Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 15/11/2017. | Atualizado em 19/05/2020


A pauta de redação é o primeiro passo para a produção de conteúdos. Interpretá-la corretamente é a segunda parte. Saiba de vez o que deve ser extraído da pauta!

Quando você recebe uma pauta de redação é preciso saber exatamente o que fazer com ela. Caso contrário, seus textos poderão ser tudo menos o que o cliente espera que eles sejam. Aprender a entender uma pauta de redação, portanto, é uma das primeiras tarefas que qualquer redator freelancer precisa dominar para se dar bem nessa carreira.

Primeiramente, precisamos endereçar o que é uma pauta de redação. A pauta funciona exatamente como um briefing, especificando o que deve ser feito ao longo do seu texto para atender aos pré-requisitos do conteúdo desejado. Ela orientará você a respeito do que incluir e do que deixar de mencionar com relação a um assunto específico.

Além disso, a pauta de redação especificará o tamanho, o formato e o estilo do texto que devem ser produzidos, bem como seu objetivo final e CTA. Por isso, ficar atento ao conteúdo da pauta de redação é primordial para o seu sucesso como redator.

Hoje vamos lhe ensinar o que deve ser extraído de uma pauta de redação e como você pode fazer isso. Portanto, fique atento aos tópicos a seguir.

1. Tema central

A primeira coisa que você quer entender ao pegar uma pauta de redação é o tema central que deverá ser abordado por ela. Afinal, sem essa informação é pouco provável que o seu texto atenda realmente às expectativas do cliente.

Entender o tema central por meio de uma pauta de redação não deve ser exatamente um desafio. Quando bem redigida, a pauta o explicita já em suas primeiras palavras.

Você deve buscar por termos como “o objetivo deste texto é explicar ao leitor” e concentrar-se no verbo utilizado nessa frase principal. Explicar, listar ou demonstrar, por exemplo, são ações completamente diferentes umas das outras e elas indicam o caminho que o seu texto terá de tomar para ser bem compreendido pelos leitores.

Se você não conseguir corresponder exatamente ao que o verbo principal da pauta indicou, é improvável que o seu texto tenha um bom desempenho. Por isso, nunca deixe de se concentrar nessa indicação.

Todavia, de nada adianta “explicar” se você entender o tema de maneira equivocada. Certifique-se de compreender exatamente do que a pauta está falando e fazer uma breve pesquisa à respeito do assunto se tiver alguma dúvida.

É comum que existam por aí termos muito similares, mas que querem dizer coisas completamente diferentes. Fazer um texto explicativo sobre o assunto errado é tão ruim para a sua carreira quanto produzir uma lista de vantagens quando não foi exatamente isso que foi solicitado.

2. Abordagem

Em segundo lugar, você deverá observar que tipo de abordagem o texto pede que seja tomada pelo redator. Toda pauta de redação terá essa informação, às vezes de forma mais clara, às vezes menos.

Uma dica é sempre conferir para que persona você está produzindo o texto. Se é um executivo e você precisa falar de algo caro a seu negócio, deve conversar diretamente com ele assumindo que boa parte das particularidades da sua profissão já estão entendidas.

Agora, se a pauta de redação for indicada para um profissional iniciante, que ainda precisa se familiarizar com o tema em questão, sua abordagem precisa ser completamente diferente. Será provavelmente necessário passar parte do seu tempo descrevendo o que termos específicos significam, por exemplo, para garantir o entendimento completo da mensagem.

Outra forma de detectar qual é a abordagem correta em uma pauta de redação é verificando os materiais previamente publicados pelo cliente. Você pode fazer isso indo até o seu blog, que deverá também estar indicado em sua pauta de redação.

Ali você poderá entender para quem geralmente os conteúdos são feitos e com que linguagem eles são construídos. Assim será mais fácil criar uma redação que não fuja ao padrão do que é publicado naquele local.

3. Foco

Entender o foco de uma postagem é outra das suas missões ao receber uma pauta de redação e provavelmente é uma das mais difíceis delas. Isso acontece porque o foco de uma postagem está diretamente conectado com o seu papel no funil de vendas e se você não tiver experiência com este conceito é provável que se perca nele.

O funil de vendas está dividido em etapas, dentre as quais temos o Aprendizado, o Reconhecimento do problema, a Consideração da solução e a Decisão de compra. O seu foco poderá ser determinado de acordo com a etapa do funil de vendas em que o texto em questão se encaixa. Assim, é muito importante observar essa informação ao receber uma pauta de redação.

Isso acontece porque na primeira etapa o comprador simplesmente desconhece que tem um problema e está apenas conhecendo um assunto. Portanto, os conteúdos produzidos para essa etapa do funil jamais poderão ter o mesmo foco dos feitos no momento da Decisão de compra, por exemplo, quando o seu comprador já está ciente dos seus problemas e dos tipos de soluções disponíveis no mercado para resolvê-lo.

Se você desconsiderar o foco de um texto ao longo da escrita o que acontecerá é que ele terá menos eficiência e, portanto, será uma oportunidade perdida na estratégia de conteúdo do seu cliente. Então, lembre-se sempre de conferir essa informação e adequar a sua redação a ela.

4. Referências

As referências, por sua vez, são a espinha dorsal da produção de textos para internet (e outros meios) e devem ser verificadas sempre. Elas foram incluídas na pauta por um motivo e este costuma ser o fato de que são o suficiente para dar ao redator conhecimento o bastante sobre um assunto.

Ignorar as referências faz com que você corra o risco de produzir um material que nada tenha a ver com a pauta.

5. Linguagem

A linguagem de um texto é outra informação que sempre constará na pauta de artigos e que você pode conferir nas especificações sobre o cliente. Em geral, ali serão descritas coisas como o nível de formalidade e o tipo de familiaridade com que você pode tratar o leitor. Observe isso para obter melhores resultados.

6. Objetivo do texto

Por último, o objetivo do texto é outro desses aspectos que precisam ser observados na pauta de redação. Você conseguirá entendê-lo, facilmente, olhando para o CTA da publicação.

Se o CTA é a ação esperada do prospect ao terminar de ler o seu texto, sua redação inteira precisar conduzir a ele. Isso é motivo o bastante para que você nunca deixe para ler essa informação por último, afinal, ela guiará todo o seu conteúdo.

Para que uma pauta de redação funcione exatamente como a descrevemos aqui é preciso que ela seja feita de acordo com alguma regras. Por isso, temos um Checklist de Planejamento de Pautas, que contempla cada uma de suas etapas. Confira!

Checklist de Planejamento de Conteúdo Web

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *