pauta de conteúdo avançado

Pauta de Conteúdo Avançado: aprenda a desenvolver conteúdos aprofundados para blogs e websites!

Entre os tantos tipos de conteúdos que a Rock Content faz, há entre eles o chamado conteúdo avançado. Eles exigem um método especial de preparo em que contamos com uma pauta bem trabalhada. Confira aqui!
Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Há muitos tipos de conteúdos para blogs. Dentre eles, os conteúdos avançados são os que compreendem em maior profundidade um determinado assunto e servem para aprofundar a credibilidade de um website.

Em geral, conteúdos avançados partem de pautas um pouco diferentes. Não feitas apenas com base nos conteúdos e links de referências tradicionais, eles ganham a companhia de uma entrevista. Nessa entrevista o próprio cliente, ou um especialista no tema, elabora como gostaria de vê-lo abordado e enumera parte das questões mais relevantes que o redator não pode deixar de lado.

Como com qualquer outro tipo de material para a internet, pautar-se pelas referências é imprescindível e no conteúdo avançado é a entrevista que dá o tom daquilo que deve ser produzido e funciona como norte para o redator.

Neste artigo, vamos mostrar como uma pauta para este tipo de conteúdo deve ser feita. Mas antes disso, precisamos entender algumas coisas. Então, “vamos por partes”. Aprenda o que de fato é o texto “avançado”, como e para quem ele é feito.

O que é o conteúdo avançado?

O processo de produção do conteúdo avançado dentro da Rock Content é definido de acordo com alguns aspectos importantes. Primeiramente, há o alinhamento entre os clientes e todo o time que os atende, em especial, Sales reps, CSM e os analistas de planejamento de conteúdo.

Diante desse alinhamento, os artigos são encaixados na estratégia de conteúdo desenhada para os clientes que os adquirem.

Agora vamos ao conteúdo em si. Já com uma estratégia definida, o conteúdo avançado pode ser utilizado de diferentes formas. Ele se encaixa em qualquer etapa do funil de vendas e da jornada da persona.

O mais importante é que ele faça sentido e cumpra um papel relevante onde estiver posicionado dentro de tudo aquilo que foi planejado para um projeto, seja para o topo, meio ou fundo de funil.

Mas o que o torna diferente dos demais artigos feitos?

Um benefício do conteúdo avançado é a possibilidade da realização de uma entrevista com especialistas nos assuntos propostos em cada artigo. Por meio dessa entrevista, a equipe de produção editorial da Rock Content consegue extrair toda a expertise e conhecimento de um profissional ou empresa na área e a transforma em informação útil e relevante para a persona nos textos. O objetivo final é trazer autoridade para o cliente.

Afinal, no Marketing tudo é movido por resultados. Assim, as pautas de conteúdo avançado nascem para suprir uma demanda e gerar engajamento, em uma etapa do funil de vendas específica e conversando com a jornada da persona.

Tipos de conteúdo avançado

Como dito anteriormente, o texto avançado pode ser encaixado em qualquer etapa do funil de vendas. Portanto, para o topo, meio e fundo de funil temos os seguintes tipos de artigos:

Técnico

Assuntos e abordagens bastante complexas que não podem ser escritas por qualquer redator e precisam do total apoio e embasamento da entrevista realizada. Em alguns casos, nem mesmo a internet dispõe de referências e informações sobre o que é falado. Por isso, a entrevista torna-se essencial para a produção de um texto que seja, de fato, relevante e completo.

Especializado

Textos direcionados para personas que têm conhecimento e entendimento aprofundado em uma determinada área. Para isso, para que o texto não seja “mais do mesmo”, as entrevistas realizadas podem trazer abordagens mais interessantes e efetivas para C-levels, médicos, engenheiros, entre outros.

Descrição de produto/serviço

Artigos de fundo de funil que descrevem funcionalidades, aplicações, diferenciais e benefícios que um produto e/ou serviço pode oferecer para a persona. Para obter todas essas informações, somente uma entrevista com especialistas indicados por uma empresa torna esse tipo de artigo possível.

Case de sucesso

Mais um tipo de artigo posicionado no fundo de funil de uma estratégia de marketing de conteúdo. No caso, como o próprio nome já diz, um case de sucesso e descrito diante de uma empresa que adquiriu um serviço/produto de outra e, ao longo do tempo, conseguiu resolver os seus problemas e melhorar os seus resultados de negócio.

Produzir esse tipo de artigo no formato de storytelling é uma excelente saída para um conteúdo leve, altamente informativo e útil para a persona.

Especificidades da pauta de conteúdo avançado

A principal fonte de embasamento desse tipo de artigo é a entrevista realizada pelo tipo de jornalistas da Rock Content. Entretanto, para complementar e tornar a produção mais eficiente, uma boa pauta também é necessária. Veja abaixo alguns fatores essenciais que caracterizam uma pauta de conteúdo avançado.

Descrição

As descrições são o carro-chefe da pauta. Devem ser bem detalhadas e mostrar com precisão o que será abordado no texto. Orientações sobre a introdução do artigo, elementos de contextualização e um aprofundamento das informações a serem utilizadas devem estar bem descritas.

Além disso, existem as perguntas (ou sugestões de perguntas) que vão ser feitas pela equipe de jornalistas da Rock. Para isso, um entendimento do negócio da empresa, dores e objetivos da persona é essencial para que as questões propostas sejam, de fato, relevantes para serem extraídas dos entrevistados e transformadas em informação útil e conteúdo relevante no artigo final.

Referências

Um outro ponto de extrema importância são as referências. É importante trazer, quando possível, aspectos que possam construir uma base de conhecimento para os redatores.

Não necessariamente, sobre o assunto que será abordado, mas fatores que permeiam a questão e possam contextualizar o redator em um determinado cenário ou situação de mercado.

Para isso, trazer referências que mostram o cenário atual de um mercado é muito importante. Assim como todo o contexto e desenvolvimento que fez tal cenário ser o que é hoje. Além disso, artigos que trazem leis atualizadas, tecnologias, mudanças políticas e tudo mais que possa servir de pano de fundo e contexto para o artigo avançado. Contexto é tudo, e só esse tipo de referência consegue trazer isso para um texto.

CTA

Com um conteúdo tão rico, existe a possibilidade de trabalhar CTAs mais diretos, focados em geração de oportunidades de negócio. Pode-se utilizar um CTA que ofereça uma assinatura de newsletter ou um que seja mais agressivo, como um contato com a empresa, demonstrações de produtos, testes gratuitos ou avaliação/diagnóstico grátis, por exemplo.

Palavras-chave

As palavras-chave, em alguns casos, não vão apresentar volume de buscas relevante, por se tratarem de temas técnicos, muito específicos ou mesmo de produtos de uma empresa.

Na maioria das vezes o conteúdo avançado não é um artigo feito com o objetivo de ter um bom ranqueamento no Google. Ele será usado no envio de newsletter, CTAs de outros conteúdos de meio ou fundo de funil e até mesmo enviados por vendedores ou consultores com o intuito de convencer um possível cliente.

Como fazer uma pauta de conteúdo avançado perfeita?

Você, como planner de pautas, tem plena capacidade de fazer uma pauta de conteúdo avançado. Mas é preciso que se atente para alguns detalhes na hora de criá-la.

Esse é um tipo de pauta que não pode deixar dúvidas com relação ao seu objetivo nem permitir que o redator se confunda e acabe abordando um tema completamente diferente.

Por isso, fique atento às dicas abaixo ao criar uma pauta:

Seja objetivo

Quando for criar uma pauta de conteúdo avançado preze pela objetividade. Por isso, não apenas formule a ideia. Leia e releia o que foi escrito até ter certeza que o principal está ali e não será possível desviar do assunto ao seguir o briefing.

Crie uma estrutura

Pode ser mais fácil definir uma pauta de conteúdo avançado se você for capaz de dar ao redator uma estrutura para seguir. Então é uma boa ideia mencionar tópicos que devem ser endereçados ou até mesmo que estrutura daria uma abordagem natural ao tema.

Se disponha a ajudar

Por último, ainda que você tenha produzido muito bem uma pauta de conteúdo avançado, podem surgir dúvidas. O ideal é continuar atento ao seu andamento, verificando os comentários da tarefa e acompanhando se cliente, analista ou redator têm alguma dúvida. Como você produziu essa pauta não há pessoa melhor para ajudar!

As pautas de conteúdo avançado são alguns dos materiais mais valiosos que produzimos. Por isso, elas exigem um zelo maior e bastante atenção na hora de serem criadas.

Os conteúdos têm um potencial muito grande para qualificar o tráfego e gerar leads e potencializar eventuais oportunidades de negócio.Pautas de conteúdo avançado devem dar espaço para que o redator crie uma peça realmente relevante, de alto valor agregado e que inspira os leitores a se tornarem visitantes frequentes de um blog.

Gostou da ideia de produzir uma pauta de conteúdo avançado? Especialmente para esse tipo de material, precisamos da ajuda de pessoas atentas e antenadas como você. Inscreva-se agora mesmo e vire um planejador de pautas da Rock Content!