Por Bruna Venâncio

Literatura, filmes, séries e muita, mas muita música.

Publicado em 22/08/2019. | Atualizado em 27/08/2019


Estar sempre atualizado sobre estratégias de copywriting, mercado editorial, mercado publicitário e a vida de freela é importante, não é? Neste post, você vai conhecer 23 podcasts para redatores e freelancers — conteúdo para você se destacar na profissão!

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Diz aí: você ouve podcasts? Tem algum preferido? Costuma acompanhar canais para redatores e freelancers, isto é, que tenham conteúdo sobre a sua área de atuação?

Os podcasts são uma excelente forma de conhecer pessoas que atuam na mesma área que você e de aprender com a ajuda de bate-papos descontraídos sobre as melhores práticas de comunicação, publicidade, mercado editorial e sobre a vida do freela.

Os podcasts para redatores e freelancers, por exemplo, são uma forma de buscar conhecimento sobre escrita, storytelling e trabalhadores autônomos, assim como a rotina desses profissionais e sua forma de organizar o trabalho e as finanças. São coisas que você provavelmente não aprenderia em um curso teórico.

Esses meios de comunicação se tornaram muito comuns no dia a dia das pessoas, pois são portáteis, isto é, podem ser escutados em qualquer situação — no trânsito, por exemplo. Também são de fácil consumo, pois se tratam, em sua maioria, de conversas descontraídas com profissionais.

Além disso, os podcasts podem contar com a interação dos ouvintes, que enviam suas opiniões ou perguntas, e podem, portanto, participar da dinâmica proposta.

Se você vive em Marte e nunca ouviu falar em podcasts ou mesmo não identificou as vantagens de aderir a esse universo, aqui no blog da Comunidade Rock Content a gente criou uma lista dos podcasts que não podem faltar na sua playlist.

Solta o som aí!

1. Community Cast

Logo de cara, o recém-saído do forno Community Cast: o podcast da maior Comunidade de Freelancers do Brasil.

Lançado no dia 12/08/2019, o Community Cast tem como proposta abordar os principais temas e desafios sobre a Vida Freelancer. O primeiro episódio, por exemplo, já aborda alguns conceitos de Biohacking e dicas menos convencionais para aumentar sua produtividade.

Vale a pena conferir!

2. Gente Que Escreve

O Gente que escreve foi criado por Fábio Barreto e Rob Gordon em 2015.

Ambos são escritores e profundos conhecedores do mercado editorial e literário brasileiros. Fábio escreveu livros, como “Filhos do fim do mundo”, e contos, como “A velha casa na colina”, além de ser crítico de cinema e roteirista. Rob é autor do romance “Débora e a copa”, do conto “O dia em que a inspiração apareceu” e da webcomics “Terapia”.

No podcast, os escritores analisam autores consagrados, como Neil Gaiman e Stephen King, com o objetivo de desvendar suas estratégias de escrita, e discutem assuntos relacionados ao universo editorial, como o que fazer se der bloqueio criativo e como ganhar dinheiro escrevendo.

3. Projeto Humanos

Quem curte storytelling ou quer ver na prática como isso funciona, pode ouvir o Projetos Humanos. O podcast foi criado por Ivan Mizanzuk e conta histórias reais como se fossem narrativas ficcionais, dando relevância a elas e criando um tom sensível para os ouvintes.

4. Aparelho Elétrico

O Aparelho Elétrico é um site que auxilia empreendedores em todo o país a atuarem como freelancers e a aprimorar práticas de trabalho diárias, otimizar reuniões e criar conteúdo online de qualidade, apenas para citar alguns exemplos de temas abordados.

Nos podcasts, encontramos o mesmo conteúdo, porém em formato de bate-papo bem descontraído — e sincero — para quem quer começar hoje mesmo a empreender.

5. The Copywriter Club

O lugar do copywriter é aqui. Criado por Kira Hug e Rob Marsh, o podcast The Copywriter Club, produzido em inglês, é feito para quem quer conhecer o sucesso e o fracasso de quem trabalha escrevendo.

Os realizadores usam o espaço para entrevistar redatores, editores e produtores de conteúdo, debatendo temas que dizem respeito ao dia a dia do profissional que atua no mercado publicitário.

6. Writing Excuses

São seis apresentadores e, eventualmente, um convidado, debatendo sobre o processo de escrita, desde os gêneros, passando pela estrutura textual, até sobre como escrever um romance. Tudo em inglês.

O Writing Excuses é bastante voltado para a escrita literária, mas discute temas que fazem parte do dia a dia de qualquer redator, ou seja, mesmo que você não queira escrever um livro, vai conhecer muitas estratégias de copywritting e de escrita criativa.

O podcast também dá dicas de livros e de exercícios para os ouvintes praticarem.

7. Braincast

Um podcast bem interessante para quem atua ou quer atuar na área de comunicação e de publicidade. Produzido pelo B9, é uma verdadeira imersão no mercado publicitário, por meio da divulgação de cases inspiradores e de conversas descomplicadas entre publicitários e jornalistas sobre tecnologia.

8. Desafio Ex Machina

O Desafio Ex Machina cumpre o que promete em seu nome: é um verdadeiro desafio encarado em conjunto. A ideia é desenvolver o processo criativo a partir da criação coletiva de histórias. É conduzido por A. J. Oliveira e Jana Bianchi, que recebem convidados e, junto com eles, desenvolvem ideias compartilhadas pelos ouvintes no episódio anterior.

9. How To Be Awesome At Your Job

A ideia do podcast é dar dicas de produtividade para profissionais de qualquer área. Criado e apresentado por Pete Mockaitis, os programas sempre contam com um convidado, que é, geralmente, alguém que tenha assumido cargos de liderança ou seja especialista em sua área, para dar dicas aos ouvintes sobre como se tornar um profissional melhor e mais autônomo.

10. Leitor Cabuloso

Criado por A. J. Oliveira, o Leitor Cabuloso aborda filmes, séries e livros, entrevista autores e ilustradores e também abre espaço para comentar as dificuldades do mercado editorial.

11. Helping Writers Become Authors

Ser escritor não necessariamente é ser um autor, e é sobre esse processo de transição entre as duas áreas que o podcast Helping Writers Become Authors trata.

O objetivo é ajudar o escritor a entender como estruturar uma boa história e desenvolvê-la, além de tornar a sua escrita mais fluida ou até mais sofisticada, dependendo dos propósitos do autor.

12. Ditch Diggers

Ver o mundo da escrita sob a perspectiva do mercado não é tarefa fácil, ainda mais para quem está começando nessa carreira, ou mesmo para quem já trabalha como escritor, mas tem sentido dificuldade de lidar com prazos e com a instabilidade da carreira.

O Ditch Diggers, vencedor do Prêmio Hugo em 2017, tem a missão de ajudar o escritor a encarar a parte menos, digamos, criativa do trabalho. Apresentado por Mur Lafferty e Matt Wallace, tem linguagem descontraída, porque de rigorosos já bastam os prazos.

13. O Nome Disso É Mundo

Todo mundo já ouviu falar dos nômades digitais: gente que viaja o mundo todo trabalhando, passeando e, acima de tudo, conhecendo lugares incríveis.

No O Nome Disso É Mundo, ou apenas ONDEM, apresentado por Felipe Teixeira, você conhece histórias de alguns desses nômades digitais brasileiros que colocaram a mochila nas costas e migraram dentro do Brasil, além de estrangeiros que fixaram morada por aqui.

14. Curta Ficção

Curte ficção? Gostaria de saber mais sobre escrever nesse gênero literário? Pois, então, o Curta Ficção é o podcast perfeito para você!

Os responsáveis são os escritores Thiago Lee, Rodrigo Assis Mesquita e Jana P. Bianch. Em cerca de 30 minutos de conversa, eles trazem as melhores dicas de profissionais do mercado.

15. Os 12 Trabalhos do Escritor

Com a ideia de que o trabalho do escritor é um esforço hercúleo, isto é, um esforço excepcional, só comparável ao de um deus grego, André Vianco dá dicas sobre escrita para aspirantes a escritores no podcast Os 12 Trabalhos do Escritor.

Entre os temas, estão assuntos que fazem os recém-chegados a esse mercado perderem o sono: como publicar em uma editora ou como escrever um romance. Além disso, lá você encontra análises de séries e livros de grandes escritores.

Uma conversa cheia de referências para quem ama escrever.

16. É Nóia Minha?

A apresentadora do podcast É Nóia Minha?, Camila Fremder, é roteirista, escritora, publicitária e freelancer. Esses motivos já fazem dela alguém a quem vale a pena seguir nas redes sociais.

Recentemente, ela lançou o podcast abordando temas variados. Mas em um deles, dedicou-se a falar sobre mercado editorial junto dos convidados Pedro Pacífico, criador do Book.ster, e Julia Bussius, editora da Companhia das Letras.

O título do programa é Todo mundo quer escrever um livro? e vale a pena ouvi-lo, não só por conta do tom bem-humorado com que Camila conduz o bate-papo, mas pelas dicas valiosíssimas vindas diretamente de quem está dentro de uma editora.

17. Hot Copy Podcast

Se você é do tipo que quebra a cabeça para entender o mundo dos negócios no setor da escrita, conhecer as leis que regem a profissão e ainda quer ser um escritor ou editor de sucesso, precisa ouvir o Hot Copy Podcast.

Apresentado por Belinda Weaver e Kate Toon, redatoras australianas, a intenção desse podcast em inglês é que você aprenda não só a gerenciar sua vida como escritor ou editor, mas também conheça inúmeras técnicas de escrita.

18. This Is Your Life

Se você está começando a carreira como freela ou quer aprimorar seu conhecimento sobre gestão de tempo e organização de tarefas, então você deve ouvir as dicas de Michael Hyatt, que já foi CEO de uma editora e, hoje, se dedica a auxiliar na formação de novos líderes.

Em This Is Your Life, Michael ensina como delegar tarefas e a dizer “não”, quando necessário. É uma verdadeira aula para quem atua como freelancer. E você ainda pratica suas skills na língua inglesa.

19. Grammar Girl Quick and Dirty Tips for Better Writing

O Grammar Girl Quick and Dirty Tips for Better Writing foi o vencedor da categoria de podcasts sobre educação no People’s Choice Podcast Awards em 2017. E você também vai ter muito o que aprender com ele.

Se você costuma escrever em inglês e precisa de dicas rápidas, práticas e eficientes para escrever ainda melhor no idioma, a apresentadora, Mignon Fogarty, vai te ajudar a entender regras gramaticais, além de dar dicas de escrita e até sobre o universo editorial e a vida de freelancer. Imperdível.

20. Story-a-day Podcast

Como o nome indica, é um espaço para quem escreve todo dia — ou, ao menos, motiva redatores e escritores a escreverem diariament. Lançado em 2000 por Julie Duffy, esse programa em inglês desafia o ouvinte com exercícios diários de criatividade e apresenta comentários sobre a atividade da escrita, dando insights sobre o quê e como escrever.

21. Temacast

A formação do redator e do escritor pode ser muito variada e, quanto mais assuntos ele dominar e souber escrever a respeito, melhor! Então, faz todo o sentido acompanhar conteúdos variados, como os do Temacast.

Os assuntos são sobre história, biografias de personalidades e cultura geral. Se você se interessa por política e personalidades ou quer saber mais sobre língua portuguesa, cinema e artes, esse é o seu lugar!

22. Vida de Trainee

Por mais que você possa achar que não vai absorver nada desse podcast, já que está buscando trabalhar como freela, saiba que há muito a aprender com quem atua ou já atuou como trainee em grandes empresas.

No podcast Vida de trainee, você recebe dicas exclusivas de alunos ou especialistas no assunto que vão indicar formas de construir uma carreira. As informações são excelentes para quem quer empreender e se tornar um profissional autônomo.

23. Alô Técnica

Vamos supor que você seja freela há muitos anos, é um redator experiente e quer compartilhar suas experiências com outros redatores freelancers. Como proceder?

Em Alô Técnica, você aprende a criar, a desenvolver e até a divulgar seu podcast, se estiver interessado em atuar nessa área. Com certeza você tem muito a compartilhar com os amigos freelas e redatores espalhados pelo mundo.

Podcasts sobre escrita, mercado editorial, mercado publicitário e a vida do freela é o que não falta por aí. Se está buscando saber mais sobre esses assuntos, a gente pincelou os mais relevantes do momento para você ouvir e ficar por dentro!

Agora, conte para nós: já conhecia esses podcasts para redatores e freelancers? Achou que faltou algum na lista? Escreva aqui nos comentários!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *