Por Bianca Lopes

Redatora da Comunidade Rock Content. Jornalista, publicitária, freelancer, ensimesmada e desafiadora compulsiva do bom senso.

Publicado em 14/10/2017. | Atualizado em 16/10/2017


Seus parágrafos de introdução devem sumarizar as informações do seu conteúdo e despertar a curiosidade do leitor. Aprenda agora com criá-los!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Iniciar um texto pode ser um problema até para os produtores de conteúdo mais experientes. Já que a primeira impressão é a que fica, as palavras iniciais do seu trabalho são tão importantes que conseguem até determinar se a sua persona continuará a leitura do texto ou não.

Diante de tanta responsabilidade, é comum sentir a criatividade bloqueada ou não saber muito bem como guiar o seu leitor, de modo a despertar seu interesse. Se esses problemas fazem parte da sua rotina, não se preocupe!

Neste post, você vai conhecer algumas dicas para aprender a organizar suas ideias, escrever parágrafos de introdução engajadores e fugir da síndrome do papel em branco!

1. Sintetize a sua ideia

Ser objetivo é bem importante para que a sua introdução não deixe seu leitor entediado. Uma dica para conseguir torná-la bem sucinta é pensar em todos os objetivos específicos do seu texto, lembrando dos benefícios que ele pode oferecer a quem o lê.

Quando tiver esse assunto em mente, lembre-se que menos é mais. Tente resumi-lo em parágrafos curtos, tentando manter toda a sua escrita entre cerca de seis e dez linhas. Também é possível apresentar as limitações que o leitor enfrenta no começo e mencionar em seguida como aquele material pode ajudar a sanar suas dúvidas.

O foco aqui é instigar a curiosidade do leitor, mas sem deixar de ser direto. Afinal, com tanta informação disponível em nossa rotina normalmente, ninguém vai querer perder muito tempo apenas com promessas, certo?

Exemplo: “Você sabia que 90% dos blogueiros relatam dificuldades para começar a escrever a introdução de seus blog posts? Se você faz parte dessa estatística (…)”

2. Faça perguntas

Não é raro encontrar perguntas nos parágrafos de introdução dos blog posts aqui da Rock Content. Quando alguém faz uma questão, o leitor não poderá deixar de interagir com o texto ao pensar em uma resposta instantaneamente.

Além de envolver o leitor em uma conversa e captar sua atenção, as perguntas também são uma forma de criar empatia, ao sugerir que ele se coloque na situação sugerida pelo autor. Sendo assim, há uma chance maior de manter o seu interesse diante dos assuntos que estão por vir.

Tendo isso em mente, é importante formular apenas perguntas que fujam do óbvio, sejam relevantes ou despertem sentimentos no seu leitor, na tentativa de criar um gatilho emocional que torne seu texto mais atraente.

Exemplo: “Afinal, o que é SEO e por que tantos profissionais do marketing falam sobre ele hoje em dia? Neste artigo, você vai entender a importância dessa técnica para aumentar seu número de leitores”.

3. Apresente dados ou estatísticas interessantes

Se você gosta de ler subtítulos de matérias de jornais ou revistas, sabe o quão poderosa é a abordagem data-driven para criar um gancho que desperte a curiosidade do leitor.

Os posts orientados por estatísticas e dados concretos transmitem credibilidade e ainda destacam seu conteúdo dos demais porque esse tipo de informação é excelente para provar resultados, que é algo que seus leads certamente procuram.

Quanto mais impressionante a informação for, maior o nível de atenção que seus parágrafos de introdução poderão receber. Para isso, certifique-se de que os dados apresentados possuem fontes confiáveis e não se esqueça de lhe dar os devidos créditos, de preferência por meio do uso de um hiperlink que leve o leitor até a notícia original.

Exemplo: “Você já começou a utilizar o WordPress e ficou em dúvida sobre quais plugins deveria instalar? Você não está sozinho. De acordo com uma pesquisa da agência X, 59% dos usuários desse software desconhecem seus principais recursos (…)”.

4. Prometa algo que seu leitor deseja

A partir da identificação dos interesses e necessidades da sua persona, é fácil descobrir quais são seus desejos. Se não souber, crie um.

Algumas frases de impacto como “é possível”, “é mais fácil do que você pensa” ou “vamos te mostrar como fazer isso” atiçam a curiosidade e fazem o leitor acreditar que aquelas informações são verdadeiramente capazes de melhorar sua vida.

Seja específico ao informar quais soluções seu texto será capaz de oferecer. O objetivo é chamar a atenção do leitor e fazê-lo acreditar que aquele texto foi escrito especialmente para ele.

Exemplo: “Você gostaria de transformar seu blog em uma poderosa ferramenta de marketing, capaz de atrair mais seguidores interessados no seu conteúdo, aumentar sua lista de emails e gerar um grande impacto no seu faturamento? Neste post, você vai conferir X recursos fundamentais para transformar sua página em uma máquina de vendas”.

5. Conte uma história

O storytelling é uma estratégia eficaz para fazer os seus parágrafos de introdução engajarem leitores. Segundo um relatório elaborado pelo LinkedIn Techonology Marketing Community, um elemento que melhora a atratividade do texto em até 57% é a narrativa.

Isso porque, da mesma forma que acontece com as perguntas, as  histórias também invocam emoções e ajudam o leitor a se lembrar do que foi lido. Além disso, as narrativas também são uma forma bem criativa de ajudar quem lê a visualizar o que o autor está pensando de forma bem simples.

Exemplo: “Juliana é funcionária de uma grande multinacional de 35 anos que enfrenta o mesmo desafio que a maioria de muitas mães solteiras: conciliar o trabalho com a educação dos filhos”.

6. Sumarize as informações que o leitor vai encontrar

Agora que você já envolveu sua persona com a importância de seu texto, é importante mostrar que suas ideias são organizadas e possuem um fluxo definido.

Para isso, você pode destacar os pontos específicos que serão trabalhados naquele artigo e finalizar a listagem com uma chamada para o leitor (reforçando o que ele poderá ser capaz de fazer depois da leitura daquele material).

Exemplo: “Após a leitura deste texto, você saberá:

  • qual é a melhor plataforma para criar seu blog;
  • como criar uma linha editorial eficiente;
  • como criar postagens engajadoras;
  • como mensurar seus resultados.

Está preparado para aprender tudo o que é preciso para ser um blogueiro de sucesso? Então vamos lá!”.

Agora que você já sabe tudo sobre a criação de parágrafos de introdução, não tenha medo de inovar e misturar as estratégias que mais combinam com o seu objetivo. A atenção do leitor será ganha quando seu texto mostrar que a merece.

E você? Como gosta de montar suas introduções? Utiliza alguma técnica que não mencionamos aqui? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Um redator rock content!

Posts populares com esse assunto