Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 04/03/2018. | Atualizado em 05/04/2018


Entre milhares de abas do Google, documentos abertos e pastas desorganizadas, as planilhas podem te salvar.

E se eu lhe dissesse que existem planilhas para freelancers que podem tornar a sua vida mais simples? Elas conseguirão ajudá-lo a desempenhar as suas tarefas com mais eficiência, farão com que seja mais simples acompanhar as suas finanças e até podem fazer com que criar estratégias de conteúdo completas seja uma atividade muito mais simples.

Isso acontece porque o Microsoft Excel (e as suas versões para LibreOffice ou até aquela encontrada no Google Docs) é um programa muito dinâmico. Ele permite que calculemos automaticamente uma série de variáveis, criemos gráficos compreensivos das nossas atividades e até percebamos alguns padrões em nossas atividades. Fora isso, o programa e a sua estrutura de colunas fazem com que seja simples organizar-se em geral.

Se você pensar numa planilha aleatória de Excel verá que as suas linhas e colunas podem ser usadas para tudo. Alguns artistas as preenchem de cor e criam desenhos pixelados incríveis. Outros profissionais se utilizam dele para criar calendários, listas de tarefas e ferramentas automatizadas para a geração de orçamentos.

Quer conhecer algumas planilhas para freelancers que vão alavancar a sua produtividade? Confira então a lista que preparamos para você!

1. Planilha de tarefas

Você já pensou qual é a melhor maneira para acompanhar todas as tarefas que precisa concluir ao longo de um período sem perder o controle do quanto ganhou por cada uma delas? A opção mais eficiente para a maioria dos freelancers é uma planilha de controle de tarefas.

Em uma planilha de controle de tarefas para freelancers eles podem enumerar exatamente o que precisam fazer, quando precisam fazer e descobrir quantas tarefas serão necessárias para chegar a um determinado valor no final do mês.

Elas ajudam porque organizam o dia a dia, fazem com que seja mais simples entender quantas horas estão sendo dedicadas a sua carreira de profissional autônomo e permitem acompanhar o status de produção de cada trabalho.

Existem por aí centenas de modelos de planilhas para freelancers que ajudam a acompanhar o número de tarefas que um profissional precisa executar. Uma de nossas favoritas é essa, disponível gratuitamente no website da Microsoft. Com ela é possível acompanhar número de tarefa e datas de entrega.

Talvez você ache melhor incluir alguns campos na sua planilha. Como uma coluna para acompanhar os valores de cada uma de suas tarefas ou outra que faça a soma automatizada desses valores, gerando uma previsão de ganhos.

Planilhas de acompanhamento de tarefas são fundamentais para quem trabalha por conta própria porque permitem não se perder com o passar do tempo. Você sempre saberá exatamente quantas tarefas precisa concluir, quantas já concluiu, quais já foram debitadas na sua conta e o que ainda é preciso fazer para fechar o mês no verde.

Ficou interessado? Baixe agora mesmo a planilha de tarefas no site da Microsoft.

2. Plano de aulas

Nunca deixamos de frisar nesse blog o quanto estudar é importante, principalmente para os profissionais autônomos. É que quanto mais você investir na própria carreira, aprendendo conforme trabalha, maiores são as chances de aumentar seus ganhos e obter novas oportunidades de trabalho.

Mas todo mundo que estuda sabe que pode ser difícil acompanhar exatamente em que ponto dos estudos parou. O que precisa ser revisado e quais conteúdos já foram absorvidos. Fazer resumos também pode ser uma tarefa ingrata, principalmente porque perdemos o hábito de usar cadernos para isso.

Uma planilha de plano de aulas vai ajudá-lo a tornar o seu aprendizado mais eficiente. Lá você pode incluir notas feitas pelo seu professor e absorvidas em videoaulas e também aquelas suas anotações pessoais. Na hora de estudar ou revisar um conteúdo tudo será muito mais simples se você tiver uma ferramenta como essa em mãos.

Gostou da ideia? Então baixe essa planilha clicando aqui.

3. Planilha de orçamentos de pedidos

Colocar um preço no seu trabalho pode ser difícil, mas a partir do momento em que você entende quanto deseja cobrar por hora ou projeto deveria ser uma tarefa mais simples. Na prática, porém, criar orçamentos com uma estética profissional e definir exatamente quanto custa o seu trabalho para clientes pode ser maçante. Fazer as contas manualmente pode levá-lo a erros que vão custar caro para o próprio bolso.

Por causa disso recomendamos uma planilha de orçamentos para pedidos de clientes. Nela você pode cadastrar até 200 produtos e serviços e fazer o lançamento automático deles, gerando orçamentos compreensivos. Faça download no website do Rei das Planilhas.

4. Planilha de poupança

Todos nós temos muito a ganhar, como freelancers, de nos organizar financeiramente. Deixar um dinheiro guardado na poupança pode ajudá-lo naqueles meses em que o fluxo de trabalho simplesmente não dá conta de pagar todas as suas despesas. Mas acompanhar os investimentos nessa caderneta nem sempre é a tarefa mais fácil do mundo.

Principalmente quando um freelancer precisa se planejar. É muito mais fácil estimar o quanto é preciso poupar a cada mês para atingir um determinado valor capaz de dar ao profissional segurança financeira com uma planilha.

Por isso, recomendamos que você adote a ferramenta para melhorar o próprio relacionamento com o dinheiro. Uma planilha de poupança tem campos para a definição de metas e até de projetos específicos, como uma viagem ou compra de um equipamento.

E aí, pronto para começar a utilizá-la? Faça download dela no website da Microsoft.

Mas, para quem tem objetivos mais rotineiros, temos a Planilha de Controle Financeiro, que pode ajudá-lo a organizar sua produção e acompanhar seu rendimento mensal !

5. Planilha de ideias

Você tem um blog ou site e não sabe como organizar as ideias de postagens e pesquisas necessárias para a criação de conteúdos de alto valor? Uma planilha de ideias é o tipo de documento que pode ajudar.

Em uma planilha de ideias você listará as etapas de um projeto, suas tarefas, a quem ele está atribuído e qual é o seu prazo. Esse tipo de planilha para freelancers pode ajudá-lo a alavancar a produtividade, organizar em um único lugar tudo o que é imprescindível para a conclusão de um projeto e dividir em etapas acionáveis o próprio trabalho.

Para começar a utilizar uma planilha de ideias clique aqui.

Gostou dessas planilhas para freelancers? Aqui no blog da Comunidade Rock Content temos exemplos de alguns desses recursos que podem fazer com que a sua rotina fique muito menos complexa. Um de nossos favoritos é a Planilha de Controle financeiro para freeelancers. Baixe agora!

Posts populares com esse assunto