Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 08/11/2017. | Atualizado em 06/11/2017


Planejamento Estratégico tem como objetivo a definição de onde quer chegar, o entendimento da sua realidade e o estabelecimento de metas. Assim fica muito mais fácil alcançar o sucesso, certo?

Você já ouviu falar em planejamento estratégico e sabe exatamente o que isto significa?

Um planejamento estratégico é um documento que define a direção em que uma companhia deve caminhar. E ele é importante porque pode ser utilizado em projetos de qualquer tipo, sejam eles de gestão ou sejam de marketing.

Um planejamento estratégico pode ser feito em uma só página ou pode ser um documento composto de centenas de diretrizes. Tudo depende da complexidade do negócio e do projeto que se tem em mãos.

O que interessa a você saber é que a maioria das empresas e freelancers podem se beneficiar de ter um planejamento estratégico. Afinal, o próprio processo de definição dele é o suficiente para fazer-nos olhar ao redor e examinar melhor a situação de uma empresa/projeto. Onde ela está, em que direção quer ir e como fazer isto.

Obviamente, na falta de um planejamento estratégico as atividades de rotina continuarão a ser desenvolvidas. Entretanto, elas não terão o foco, senso de propósito e de prioridade que poderiam ter caso tivessem sido feitas com auxílio de um planejamento estratégico. Por isso, para lhe ajudar traçamos aqui um passo a passo de como compor um planejamento estratégico bem-sucedido.

Passo 1: Defina sua visão para o projeto

Definir sua visão é se focar num propósito aspiracional que sua empresa planeja atingir no futuro. Pense em algo que gostaria de ver resolvido nos próximos dois ou cinco anos e configure a sua visão ao redor disso. É ela que deve oferecer um direcionamento generalizado para o seu planejamento estratégico e descrever o quê e por que para tudo que você fizer.

Uma visão é o que a sua empresa deseja se tornar nos próximos anos e, em poucas palavras, como ela fará isso. Manter essa visão na mente dos seus colaboradores é o que fará um planejamento estratégico de sucesso.

Passo 2: Defina uma missão

Se uma visão descreve o que a sua empresa deseja ser no futuro, uma missão define o que ela é atualmente. Portanto, trata-se de um parágrafo ou dois que estabelecem o que a sua empresa faz, porquê e como.

É importante definí-la exatamente porque focar em sua missão será fundamental para chegar a sua visão. Uma missão e uma visão podem ser combinadas em um único trecho e ser, ao mesmo tempo, aspiracional e descritiva.

Passo 3: Estabeleça valores

Valores delimitam o que é importante para a sua empresa e descrevem suas crenças e comportamentos. Eles são aquelas coisas em que um negócio acredita e que permitirão que este negócio atinja sua visão. Defina bem os valores da sua companhia e integre-os em seu planejamento estratégico, para aumentar suas chances de sucesso.

Passo 4: Faça uma análise SWOT do problema

Uma análise SWOT avalia as forças (Strenghts), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) com que uma marca convive diariamente e que podem afetá-la no curto e médio prazo. Ela resume basicamente onde o seu negócio está no momento e o que precisa ser feito para que ele saia dessa posição.

Porque a análise SWOT indica caminhos para se percorrer rumo ao sucesso ela é uma parte integral de qualquer planejamento estratégico. Você não deve ter dificuldades em fazê-la se tiver tantas informações quanto for possível a respeito do projeto que tem em mãos.

Passo 5: Estabeleça metas

Coloque em seu planejamento estratégico quais são os objetivos que sua companhia/cliente busca ao longo dos próximos anos. Esses objetivos devem ir além da visão, ou seja, precisam ser mais descritivos do que ela para integrarem o seu planejamento estratégico.

O ideal é que eles sejam divididos em objetivos imediatos e objetivos de médio prazo, que direcionam você a uma meta maior. Eles tendem a funcionar melhor se obedecerem a regra SMART e forem específicos (Specific), mensuráveis (Measurable), alcançáveis (Achievable), realistas (Realistic) e funcionarem dentro de um cronograma (Time-based).

Passo 6: Crie planos de ação

Para chegar a completar os seus objetivos, o ideal é que você consiga traçar planos de ação. Isso significa que para cada uma das metas traçadas acima devem haver orientações detalhadas de como atingí-la.

O nível de detalhe varia caso a caso e vai depender do tipo de meta que você estabeleceu no seu planejamento estratégico. Mas independentemente de que tipo de planejamento você esteja fazendo, seja ele para o marketing, para a companhia em geral ou para outros departamentos o importante, é que sempre se comece do topo (visão).

Apenas dessa forma é possível garantir que o planejamento estratégico em questão não desvia de seus propósitos e está alinhado com suas expectativas de longo prazo. E pode-se direcioná-lo para que dele derivem os melhores resultados possíveis para seu cliente, projeto ou negócio.

O planejamento estratégico é sobre como sair do ponto A e chegar ao ponto B da maneira mais eficiente. Uma boa estratégia define a sua jornada e coloca metas a serem conferidas ao longo do caminho para que você avalie se tudo está correndo bem.

Dica: esteja atualizado!

Em geral, um planejamento estratégico precisa ser adaptável e conseguir sobreviver a mudanças e condições não antecipadas. Mas, de forma geral, uma companhia ou profissional que desenvolve planejamentos estratégicos para sua ações tende a obter melhores resultados do que aquela que não o faz.

Ao longo do tempo, você pode descobrir que parte (ou todo) o seu planejamento estratégico não corresponde com a realidade. Todavia, sua missão e propósitos devem permanecer os mesmos enquanto você se adapta a metas e objetivos mais flexíveis.

O tempo de duração de um planejamento estratégico vai depender muito das circunstâncias. Algumas empresas utilizam um mesmo planejamento estratégico por um ano inteiro e outras os fazem de três em três meses. Verifique a velocidade em que você deve responder a mudanças do mercado e adapte-se de acordo.

No mais, independentemente da situação em que você se encontra, esteja pronto para traçar um planejamento estratégico. É ele que vai garantir que seu negócio conseguirá atingir seus objetivos de longo prazo.

Gostou de aprender mais sobre planejamento estratégico? Baixe o quadro de produtividade e alavanque o seu desempenho!

Quadro de Produtividade Para Freelancers

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *