Perfil de redator: Descubra qual X-men você é

Perfil de redator: Descubra qual X-men você é

Os X-men foram por muito tempo um dos carros-chefe da Marvel, tanto nos quadrinhos quanto nas séries animadas (especialmente a dos anos 90 e X-men Evolution) e também nos cinemas — quando os filmes de super-heróis ainda não eram uma febre e ser nerd não era um elogio.

Os X-men foram por muito tempo um dos carros-chefe da Marvel, tanto nos quadrinhos quanto nas séries animadas (especialmente a dos anos 90 e X-men Evolution) e também nos cinemas — quando os filmes de super-heróis ainda não eram uma febre e ser nerd não era um elogio.

Uma coisa legal dos X-men, é ser uma história que aborda temas extremamente polêmicos a atuais como: o preconceito, a segregação racial e a intolerância com aquilo que não é considerado certo — ou normal — pela sociedade. Os mutantes não eram aceitos e eram vilanizados.

Outra característica interessante é o fato de cada mutante ter seu próprio poder, diferente de todos os outros, e como cada um encara a sua peculiaridade, como um dom ou uma maldição e como escolhem utilizar os seus respectivos poderes.

Ao pensar nos poderes e personalidades de cada X-Men, percebi que muitos deles se encaixam em perfis de redatores. Cada redator tem sua peculiaridade característica, seu estilo que algumas vezes são extremamente positivos, mas em outras, nem tanto.

No post de hoje vou lhes mostrar diferentes perfis para você descobrir qual o seu, na hora de X-crever para a web:

Wolverine

Esse é um redator que dá trabalho. Possui alguns vícios que são difíceis de abrir mão (de linguagem, não estou falando de charutos e cerveja), muitas vezes porque ele não quer.

Mas o Wolverine tem uma característica fundamental para um bom redator: a persistência. Não importa quantos feedbacks negativos ele tenha, ele não desiste, ele se regenera e procura melhorar. Esse redator sabe que a melhor escola é a prática e a constante leitura. Para atingir o sucesso, é preciso ter garra!

gifwolwerine

Ciclope

O redator Ciclope, a exemplo do personagem, infelizmente só enxerga o mundo a sua maneira. Tudo para ele só tem uma cor, seus textos não se adaptam a diferentes personas, a linguagem e o estilo são sempre os mesmos, fazendo com que ele pareça escrever sempre apenas para pessoas do seu nicho.

Não dá para escrever um texto sobre advocacia com mesma linguagem usada para um texto sobre moda de praia. Tire os óculos Ciclope, veja o mundo com os olhos da persona, talvez você não machuque ninguém.

Hank Mccoy, o Fera

O pseudônimo desse redator fala por si só, os seus textos são deveras aprazíveis (Feras!). Porém, ele gera um tênue descontentamento: cientista e diplomata que é, o redator Fera é demasiadamente formal. A admoestação que outorgo ao Fera é procure permutar alguns vocábulos excessivamente formais para melhor dialogar com a persona.

Vampira

Essa redatora também pode ser chamada de redatora Copyscape. Afinal, ela visita as referências e rouba um pouco de cada texto. Isso não é legal, gostamos de poderes novos e não de ver alguém imitando o que outro mutante já faz, não é verdade?

Magneto

Magneto é um mutante poderosíssimo. Porém, apenas quando o ambiente é favorável. Coloque ele em quarto feito de plástico e ele toma uma surra do Groxo.

Esse redator é, então, muito bom, porém apenas quando escreve sobre o tema que domina. Quando tenta se arriscar em pautas que não tem muito conhecimento, a qualidade dos seus textos fica bastante enferrujada.

Mística

Em contraponto ao Magneto, temos a redatora Mística. Essa é a redatora dos sonhos. Se adapta a qualquer tipo de persona e de texto.

Se o público é feminino ela escreve como uma amiga, consegue fazer um texto ótimo para o rival do seu time de coração, consegue escrever como um imbecil para um blog machista, e até como um nerd para um cliente de TI. Não importa o tema e não importa a persona a redatora Mística fará um bom texto.

Juggernaut

Esse redator consegue dificultar bastante a vida de qualquer leitor ou revisor, afinal, ele passa por cima de tudo e de todos e nunca pontua as suas frases, fazendo parágrafos frasais, assim quem está lendo não tem folga nem para respirar e quando você espera um ponto final ele coloca uma conjunção, como afinal ou dessa forma, e continua escrevendo uma frase gigante e sem fim e dessa forma o parágrafo acaba ficando confuso e de difícil compreensão para o leitor.

Fênix

Ele deixa o texto expirar e quando você está prestes a delegar a tarefa para outro redator (ou até depois de já ter delegado), ele ressurge das cinzas com o texto pronto.

Conforme sabemos Fênix tem tanto o poder de criar como de destruir e esse redator pode ser tanto herói quanto vilão. Pode nos salvar com um texto na última hora ou nos comprometer, com um prazo atrasado ou recebendo dois textos de redatores diferentes para a mesma pauta.

Mercúrio

O mutante roubou a cena no último filme com pouco mais de 10 min em cena e ainda vai aparecer no próximo Vingadores. Ele precisava estar nesse post. Esse redator faz bons textos, porém eles foram nitidamente escritos correndo.

Isso deixa os textos com errinhos bobos, palavras duplicadas, letras trocadas, espaçamentos duplos e muitas vezes ele repete suas introduções para temas parecidos, economizando tempo de criar uma nova. Revisar, não existe no vocabulário do Mercúrio, afinal ele estaria perdendo tempo de escrever mais textos.

gifmercurio

Noturno

O redator Noturno agrada quem lê, pois faz coisas incríveis. Ele, porém, é bastante inconstante e muda de assunto repentinamente.

Antes mesmo de concluir o que está dizendo sobre um tema “puf” (onomatopeia referente ao barulho que ele faz ao se teletransportar), ele simplesmente começa a falar sobre outra coisa completamente diferente. Isso pode deixar o leitor a ver navios, afinal ninguém gosta de no meio da leitura sobre um assunto específico ter o seu raciocínio “puf”.

O CTA de hoje será um pouco diferente, não vou pedir para você comentar, afinal se você gostou do texto vai acabar comentando. Hoje lanço um desafio, se esse post atingir 80 compartilhamentos no Twitter, escreverei a parte 2 com mutantes como: Professor Xavier, Gambit, Lince Negra (minha preferida), Tempestade, entre outros (pode sugerir nos comentários). Mais chances para você identificar a você ou outros redatores que conhece. Vejo vocês na parte 2?

Deadpool

Já sabe não é? Texto da Marvel, tópico pós CTA. Deadpool não poderia ficar de fora e tem um defeito seríssimo, não leva nada a sério. Abusa do senso de humor nos seus textos e, independentemente da persona, ele sempre quer colocar uma piadinha no meio.

Deadpool deveria ter aprendido a lição com Rocket Racoon e entendido que o humor é ótimo, mas acompanhado do bom-senso.

“puf” completamente interrompido.