Por Ana Cavalcanti

Redatora na Rock Content.

Publicado em 17/07/2017. | Atualizado em 24/07/2020


Se você está ansioso pelo início da próxima temporada, pode recapitular o melhor da série Game of Thrones até agora — e de quebra descobrir qual é o seu perfil de freelancer de produção de conteúdo nas crônicas de gelo e fogo!

Imagem de capa por Eran Mendel

Quem acompanha a série Game of Thrones sabe bem o que é esperar, ansiosamente, por um novo episódio ou temporada.

Não, você não está sozinho! Quando o assunto é a disputa pelo Trono de Ferro, todos queremos sempre mais.

Por isso, se você quer saber qual personagem da trama representa melhor o seu perfil como freelancer? Descubra agora quem você é em Game of Thrones!

Arya Stark

1x02-The-Kingsroad-arya-stark-24505995-1280-720

Ser como Arya Stark significa gostar de aprender coisas novas, ser dedicado e nunca dispensar um bom desafio. Esses produtores de conteúdo se sentem instigados a assumir até mesmo tarefas urgentes ou que têm um nível de complexidade maior.

Se o universo da produção de conteúdo para a web fosse mesmo uma série de TV, certamente, um freela como esse seria o personagem preferido de muitos — já que é sempre elogiado por revisores, clientes e todos aqueles que leem os seus excelentes textos.

Jaime Lannister

a-game-of-thrones-season-4-jaime-lannister

Jaime Lannister é um personagem que aprende muito ao longo da trama. No início, ele parecia ser apenas um dos vilões da série, mas com o tempo vai ganhando cada vez mais a empatia do público e mostrando que é capaz de evoluir.

Assim como Jaime, alguns produtores de conteúdo começam a escrever cometendo alguns erros e apresentando vários vícios de linguagem, mas ao longo do tempo — com a ajuda dos feedbacks de revisores e clientes — vão aprimorando a sua escrita. Esses freelas têm um potencial incrível, pois aprendem com seus erros e estão sempre melhorando.

Jon Snow

Jon-Snow-game-of-thrones-19933940-1280-720

Primeiramente, “You know nothing”. Esse produtor de conteúdo é aquele que, assim como Jon Snow na visão de Ygritte, não sabe o que está dizendo.

Ele não procura se informar sobre o tema dos artigos, não lê as referências e escreve sem ter uma boa fundamentação. Esse tipo de freelancer não parece ter sede de informação e conhecimento, deixando seus textos a desejar no quesito mais importante para uma boa escrita: o conteúdo.

Joffrey Baratheon

Joffrey-1

Estes são profissionais bem difíceis de lidar. Na produção de um conteúdo, assim como em tudo na vida — ou na ficção —, erros podem acontecer.

O problema é que, assim como Joffrey Baratheon, há sempre aquele que não admite que tem algo a aprender. Eles ficam extremamente irritados quando revisores ou clientes precisam modificar os seus textos, por alguma razão. Joffrey — digo… freelancer! — nunca se esqueça de que os clientes conhecem bem o mercado em que atuam e, consequentemente, o que as personas esperam de seus produtos ou serviços!

Sendo assim, tire o “rei da barriga” e escute o as pessoas têm a dizer. Afinal, aprendizado nunca é demais!

Ned Stark

Ned-Stark-1x01-Winter-Is-Coming-lord-eddard-ned-stark-22731008-1280-720

A princípio, pode parecer bom ser como Ned Stark, mas todos que assistiram ao penúltimo episódio da primeira temporada sabem que não é bem assim.

Assim como o ex-lorde de Winterfell, esses freelancers não sabem seguir regras: não respeitam os prazos de entregas nem pedidos de clientes e, por isso, não têm muito futuro como produtores de conteúdo freelancers.

Eles têm tudo para usar todo o seu conhecimento e potencial, escrevendo belos textos, mas como disciplina e organização — qualidades fundamentais para sobreviver na área — não são o seu forte, seus dias estão contados!

Petyr Baelish

aidengillen

Petyr Baelish, ou Little Finger, é um personagem inconstante e, nesse sentido, se assemelha aos produtores de conteúdo que não mantêm um mesmo padrão de qualidade em seus artigos.

Ou seja, alguns desses conteúdos podem ser muito bons e outros bem ruins. Isso significa que, como profissional, possui uma boa formação e consegue produzir bem, mas nem sempre faz questão de fazê-lo.

É difícil saber o que esperar desses profissionais porque, assim como Petyr Baelish, eles estão sempre oscilando entre o bem e o mal.

Tyrion Lannister

Tyrion-Lannister

Esse é um personagem inteligente, sagaz e criativo. Representa os produtores de conteúdo que conseguem convencer qualquer prospect com as suas ideias.

São sempre procurados, por saberem escrever bem sobre qualquer assunto e expor os seus argumentos com clareza.

Além de saber como despertar a empatia do leitor, esses produtores de conteúdo sabem exatamente qual é o interesse das personas — pois sempre leem com cuidado a proposta de um freela. Portanto, se você é como Tyrion Lannister, os seus textos são sensacionais!

White Walker

White_Walker_2x10

Nesse caso, a analogia é bem simples: — o que você faria caso encontrasse um White Walker por aí? É bem provável que você correria, não é mesmo?

Portanto, se você é um freelancer, não queira ser uma espécie de White Walker da produção de conteúdo para web.

No mais, se você acredita que existem mais lições dos que as que eu abordei, deixe aqui embaixo o seu comentário. Quem sabe não atualizamos o conteúdo e colocamos os créditos para você? 😀

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *