Por Raissa Galvão

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 19/09/2016. | Atualizado em 16/06/2017


A página em branco é sempre um ponto de partida, mas isso não quer dizer que seja possível começar a escreve tão facilmente. Para muitos escritores e produtores de conteúdo, a página em branco é desesperadora. Pode trazer pesadelos da síndrome do impostor, causar procrastinação e intensificar a auto-crítica. É menos uma questão de executar […]

A página em branco é sempre um ponto de partida, mas isso não quer dizer que seja possível começar a escreve tão facilmente.

Para muitos escritores e produtores de conteúdo, a página em branco é desesperadora. Pode trazer pesadelos da síndrome do impostor, causar procrastinação e intensificar a auto-crítica. É menos uma questão de executar uma tarefa e mais algo que nos faz questionar nossas próprias capacidades.

Bom, escrever não deveria ser assim tão difícil, certo?

Apesar de ser uma tarefa que exige muita criatividade, escrever textos também envolve certa rigidez e disciplina. Contudo, esses fatores podem ser justamente os que contribuem para tornar a página em branco algo difícil de encarar.

Com as dicas que apresentaremos a seguir, você verá como superar essa barreira e construir uma rotina que contribuirá para a fluidez da sua escrita. Acompanhe!

1. Pesquise

É praticamente impossível escrever sobre um assunto só com base no nosso conhecimento prévio.

Por mais que seja um assunto que dominamos, nem sempre nosso background abrangerá todas as nuances que o texto precisa.

Por isso, faça uma pesquisa completa sobre o assunto — antes de começar a escrever e, se necessário, durante! — e tenha em mente quais os pontos principais que devem ser abordados.

Afinal, a internet, com sua extensão imensurável, está à sua disposição. Pesquise artigos científicos, se atualize no vocabulário da área, veja o que as pessoas estão falando sobre o assunto nas redes sociais.

A partir do momento em que você pesquisa sobre o assunto, fica mais fácil fazer o “esqueleto” do texto e, assim, ficar um passo mais próximo de superar a página em branco e começar a escrever. 🙂

2. Deixe os detalhes para depois

Se você está mais preocupado com o espaçamento do texto, a fonte, ou o tamanho, do que com o conteúdo em si, más notícias: esse não é um bom começo!

Claro que escrever com o texto formatado de maneira adequada facilita nosso trabalho, afinal, com a prática, acabamos descobrindo de qual jeito visualizamos melhor.

O ideal, nesse caso, é manter essa formatação como padrão no seu editor de texto, e deixar os detalhes para o final. Conserte os intertítulos e destaque as frases com negrito e sublinhado só com o texto já pronto.

Além disso, deixe a revisão do texto para o final. Se você acha que um parágrafo ficou repetitivo, ou tem certeza que deixou algum erro de português passar, não se deixe ficar preso nesses detalhes. No final, revise seu texto e mude o que for necessário. Você terá uma visão mais clara do artigo completo e conseguirá fazer uma edição de qualidade!

3. Faça uma lista

Parece uma dica óbvia, não é mesmo?

Contudo, começar a escrever a partir de uma lista de tópicos dos principais pontos que devem ser abordados é uma maneira muito efetiva de encarar a página em branco.

Como já dissemos no item 1, um “esqueleto” do texto é uma boa maneira de começar a escrever e, consequentemente, ultrapassar aquela primeira barreira da página em branco.

Além disso, listar os pontos principais ajuda a garantir que nenhum tópico importante vai ficar de fora do texto, o que resulta num artigo de qualidade.

4. Procure um ambiente propício

Não adianta se esforçar para superar a página em branco se o ambiente que escolheu para escrever não está contribuindo em nada.

A tarefa de começar a escrever se tornará ainda mais difícil se existirem muitas distrações ao seu redor!

Por isso, dê preferência a lugares silenciosos para trabalhar, deixe as redes sociais e o e-mail de lado e se esforce para deixar outras preocupações para depois. Você terá tempo para elas!

Caso isso seja uma tarefa difícil para você, confira alguns truques:

  • Se você não tem um ambiente silencioso à sua disposição, experimente ouvir ruído branco com fones de ouvido. Mesmo que não abafe o som ao seu redor completamente, esse tipo de ruído ajuda a evitar distrações aumentar a concentração na tarefa.
  • É impossível pra você se desconectar das redes sociais? Experimente procurar por aplicativos que bloqueiam seu acesso à elas temporariamente. Uma dica: o News Feed Eradicator é um aplicativo para o Chrome que bloqueia o feed do Facebook e o substitui por uma frase motivacional. Você continuará recebendo suas notificações e mensagens, mas não cairá na tentação de rolar o feed infinitamente.
  • Avise seus colegas e familiares que você vai executar uma tarefa que exige concentração. Eles vão entender e isso vai contribuir para que você não seja distraído por um certo período de tempo, o que já é de grande ajuda!
  • Diminua a luminosidade do seu computador. A luz azul emitida por telas — de notebook, celular, televisão, e outras — contribui muito para a sensação de cansaço que temos depois de passar um grande período de tempo na frente delas. Diminuir o brilho da tela ou fazer uso de softwares gratuitos, como o f.lux, são ótimas saídas para evitar esse cansaço e aumentar a produtividade.

5. Nunca pare de escrever

Escrever e produzir conteúdo exige disciplina e muito conhecimento, mas também não dispensa a criatividade.

Se encontrar sem inspiração quando há uma tarefa que precisa ser feita rapidamente pode ser extremamente frustrante.

Contudo, evitar essa situação é simples!

Procure ler sempre — seja sobre copywriting ou qualquer assunto de sua preferência — e escrever sempre são atitudes que nos deixam estimulados e tornam a tarefa de encarar a página em branco, pouco a pouco, mais fácil.

Aumentar suas áreas de conhecimento e experimentar novas técnicas de escrita são iniciativas que sempre terão muito a contribuir para seu crescimento como escritor.

E então, o que achou de aprender alguns truques para encarar a página em branco?

Apesar de ser algo muito comum, esse desafio tem razões muito particulares para cada um. Contudo, procurar entendê-las e buscar soluções são atitudes que só têm a acrescentar no seu trabalho!

Dominar a tarefa que você está executando também contribui muito para superar a barreira da página em branco. Se você ainda tem dúvidas sobre produção de conteúdo para web, faça nossa certificação agora mesmo!

Curso de Produção de Conteúdo

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *