Por Luana Rios

redatora da Comunidade Rock Content, jornalista confiosa no poder da palavra para alumiar e mover. Pós-graduada em Marketing.

Publicado em 25/08/2017. | Atualizado em 19/05/2020


Você pode ter uma estratégia de marketing documentada, definir objetivos e tentar segui-los. Ou você pode ter apenas um blog e não fazer a menor diferença. Para evitar isso, parta para a ação por meio do planejamento e do controle de Marketing!

Você já tentou produzir conteúdo sem delinear bem a pauta ou sequer definir o formato do texto? Já sentou em frente ao computador esperando a inspiração chegar para começar a escrever seus textos? É, nós também sabemos o que é isso.

Até que, na prática, fica nítido que investir tempo no planejamento e controle desse fluxo de produção de conteúdo parece um melhor caminho do que seguir no tato, costurando linhas sem saber a peça final.

Hoje, nesse post, contaremos como e por que o planejar e controlar estão diretamente relacionados entre si e também com sua qualidade de vida profissional. Vamos lá?

Planejamento e controle: o que são?

Planejamento e controle são duas etapas diferentes e complementares, que podem estar a serviço de uma vida mais tranquila e leve, acredita? Sim, porque, ao contrário do que parecem oferecer juntos — que é a rigidez — esses dois processos, quando feitos corretamente, podem criar uma escada entre você e o seu objetivo. E o que você precisa fazer? Seguir o caminho e subir!

Já sem planejamento e controle, o que você tem à sua frente? Não fazemos ideia, assim como você também nunca fará. Podemos imaginar que há um tampão nos seus dois olhos e, provavelmente, um caminhar inseguro, sem direção.

Pois bem, é na etapa de planejamento que você alinha as expectativas do trabalho com o seu cliente, entende seu público, define seus objetivos, mapeia a concorrência e determina quais serão os primeiros passos. Mas, tudo isso? Sim! Por isso, a importância de planejar.

“Então, significa que eu tenho de seguir todo meu planejamento à risca na execução do meu plano?” Talvez! E é na etapa de controle que será possível acompanhar o que vem dando certo ou o que vem fracassando dentro do planejado.

Nesse sentido, é importante controlar o que foi planejado. Ou seja, os dois processos estão diretamente ligados para o sucesso de qualquer plano de ação profissional. Agora, vamos te mostrar na prática como é possível implementá-los, quais são os benefícios e que pontos podem ser observados durante o uso deles.

Materiais e leituras recomendados para planejadores de conteúdo!
Checklist de Planejamento de Pauta
Ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdo
Freelancers de planejamento de pautas: guia rápido sobre a plataforma
Brainstorming para planejamento: mais ideias para suas pautas
Entenda o que é uma Pauta de Conteúdo Avançado!
6 semelhanças entre La casa de papel e um planejador de pauta

Como colocar em prática?

Pense na seguinte situação: você tem um site e precisa produzir conteúdo para alimentá-lo, bem como para engajar seu público.

Seja qual for sua área de atuação ou temas que serão abordados, há diversos pontos que precisam ser delimitados antes de você se sentar em frente ao computador para escrever. Vamos conhecê-los?

Crie personas

Princípio básico para sucesso de qualquer negócio: conheça seu cliente. No caso da produção de conteúdo, é necessário criar estereótipos de pessoas para conseguir direcionar melhor essa construção.

Para isso, imagine e coloque no papel quais são os desejos e desafios dessa pessoa, quais dúvidas dela você pode sanar, qual a profissão, idade, nível de escolaridade, etc.

Todos esses elementos podem te ajudar a traçar o tipo de pauta que vai se adequar à sua persona e, com esses recursos, será possível encontrar uma linguagem, imagens e tipo de conteúdo que serão mais aceitos pelo seu público.

Defina seus objetivos

Agora que você já sabe com quem e como vai falar no seu site, é hora de clarificar o que deseja fazer com isso e onde quer chegar. O objetivo pode ser gerar vendas, fortalecer presença de uma marca na internet, atrair novos clientes ou fidelizá-los, por exemplo.

A partir dessas informações, a escada entre você e seu sucesso está mais sólida e quase toda pronta para você subir. Pode acreditar! E vamos ao próximo passo!

Escolha formatos de conteúdo

Definidas as personas e os objetivos, esse é o momento para você deixar a imaginação correr livre e solta para pensar: como vou responder às questões da minha persona? São diversos os tipos de conteúdo que você pode elaborar como infográficos, entrevistas, e-books, artigos, pesquisas e vídeos.

Crie calendário de posts

Escrever posts com antecedência — e folga — é importante para te deixar mais livre na busca de novos conteúdos, bem como mais disponível para os próximos passos de manutenção do seu marketing digital.

Ao definir, por exemplo, quais pautas serão produzidas para um mês inteiro você amplia seu olhar sobre a quantidade de trabalho necessária para manter seu site durante esse período. Ou seja, planejamento sempre!

Agora, lembre-se: seguimos para o próximo passo ao tempo em que continuamos a observar o planejamento, ok? Ou seja, planejamento e controle caminhando lado a lado.

Agora que você já compreendeu bem o planejamento de conteúdo, que tal ser Planejador de pautas da Rock Content?

E se você se interessou pelo assunto, vamos aprender a controlar o seu conteúdo!

Como controlar o que planejei?

Nesse momento, as métricas ganham destaque. Acompanhar o conteúdo que foi produzido e postado é o meio de avaliar se o planejamento está realmente te levando para o caminho que deseja ou para simplesmente decidir que ainda não há informações suficientes para trocar a rota.

Visitas e páginas mais acessadas

O número de visitantes únicos do seu site, bem como quais são os blog posts mais acessados dão indícios de como anda seu trabalho. Observe qual a média de um mês, por exemplo, e analise se está dentro da expectativa já alinhada com o cliente durante o planejamento, ok?

As páginas com o maior número de visitas e com maior tempo de visualização também apontam para o tipo de conteúdo que é mais consumido pelos seus leitores. Fique atento!

Canais de compartilhamento

Por onde as pessoas estão compartilhando o conteúdo que você gera? Esse pode ser indicativo dos canais que seu público mais usa a exemplo do Instagram e do Facebook. Analisar também os fatores que podem ter inspirado sua persona a compartilhá-lo é um caminho interessante para ir aperfeiçoando as próximas produções.

Ou seja, quanto maior o planejamento e controle mais chances de incrementar sua carreira profissional!

Conversão

Seu objetivo era gerar maior relacionamento com seus clientes? Observe quantas pessoas se engajaram com seu conteúdo, seja tirando dúvidas, criticando ou elogiando.

Atrair novos clientes? Acompanhe o crescimento do número de pessoas que entraram em contato procurando seu serviço e/ou produto, por exemplo.

Bem, dava para imaginar a importância de o planejamento e controle andarem lado a lado? Não, né? Mas agora, que você já tem uma noção de como essas duas etapas podem te ajudar a alcançar seus objetivos com mais segurança e foco, é hora de coloca-las em prática. Com certeza, haverá certezas e alegrias, bem como dúvidas e dificuldades, nós também sabemos disso…

Felizmente, a internet está cheia de ferramentas e aplicações que nos ajudam a controlar e planejar melhor. É por isso que todo freelancer de Produção de Conteúdo é um profissional digital!

E, se você achou esse artigo útil e quer um material para te ajudar a planejar pautas com o mesmo padrão da Rock Content, temos certeza que o material a seguir vai te agradar!

Checklist de Planejamento de Conteúdo Web

Posts populares com esse assunto