Por Breno Magalhães

Redator na Rock Content.

Publicado em 21/11/2014. | Atualizado em 29/12/2017


Então após uma extensa pesquisa e superar os diversos bloqueios, você finalmente finalizou seu artigo e quer que todo mundo o veja, que seu público o encontre. E você está certo de querer isso, afinal de contas, deu muito trabalho fazê-lo. Seria um tanto quanto desapontante caso as pessoas não conseguissem encontrá-lo facilmente, certo? Para […]

Então após uma extensa pesquisa e superar os diversos bloqueios, você finalmente finalizou seu artigo e quer que todo mundo o veja, que seu público o encontre. E você está certo de querer isso, afinal de contas, deu muito trabalho fazê-lo. Seria um tanto quanto desapontante caso as pessoas não conseguissem encontrá-lo facilmente, certo?

Para isso, existem algumas dicas que podem ajudar a posicionar melhor o seu texto para o buscador, através da utilização correta das palavras-chave, que são as expressões que as pessoas utilizam na hora de efetuar uma busca. Dessa forma, seu artigo será mais facilmente escaneado pelos motores de busca, tornando mais fácil o acesso a ele.

Acompanhe o post e aprenda como dar os primeiros passos para a utilização correta de keywords nos seus artigos.

Aja normalmente, está tudo sob controle

No primeiro momento, sente e escreva seu texto normalmente, esqueça as palavras-chave. De verdade! Um bom artigo é aquele que é escrito visando a fluência da leitura e acrescenta algo real para a persona. Quando se tenta criar conteúdo pensando em keywords, ele acaba se tornando enfadonho, o que é ruim para o usuário. E acredite, se é ruim para o usuário, é ruim para o buscador.

Um artigo relevante, mas não otimizado, tem muito mais valor para um motor de busca do que palavras inseridas a esmo, como o intuito de enganá-los. Pensando nisso, vale muito mais a pena trilhar o caminho inverso. Escreva como de costume e crie seu texto para ser um motivo de orgulho para você, após isso, passe para o próximo tópico.

Somos mais do que mil, somos um!

Escolha apenas uma palavra-chave para trabalhá-la e seja fiel. De nada adianta inserir inúmeras keywords no seu texto, pois isso pode ser até pior do que não inserir nenhuma. Além de o seu texto ficar chato e difícil de ler, o buscador saberá que você está tentando atrair tráfego a qualquer custo, e acabará te penalizando por isso.

Comece pelo começo

Um bom artigo começa pelo título e todos sabem disso, o que poucos sabem é que para o buscador isso também é verdade. Por ser uma das primeiras coisas analisadas por ele quando o usuário procura por algo, é preciso chamar a atenção logo de cara. Por esse motivo, tente sempre inserir sua palavra-chave no título do texto, e sempre o mais à esquerda possível.

Imagine que tenha escolhido a palavra “macarrão ao molho branco”, ok? Você poderia simplesmente fazer um titulo como: “5 dicas para preparar um macarrão ao molho branco mais que delicioso”, mas para aproveitar ao máximo o potencial da sua keyword sem tornar o titulo desinteressante, uma melhor opção seria: “Macarrão ao molho branco: 5 dicas de preparo que darão água na boca”.

O conteúdo importa

Agora é hora de inserir no conteúdo, mas muito cuidado nessa hora para não influenciar na leitura do usuário. Para ser mais efetiva, a sua keyword deve ser colocada logo no primeiro parágrafo, e assim como no título, quanto antes melhor. Retomando a ideia anterior, se optou por “macarrão ao molho branco”, utilize-a logo que possível. Isso é bom tanto para o buscador identificar rápido e reforçar o assunto do texto, quanto para o próprio leitor também ter a confirmação do que se trata.

Ao longo do texto — do segundo parágrafo em diante — utilize de sinônimos e variações da palavra-chave escolhida para reforçá-la. Usando ao menos uma variação por parágrafo, você mantém o texto com uma boa leitura e continua relevante ao tópico principal.

Co-co-Combo Break!

co-co-combo-breaker

A última dica é para caso o seu texto possua um ou mais links em seu conteúdo. Tente colocar a sua palavra-chave e variações próximos a eles caso seja relevante. O buscador escaneia cada link do seu artigo, e ao aproximar sua keyword deles, faz com que haja maior chance de relacionar os dois entre si, dando maior peso na hora de realizar a classificação.

Essas são apenas algumas dicas para aproveitar mais o potencial das keywords na hora de escrever seu artigo. Que tal colocá-las em prática e nos contar o resultado? Para ajudá-lo, separamos um ebook Guia Definitivo de Produção de conteúdo para Web!

Guia Completo de Produção de Conteúdo

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *