Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 03/09/2017. | Atualizado em 04/09/2017


O seu negócio — individual ou empresarial — precisa mesmo de um Planejamento de Marketing? A resposta é sim. Se você ainda não entendeu os motivos, este artigo vai abrir os seus olhos!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

O planejamento de marketing é um dos aspectos mais importantes de uma boa estratégia na área. E você até ouve o termo planejamento de marketing sendo usado por aí, mas nem todo mundo sabe exatamente o que ele significa.

Talvez o aspecto mais importante de um negócio seja o seu plano de marketing. Afinal, empresa nenhuma pode ser alavancada sem, de fato, vender algo. E é disso que se trata o marketing.

Se o marketing é como as vendas são feitas, então, um plano de marketing é sobre antecipar como as vendas serão feitas. Desenvolvê-lo, portanto, passa a ser uma maneira de superar suas falhas e aumentar a renda do seu negócio. Nenhum plano significa nenhuma venda, o que, por sua vez, significa que a sua empresa estará fadada ao fracasso.

Planejamento de marketing prepara seu negócio para ser proativo com relação ao mercado e, sem ele, você acaba apenas reagindo às mudanças e à concorrência. Isso significa estar sempre um passo atrás dos demais. Hoje, você vai aprender de uma vez por todas o que é um planejamento de marketing, qual a sua importância e que benefícios uma empresa tem a ganhar ao desenvolver um.

Então, o que é um planejamento de marketing?

Um planejamento de marketing é, basicamente, uma maneira de estabelecer o marketing de uma empresa, de seus produtos e de seus serviços. Esse planejamento abrange tudo, desde informações sobre o público-alvo até processos específicos que você usará para construir certos sistemas e estratégias de marketing.

O planejamento é, portanto, um documento, que ajuda a orientá-lo enquanto você constrói o seu marketing e garante que sua empresa se mantém no caminho certo para construir um negócio bem-sucedido.

Como todos os outros documentos de negócios, o planejamento de marketing não é estático. Ele precisa mudar e evoluir conforme uma empresa cresce e novas tendências aparecem por aí. Todavia, seu propósito geral, que é fornecer direção para alcançar seus objetivos comerciais, sempre permanece o mesmo.

Por que um plano de marketing é importante?

Muitos acreditam que planejamentos de marketing são vistos com exagero, mas isso não é verdade. Essa área do seu negócio deve ser vista com tanta importância quanto o produto ou serviço que você vende e você deve se lembrar constantemente que, sem ela, o cliente não conseguiria saber nada sobre o negócio. Há muitos aspectos que tornam um planejamento de marketing relevante e estes são alguns deles:

1. Para elaborar estratégias

Os planejamentos de marketing são estratégicos por natureza e forçam o seu autor a pensar adiante, considerando os efeitos da atividade promocional nas vendas e imagem pública da organização.
Grandes ideias falham sem um plano e ele é a única coisa que impulsionará a inovação e ajudará você a atingir metas de vendas. Por isso dizemos que o planejamento de marketing é fundamental na elaboração de estratégias.

2. Para formalizar ideias

Talvez o seu negócio esteja passando por mudanças e isso é ótimo. Essas mudanças podem ser uma nova logo ou uma linha de produtos completamente distinta do que você tradicionalmente comercializava. E, nessas horas, um planejamento de marketing pode parecer superficial frente a todos os desafios que a sua equipe já está enfrentando.

Mas não se engane. O processo de redação de um plano de marketing vai ajudá-lo a formalizar a ideia por trás dos novos desenvolvimentos, você verá áreas que não considerou, e como elas estão relacionadas com a mudança atual. Isso o ajudará a criar o novo plano ideal para a sua empresa.

3. Para alinhar objetivos de marketing com a estratégia de negócios

Quando não existe planejamento de marketing, ele e a estratégia de negócios andam distantes um do outro. Por causa disso são realizados anúncios dispendiosos, feiras e outras formas de promoção que pouco têm relação com a estratégia do negócio. E, como resultado, nenhum retorno financeiro significativo é entregue sobre o investimento.

Com um planejamento, por outro lado, organizações podem alinhar os objetivos gerais do negócio com a saída do marketing. Do jeito que deve ser.

4. Para obter financiamento

Quando você sabe exatamente o que precisa fazer, em termos de marketing, pode identificar áreas em que precisará de assistência financeira com muita facilidade. Apresentando um planejamento de marketing, gerentes e investidores terão confiança de entregar financiamento em suas mãos sabendo exatamente o que você pretende fazer com o dinheiro.

5. Para acostumar sua equipe com prazos

Empresas com alguns anos de estrada muitas vezes caem na armadilha de se acomodarem demais. Os clientes existentes continuam a pagar as contas e sempre parece haver um excedente no banco. Isso pode levar a escalas de tempo escorregadias para novos desenvolvimentos e iniciativas e, antes que você perceba, toda a organização pode estar parada.

Planejamentos de marketing são baseados em prazos possíveis para atividades promocionais. Ao estabelecer e aderir a esses prazos, sua empresa adotará automaticamente o hábito valioso de fazer as coisas no tempo certo, atingindo prazos e continuando a crescer.

Quais são os benefícios de um plano de marketing?

Todo planejamento de marketing deve atender às necessidades específicas de uma empresa e uma situação. Mas, ainda assim, todos eles têm componentes em comum que trazem benefícios semelhantes para as organizações. Mais colaboração e melhor desempenho são apenas alguns deles. Os outros, você confere na lista a seguir:

Mais colaboração entre funcionários

Quando você decide fazer do seu marketing um processo sistemático e formal, os membros de todos os departamentos precisam ser informados e envolvidos nisso. Afinal, marketing, vendas, operações, serviço ao cliente, TI e etc. devem ser colocados para colaborar.

É por envolver uma equipe mais ampla que o marketing torna-se uma ponte para a colaboração. Para constituir um planejamento forte, você precisa colher informações de todos. Essa colheita de informações leva à colaboração que melhora a comunicação entre os times e garante que a empresa inteira está em sintonia quando o assunto é a promoção de seus produtos e serviços.

Maior controle dos resultados

Agir apenas de forma reativa faz com que você tenha dificuldades para identificar padrões de mediocridade, sucessos e falhas. Se você não tem uma estratégia e um sistema de marketing formal, deliberado e auto-reflexivo, não há como descobrir que impacto seus esforços estão gerando.

Aí o marketing se transforma em uma despesa operacional e deixa de ser um investimento. Um planejamento de marketing cria um documento vivo que pode ser referido, analisado e ajustado tantas vezes quanto for necessário.

Anúncios únicos, e-mails esporádicos ou posts promovidos no Facebook aleatoriamente não têm contexto fundacional o suficiente para que a sua empresa consiga resultados. Planejamento é um sistema e estabelece as bases para rastreamento, análise de dados e melhoria contínua.

Fazer esse importante trabalho de base é o que vai garantir que os esforços promocionais de sua companhia funcionem de verdade.

Melhor retorno sobre investimento

Já falamos, no tópico anterior, que quem não tem planos e processos no lugar não pode saber o que está funcionando, e isso é especialmente verdadeiro quando o assunto é retorno sobre investimento. O ROI de um projeto só pode ser calculado se há rastreamento de metas e, apenas de posse desse cálculo você poderá direcionar bem a alocação de fundos para áreas de maior impacto.

Planejamento de marketing é uma boa ideia tanto para eliminar gastos inúteis quanto para encontrar novas oportunidades de lucro.

Distribuição da responsabilidade

Você certamente se lembra que um plano de marketing envolverá todos os membros da sua equipe, pois também falamos disso recentemente. O que não mencionamos foi o senso de responsabilidade que um bom planejamento de marketing incumbe em seu time.

A partir do momento em que todas as partes interessadas oferecem insumos para o plano, elas se tornam proponentes dele e, portanto, responsáveis pela sua execução. Cria-se entre seus colaboradores uma capacidade de rastreamento e gestão, pautada pelo documento supracitado. Seus prazos, metas e avaliações passam a ser normas pelas quais o sucesso pode ser medido.

Mais organização para os processos

Outro ponto extremamente positivo no planejamento de marketing é que ele fornece o gerenciamento necessário para alinhar as atividades funcionais da organização a fim de que ela alcance as metas estabelecidas.

Por orientar as discussões da gestão e a tomada de decisões, além da determinação de recursos e requisitos orçamentários para atingir determinados objetivos, ele aumenta a eficiência operacional e traz mais organização para os processos.

Imagine, por exemplo, que você precisa produzir conteúdo para um blog e esse conteúdo tem que ser revisado por uma outra pessoa e aprovado por uma terceira. Sem um planejamento, todo esse processo não pode funcionar jamais.

Cada etapa precisa estar bastante clara, evidente e alinhada para que tudo corra muito bem. Com os outros elementos do marketing é a mesma coisa. Da criação de campanhas a simples postagens em redes sociais: tudo precisa funcionar de acordo com o esperado.

Sintonia de expectativas

O planejamento de marketing oferece um caminho claro e compartilhado que ajudará os diferentes elementos da organização a trabalharem em uníssono para alcançar um objetivo em comum. Isso significa sintonia entre expectativas e realidade e, evidentemente, melhores resultados.

Planejar dá à sua empresa um manual de instruções completo para o sucesso. Com ele, todos saberão exatamente quais são os objetivos e o que é esperado deles para chegar lá.

Diminuição de riscos

Por último, planejamento estratégico reduz o risco, especialmente em períodos de incerteza econômica. Mesmo porque, como parte do processo, você terá de avaliar a situação atual, recursos, pontos fortes e fracos, ambiente de negócios e concorrência. Dessa maneira, você estará mais bem equipado para tomada de decisões, minimizando portanto o risco.

Se você está sempre ocupado lidando com pepinos no dia a dia, pode acabar sentindo que não tem tempo para o planejamento. Todavia, ao desenvolver estratégias dessa natureza para orientar suas operações e estabelecer objetivos, você deixa de andar às cegas por aí. Um planejamento de marketing de longo prazo simplesmente aumenta suas chances de sucesso.

Eu preciso de um planejamento de marketing?

Sem sombra de dúvidas! Um planejamento de marketing é o seu guia para promover e expandir o negócio com sucesso e vai ajudá-lo a responder às principais perguntas que surgirão pelo caminho. É ele que indicará como você posicionará sua empresa no mercado e se diferenciará da concorrência e como chegará aos seus clientes. E nele estarão determinados seus objetivos de vendas e onde a sua empresa anunciará.

Todas essas questões são salutares para que o empresário consiga prosperar. Não obstante, um plano de marketing pode ajudá-lo a garantir que você está utilizando os recursos disponíveis da maneira mais eficaz.

Com o planejamento de marketing ideal você terá um plano de ação em que pode confiar, sabendo que está alinhado com os objetivo de sua companhia. Afinal, você já terá identificado o seu público-alvo e decidido quais são os meios de comunicação ideais para divulgar seu negócio. Terá também traçado objetivos, estratégias e táticas para atingir suas metas e escolhido as métricas adequadas para ajudá-lo a rastrear seu progresso.

Em suma, não estará se envolvendo com atividades de marketing em vão e sim trabalhando estrategicamente com um (ou vários) objetivo muito claro em mente.

É provável, porém, que o maior benefício de preparar um plano de marketing não seja vê-lo ficar pronto e sim passar por seu planejamento. Toda a experiência adquirida durante o processo, em que você mergulhará fundo no próprio empreendimento e terá de pensar questões importantes relacionadas a ele, é muito oportuna. Ela cairá bem sempre que você encontrar obstáculos que precisem ser superados pelo caminho.

De forma geral, o marketing é um dos aspectos mais importantes de um negócio. Se você quiser ser bem-sucedido, deve concentrar-se nele. A criação de um sólido planejamento de marketing pode ajudá-lo a guiar-se ao longo dos tempos, mantendo-o focando na obtenção das metas que você determinou e apoiando o crescimento do seu negócio.

Um erro comum, que muitos de nós cometemos, é pensar que estratégias de marketing são coisas praticáveis apenas para as grandes empresas com inúmeros departamentos e diversos funcionários. Mas os planos de marketing podem fazer bem para pequenos empresários e até mesmo indivíduos.

Você não precisa ser dono de uma multinacional para ir longe com ajuda do marketing. Basta pensar no seu planejamento com muita atenção e o quanto antes.

O marketing é um desafio para muitos, até que a experiência os ensine por tentativa e erro. Entretanto, se você começar com um plano de marketing, suas chances de ir bem nessa empreitada são muito maiores.

Se você gostou do conteúdo ou ficou com alguma dúvida, deixe um comentário e participe da discussão!

 

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *