orgulho nerd

#OrgulhoNerd: 15 lições de carreira que aprendemos com nossos filmes geeks favoritos

Para o 25 de maio, Dia do Orgulho Nerd ou Geek, nossa Comunidade abriu o coração e contou as frases dos filmes clássicos que mudaram suas vidas. Confira!

Vinte e cinco de maio é, sem a menor sombra de dúvidas, um dia incomum.

Aqui no Brasil, ele é conhecido como o dia da Indústria, da Adoção, do Trabalhador Rural e do Respeito ao Contribuinte (?).

Mas, para um grupo seleto de pessoas em todo o mundo, os Mochileiros da Galáxia, 25 de maio é o dia do objeto mais valoroso de todo o universo — a toalha. Uma homenagem completamente merecida, diga-se de passagem. Afinal, uma toalha não apenas te mantém seco como pode servir de travesseiro em lugares inóspitos, te aquecer quando o tempo está frio e até te servir de arma quando molhada!

Além disso, também foi no dia 25 de maio que vimos a vida do jovem fazendeiro Luke Skywalker mudar quando ele acidentalmente se envolver na Guerra Intergalática travada entre o Império e a Aliança Rebelde. E é claro que, após o lançamento do primeiro filme da série Star Wars, toda a nossa existência passou a ser dividida entre Sith e Jedi  (“de que lado da força você está?” é, obviamente, uma pergunta que define caráter).

Logo, não é de se surpreender que, com tantos acontecimentos de grande relevância histórica, 25 de maio tenha ficado mundialmente conhecido como o Dia do Orgulho Nerd ou Orgulho Geek, como preferir.

Portanto, para prestar as devidas homenagens à essa honrosa data, perguntamos aos queridos freelancers em nosso grupo exclusivo do Facebook quais ensinamentos de carreira — e, por que não, de vida? — eles gostariam de partilhar com os demais membros de nossa Comunidade.

As lições aprendidas por esses (e essas) grandes aventureiros estão listadas abaixo. Absorva os ensinamentos e deixe sua contribuição para o grupo nos comentários.

No mais, vida longa e próspera! 🙂

1 – “Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa fonte inesgotável de magia”

Vou com Harry Potter e o dizer de Dumbledore: “palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa fonte inesgotável de magia. Elas têm o poder tanto de ferir quanto de curar”.

Essa é uma das verdades mais verdadeiras da vida. Com o seu julgamento, você pode fazer um mal inimaginável pra alguém. Mas, com suas palavras de empatia, você tem condições de salvar o dia da pessoa! 

– Bela Sartor

2 – “Um mago nunca se atrasa, nem se adianta, ele chega exatamente quando pretende chegar”

O que dizer do Gandalf, que me ensinou a melhor (ou pior) desculpa para se utilizar naquele dia maroto em que você chega atrasado no job?

“Um mago nunca se atrasa, nem se adianta, ele chega exatamente quando pretende chegar!”

– Aline Gonçalves

3 – “Faça ou não faça. Tentativa não há.”

“Faça ou não faça. Tentativa não há”.

Ou seja, vai lá e faz! #Yoda

– Laís Bolina

4 – “Se os seres humanos não moverem seus lábios, seus cérebros começarão a funcionar”

Do inigualável Ford Prefect (Guia do Mochileiro das Galáxias — Douglas Adams): “Se os seres humanos não moverem seus lábios, seus cérebros começarão a funcionar.”

Sempre faço questão de pensar antes de fazer uma afirmação, principalmente depois que me formei. Se tenho dúvida, recorro aos artigos científicos, professores, etc. E vou falar uma coisa: ficar calado faz muito bem para a cachola! kkkk

Então, em vez de só “seguir a onda”, pára para pensar e avaliar se a situação é uma boa ideia: principalmente no meio da multidão de rage que existe hoje em dia.

– Wendell Coutinho

5 – “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”

Clássico. “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades”, do Tio Ben, em Homem-Aranha.

Afinal, conforme você vai “avançando” nesse universo digital, a cobrança e as responsabilidades também aumentam, né?

– Drika Amaral

6 – “Sua falta de fé é perturbadora”

“Sua falta de fé é perturbadora”, do Darth Vader, no Episódio IV – Uma Nova Esperança.

Foi muito difícil encontrar minha verdadeira vocação porque nunca gostei de nenhuma profissão tradicional, digamos assim.

Desde pequena eu sempre soube falar sobre tudo, mas não percebia em mim um conhecimento aprofundado em nada — ou pelo menos era isso o que eu pensava. Eu não via em mim um dom, uma vocação, algo com o que eu pudesse somar e construir um legado.

Eu não tinha fé em mim, MINHA FALTA DE FÉ ERA PERTURBADORA.

Eu sabia que podia escrever bem uma redação, que dominava as variações de uso da nossa língua como poucos conseguem fazer, mas não entendia isso como algo especial. E com tantas incertezas em minha vida, fui mãe aos 19 anos, antes de ser profissional, e tudo deu uma pausa.

Anos depois decidi que ia cursar minha faculdade mesmo assim. Aos 32 anos de idade, sem emprego, sem grana, sem estudar há mais de 10 anos, encarei o Enem com a garotada que saía agora do cursinho pré-vestibular. Consegui uma boa nota e ganhei a única bolsa integral na faculdade que escolhi meu curso de Letras.

Hoje cuido da minha família, estudo e trabalho na Rock, com mil planos para o futuro! A Rock me fez entender que escrever é meu dom e que posso ir além, que essa é uma bela profissão e que faz a diferença na vida das pessoas.

Aprendi a me valorizar. Hoje, eu acredito em mim e digo para quem duvida ou fala que eu não conseguirei: “sua falta de fé é perturbadora”. E continuo caminhando e buscando meus sonhos sem me abalar!

– Aline de Paula

7 – “Seu futuro não está escrito, o de ninguém está. Você pode fazer o que quiser fazer”

Meu primeiro vestibular foi para artes plásticas, tentei ser piloto de avião, virei bancária e agora sou uma feliz freelancer de redação web.

Nunca tive muita certeza de que carreira seguir e isso incomodava horrores porque me sentia uma peixinha fora do aquário enquanto todos os outros peixinhos estavam lá dentro nadando felizes e certos de seus propósitos e profissões….

Mas, das milhares de lições que os filmes nerds me ensinaram, escolhi acreditar na fala do Dr. Emmett Brown, de De Volta Para o Futuro: “Seu futuro não está escrito, o de ninguém está. Você pode fazer o que quiser fazer”.

– Amanda Gusmão

8 – “I’m groot”

Bons profissionais não são “palestrinhas” e fazem muito mais do que falam. Para ilustrar isso, não tem citação melhor do que Groot: “I’m groot”.

– Amanda Gusmão, novamente 🙂

9 – “Existe sempre uma solução”

Para mim a maior lição nerd que aprendi vem de Doctor Who (melhor série do mundo).

Tem uma frase um episódio que o Doctor diz “existe sempre uma solução”, e acho que isso tem muito a dizer sobre desafios profissionais.

Por vezes nos deparamos com situações que parecem impossíveis de se resolver, como muitos dos episódios da série. Mas sempre temos que quebrar a cabeça para conseguir escapar disso da maneira mais criativa e produtiva possível!

– Pedro Galvão

10 – “Não são as nossas qualidades, mas sim as nossas escolhas que revelam quem nós somos”

Bom, acho que a maior lição que tirei foi de uma frase dita pelo Dumbledore “Não são as nossas qualidades, mas sim as nossas escolhas que revelam quem nós somos”.

É um ensinamento que norteia toda a minha carreira, pois, dá uma relevância maior para as nossas escolhas e as consequências delas, pegar uma tarefa, me candidatar para tal categoria, abandonar uma tarefa, etc.

Somos o que escolhemos ser!

– Pedro Almeida

11 – “Nunca nos livramos de nossos demônios. Apenas aprendemos a viver acima deles”

Com certeza, o Ancião pro Dr Estranho: “Nunca nos livramos de nossos demônios, Mordo. Apenas aprendemos a viver acima deles”.

Eu tenho problemas e eles vão continuar vivendo comigo. Um cliente não vai deixar de ser grosso se eu chorar de raiva, mas eu posso continuar sendo gentil e respirar fundo antes de resolver.

Eu sou uma pessoa desorganizada. Reclamar que eu sou desorganizada não resolve, mas ter uma agenda sempre lotada de coisas como “lembrar de cortar as unhas” me ajuda! 

12 – “A coisa mais difícil desse mundo é viver nele”

“A coisa mais difícil desse mundo é viver nele”, de Buffy, a Caça-Vampiros, 5ª temporada.

Buffy é a melhor série do mundo para mim! Tem ensinamentos que podem ser aplicados na vida pessoal, profissional e em um possível apocalipse.

E essa frase, especificamente, sempre me deu muita força. Principalmente quando eu estava prestes a desistir de perseguir um dos maiores sonhos da minha vida — escrever.

Viver é difícil pra caramba! Ainda mais se existe uma cambada de gente dizendo não para você a toda hora. Ou pior, tentando fazer você acreditar que não é bom o suficiente.

E aí chega um momento em que você precisa decidir se essas pessoas estão certas, se você vai permitir que essas palavras se configurem em realidade.

Eu decidi acreditar em mim, não importa o que aconteça. E foi difícil. Às vezes é, não vou mentir. Quando você faz essa escolha, as coisas não se tornam mágicas instantaneamente.

Mas você se torna muito mais forte. Você entende que só você pode “fazer acontecer”. Você aprende a ser o seu melhor amigo — o seu próprio herói.

– Débora Passarelli

13 – “Não deixe os trouxas te colocarem para baixo”

Eu vou de Rony Weasley com “Não deixe os trouxas (pessoas não-mágicas) te colocarem para baixo”, em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. 

Essa frase é tão inspiradora para mim virou até um bordado tortinho:

E em tudo que a gente faz e em qualquer aspecto da vida sempre vai ter a torcida contra, os pessimista batendo cartão na vida alheia… e isso não é diferente na área profissional.

Seja com um risinho de canto de boca, com meia dúzias de palavras impensadas ou com o famoso “tô falando para o seu bem”, sempre vai aparecer alguém puxando o tapete de fininho.

E a gente cai. Em queda livre. De cabeça.

Enfim, faço questão de recitar essa frase para mim mesma sempre que dá, para lembrar de ignorar os trouxas! 

– Gabriela Vallejo

14 – “Não entre em pânico!”

A lição básica do Guia do Mochileiro das Galáxias: não entre em pânico (e sempre saiba onde está sua toalha, você vai precisar).

– Maria Luiza Marinho

15 – Bônus do Orgulho Nerd 🙂

“Depois de passar a infância lendo X-Men, ler O Senhor dos Aneis, assistir todos os filmes Star Wars, De Volta Para o Futuro, Guia do Mochileiro e etc, uma coisa ficou: não tenha vergonha de ser um freak.

Se você é meio estranho, se não se encaixa direito no mainstream, não tenha vergonha. Isso não é um defeito, isso é sua arma secreta. Sua força, seu poder.

Seja o freak que você é. Pegue sua toalha, conquiste a galáxia, destrua o anel na montanha da perdição e salve o maldito universo.”

– Adnilson Pinheiro