Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 22/01/2018. | Atualizado em 23/01/2018


Entenda como e quando o planejamento a médio prazo deve ser adotado. Ele tende a endereçar soluções um pouco mais duradouras do que aquelas que oferecemos no planejamento de curto prazo.

Existem várias situações nas quais o planejamento a médio prazo é adequado. Nos negócios, particularmente, o planejamento a médio prazo tem características específicas que o tornam mais ou menos adequado para determinados momentos. No caso, ele tende a endereçar soluções um pouco mais duradouras do que aquelas que oferecemos no planejamento de curto prazo.

Pense, por exemplo, que em um passado recente foi detectada a dificuldade de manter colaboradores alinhados quanto ao uso de uma tecnologia. A solução encontrada para responder a este problema brevemente foi oferecer webinars que contemplavam o tema. Depois da oferta foi possível perceber uma melhoria clara no uso dessas ferramentas e esses efeitos seriam melhores para a companhia se replicados.

Portanto uma solução de médio prazo seria instituir treinamentos que ocorrem em intervalos periódicos e atualizam os conhecimentos da sua equipe. Essa solução de médio prazo seria a ideal para garantir uma performance de qualidade por um tempo estendido.

Mas quando o planejamento a médio prazo é adequado para as equipes de marketing? Entender isso fica mais fácil quando definimos os intervalos de tempo que significam curto, médio e longo prazo.

Quando falamos em curto prazo geralmente não estamos nos planejando por mais de 1 ano. Em médio nos referimos ao período entre 1-3 anos a partir de agora. E em longo prazo ordens de magnitude superiores aos 3 anos.

Um planejamento a médio prazo em marketing quer dizer se preparar para as coisas que serão essenciais para atingir suas metas de longo prazo. Talvez igualar as suas vendas a de um grande competidor para no futuro superá-las. Ou atingir um nível de lucratividade capaz de firmar a sua marca entre as mais conhecidas do mercado, ainda que não a coloque em posição de liderança imediata.

O planejamento a médio prazo é, consequentemente, uma forma de adequar lentamente uma estratégia até que se possam colher os frutos esperados. O momento ideal para fazê-lo é quando o seu plano de negócios começa a considerar o futuro. Afinal, sua estratégia de divulgação e aquisição de clientes precisa sempre estar atrelada a ele.

Abaixo lhe mostraremos melhor quando e como fazer o planejamento a médio prazo. Atente-se ao fato de que estamos levando em consideração aqui, especificamente, as demandas da produção de conteúdo.

Quando há urgência para chegar lá, mas ainda não há um caminho

Talvez você já tenha trabalhado com muito projetos de conteúdo ou este seja o seu primeiro. Invariavelmente, porém, você perceberá que esse tipo de trabalho costuma atingir alguns gargalos. O maior deles diz respeito a urgência de se atingir uma meta.

É comum que clientes tenham expectativas altas com relação a conversões e outras medidas que compõe o retorno de um investimento. Entretanto sabemos que não é possível colocar o carro na frente dos bois, ou seja, entregar resultados sem antes fazer com que o cliente atravesse por completo a sua jornada. Nesses momentos o planejamento a curto prazo é ineficiente e o a longo prazo distante demais.

Aí entra o planejamento a médio prazo. Com ele é possível criar uma rota que fará o seu conteúdo conduzir a essas conversões. E por meio dele você será capaz de criar atalhos e acelerar a obtenção de resultados.

Quando seus objetivos são complexos demais

Frequentemente este é o caso na produção de conteúdo. Embora tenhamos como principal objetivo a conversão ele não é o único que nos satisfaz. Levar um cliente a identificar um problema, considerar o produto que estamos tentando vender e se familiarizar com ele muitas vezes é uma meta também.

Aqui o planejamento a médio prazo funcionará a favor do seu trabalho. Ele permite que sejam criadas estratégias de ação tão elaboradas quanto os objetivos que se pretende atingir. E, dessa forma, aumenta a probabilidade de chegarmos a todos os resultados desejados.

Pense no planejamento a médio prazo, neste caso, como a solução de uma equação com múltiplas variáveis. Ele apontará tantas ações quantas for possível utilizar para chegar a um objetivo complexo e criará oportunidades para que um negócio se beneficie delas.

Quando é preciso fortalecer um processo, não gerar uma ação

Na introdução desse texto citamos um exemplo comum em que o planejamento a médio prazo pode mudar a rotina de uma organização. A instituição de treinamentos é, acima de tudo, uma forma de fortalecer processos. É claro que ao longo de sua implementação temos como resultado uma melhoria na performance, mas o motivo pelo qual esse instrumento foi adotado é outro.

Se no lugar de atuar paliativamente compensando as dificuldades das nossas equipes pudermos antecipá-las temos uma vantagem clara. O mesmo acontece, como você já deve ter imaginado, no planejamento de conteúdo.

No instante em que uma equipe, atividade ou negócio pode melhorar a forma como lida com a produção de conteúdo ele tem muito mais chances de gerar conversões. E, ainda que elas não aconteçam, pode-se aprender muito com os próprios erros.

Tornar o processo mais fortalecido é então uma forma de qualificar toda uma atividade. Na maioria das vezes isso gera uma ação específica, mas ainda que não aconteça, conhecimento é acumulado para experiências futuras.

Quando é necessário se preparar para o inesperado

Se o longo prazo é olhar para o futuro e o curto prazo endereçar problemas do presente, o que o médio prazo soluciona? Sempre que um negócio elenca as suas prioridades ele tende a se concentrar nos dois primeiros, esquecendo da importância do último.

O planejamento a médio prazo tem como principal característica nos ajudar a adaptarmo-nos a mudanças de cenário. Melhorar a sua estratégia de conteúdo no médio prazo pode ser a sua tarefa mais desafiadora. Principalmente porque exige considerar propósito, paciência e disciplina.

Abraçar o médio prazo é ter foco nos valores que fazem com que o seu trabalho se destaque. Para fazer isso é preciso estar sempre atento às metas traçadas para o futuro, mas, ao mesmo tempo, pronto para moldar resultados a fim de atingi-las.

Entendeu o que é um planejamento a médio prazo e quais são os momentos mais adequados para fazê-lo? Esperamos que sim. Com os conhecimentos elencados aqui ficará mais fácil trilhar uma carreira no planejamento de conteúdo e aumentarão as suas chances de criar estratégias de sucesso.

Lembre-se que o planejamento a médio prazo sempre considera iniciativas que deram certo a curto prazo. E, ao mesmo tempo, se prepara para contemplar e atingir as metas de longo prazo. Para entender melhor como isso se aplica na prática confira o Checklist de planejamento de pauta!

Posts populares com esse assunto