação permanente e fechar bons negócios.

2. Economiza tempo do freelancer

Trabalhar com e-mail marketing é ganhar tempo na hora de educar seu público e divulgar seus serviços. Isso porque basta o freelancer dedicar-se à construção da newsletter que, de forma automática, consegue atingir toda sua lista de e-mails.

É uma ferramenta prática, que permite uma comunicação bem elaborada e que traz bons resultados, pois aumenta a visibilidade do seu negócio.

Sem contar os indicadores que o e-mail marketing proporciona, como taxa de abertura, taxa de cliques em algum link enviado e taxa de conversão. São dados valiosos que permitem analisar se a sua estratégia ou linguagem está ou não no caminho certo.

3. Divulga seus serviços e sua experiência 

É possível aproveitar a newsletter e contar sobre os bons resultados de cases de seus clientes. Você pode descrever como o seu serviço é diferenciado e toda a sua experiência em seu nicho. Assim, o público vai ter a prova de que seu trabalho é realmente de qualidade, o que pode ser o motivo que faltava para o cliente fechar um negócio com você.

4. Reativa clientes antigos

No mundo dos negócios, independentemente se você é freelancer ou não, o contato com os clientes termina, muitas vezes, com o fim do contrato. Nesse cenário, o envio de newsletter pode ser uma maneira de manter uma comunicação ativa, mesmo com os clientes antigos. Não é o caso de, a todo momento, enviar uma oferta especial, mas mostrar que você está disponível para uma futura parceria.

Aproveite esse canal também para mostrar que está trabalhando com novos serviços e ferramentas, o que demonstra seu crescimento profissional e como você pode agregar mais valor a seus serviços.

5. Eleva seu posicionamento no mercado

A newsletter, quando bem construída, pode elevar o status do freelancer. Não há problema algum em atuar como um microempreendedor individual, mas sabemos como pode ser difícil concorrer com a comunicação de grandes empresas do seu ramo.

Com o e-mail marketing, é possível transmitir uma imagem altamente profissional, sendo a melhor alternativa para passar uma boa impressão do seu trabalho para o público.

6. Não tem um custo alto

Por último, investir em uma ferramenta para o envio de e-mail marketing não vai representar um alto custo para o freelancer, visto o retorno que pode trazer com o engajamento de clientes e de novos negócios.

Como usar o e-mail marketing da maneira adequada?

Apesar de a newsletter ser uma estratégia importante para o freelancer, é fundamental enviar a comunicação adequada segundo o estágio do funil de vendas, ou seja, a jornada que o leitor vai percorrer até se tornar, de fato, seu cliente.

Acompanhe a seguir o tipo de newsletter segundo cada etapa do funil:

  • topo do funil — newsletters de boas-vindas, que tragam uma visão mais geral de seu nicho e que sejam de cunho educativo (com links de artigos para o seu blog), são indicadas nesse estágio;
  • meio do funil — momento de mostrar que você pode suprir a necessidade do cliente com e-mails que demonstrem que você é autoridade em seu nicho. É a hora de construir fluxos de nutrição atraentes que, com mensagens bem direcionadas e ofertas de materiais, demonstrem seus diferenciais;
  • fundo do funil — aqui as newsletters são encaminhadas para o leitor que considera fazer negócio com você, então, é o momento de mostrar seus produtos e serviços e destacar formas de entrar em contato.

Não se esqueça de conversar com os clientes que já contrataram seus serviços, enviando newsletters de agradecimento e que também funcionem como um canal de relacionamento mais próximo com eles.

Investir no e-mail marketing e enviar newsletter para seus clientes são atitudes que vão trazer maior visibilidade ao seu negócio, propiciando ao freelancer realizar uma comunicação mais personalizada e de qualidade com seu público.

Quer mais dicas de como profissionalizar sua carreira freelancer? Aproveite para baixar nosso material e descobrir como crescer em seu segmento, encantando e fidelizando seus clientes!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto