Por Ivan de Souza

Jornalista, publicitário, marketeiro e blogueiro nas horas vagas.

Publicado em 25/01/2018. | Atualizado em 07/10/2019


Se o seu maior problema é manter a concentração e a organização na hora de estudar, confira algumas pequenas mudanças que podem melhorar seu desempenho!

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Estudar é uma tarefa que exige muita dedicação. Se você quer tirar um certificado profissional, prestar uma candidatura como freelancer, ser aprovado em um concurso público, passar na OAB, se formar na faculdade ou até mesmo se preparar para uma pós-graduação, é essencial que saiba como organizar o ambiente de estudos para obter o máximo de desempenho possível.

Pode parecer bobagem, mas simples atitudes — como deixar sua mesa limpa, por exemplo —, fazem toda a diferença. Por isso, vamos listar aqui algumas dicas de organização que vão otimizar seu aprendizado, preparando-o para qualquer desafio!

Continue a leitura para saber como organizar ambiente de estudos!

Escolha o lugar ideal

A escolha do local de estudos é algo muito pessoal. Alguns gostam de estudar no conforto do próprio lar, dentro do quarto, com tudo ao alcance. Outros, porém, preferem o silêncio de uma biblioteca para conseguirem se concentrar. Existem ainda aqueles que gostam de um ambiente mais movimentado, como um clube, por exemplo.

Para que você saiba qual é o lugar ideal para estudar, leve em consideração seus gostos e peculiaridades. O importante é que você escolha um ambiente capaz de intensificar sua concentração.

Caso prefira estudar online, você tem a vantagem de poder assistir às videoaulas e ler os materiais em qualquer lugar, até mesmo dentro de transportes públicos. É preciso, porém, tomar cuidado para não perder o foco com as distrações externas.

Deixe os materiais ao alcance das mãos

Ficar procurando por lápis, canetas, marcadores e livros é um ato que interrompe a concentração e, consequentemente, atrapalha os estudos.

Para evitar essa perda de tempo, deixe todos os materiais que for utilizar ao alcance das suas mãos. Isso inclui dicionários, Vade Mecum e outros meios de consulta. Tente separá-los de acordo com a matéria que será estudada naquele momento.

Tenha um caderno de anotações

Complementando o tópico anterior, é importante também ter um caderno ou qualquer outro meio de anotação para fazer resumos dos pontos mais importantes do estudo.

Anotações são essenciais para a fixação da matéria e são também de grande utilidade para os momentos em que você precisar revisar algum tema específico no futuro.

Use e abuse de marcadores

Todo estudante dedicado sabe muito bem a utilidade que marcadores de texto e post-its têm na hora de estudar.

Um excelente meio de organizar seu ambiente de estudos é usar esses materiais para destacar os pontos mais importantes das matérias estudadas.

Os post-its podem, inclusive, ser usados para criar mapas mentais e resumos rápidos dos pontos mais importantes das disciplinas. Cole-os em um local que esteja sempre à vista.

No caso de estudos online, existem ainda diversos aplicativos que podem ajudar na organização. Aproveite tudo que a tecnologia tem a oferecer para intensificar seu aprendizado!

Mantenha o ambiente limpo

Como foi mencionado no início deste post, a limpeza do ambiente de estudos é essencial para tirar maior proveito dessa atividade.

Imagine seus livros e anotações empilhados em meio a farelos de biscoito, embalagens de salgadinho, poeira e folhas amassadas: a atenção é desviada a todo momento pela sujeira ao seu redor.

Caso seja necessário limpar com frequência sua mesa durante os momentos de concentração, você vai perder um tempo precioso, que deveria estar sendo dedicado inteiramente aos estudos.

Para evitar esse desconforto, lembre-se de fazer essa limpeza antes de começar a estudar. O ideal é que, durante os momentos de aprendizado, sua concentração esteja focada inteiramente nos estudos e em nada mais.

Deixe lanches e água por perto

Se você dedica muitas horas do dia aos estudos, então é normal que sinta fome e sede nesse meio tempo.

Não há problema em fazer pausas de vez em quando para ir até a cozinha para se alimentar. Isso, na verdade, é até recomendável. Porém, existem momentos em que você está tão concentrado, que levantar para fazer um lanchinho pode ser uma distração prejudicial.

Para evitar que isso aconteça, é interessante deixar um alimento — não muito pesado, de preferência —, perto de você. Pode ser uma fruta ou uma barrinha de cereal. Dessa forma, não será necessário abandonar os estudos para ir até a cozinha comer alguma coisa.

É importante também ter uma garrafinha de água por perto para se manter hidratado sem precisar abandonar os estudos a todo momento.

Elimine todas as distrações

A dica mais importante para obter bons rendimentos nos estudos é livrar-se de todas as distrações ao seu redor.

Se você deseja saber como organizar o ambiente de estudos de modo a obter o melhor rendimento possível, é preciso ter consciência de que nada ao seu redor pode atrapalhar sua atenção. Televisão, videogames, internet, entre outros, devem ser eliminados.

O celular talvez seja seu maior inimigo. É muito tentador deixar de lado tudo o que você está fazendo para dar uma olhadinha no WhatsApp, não é? Por isso, o ideal é que o telefone fique desligado — ou, pelo menos, com a internet desativada —, durante seus estudos. Se você não souber que recebeu uma mensagem, seu foco não será interrompido.

Preze pelo silêncio

Ainda em relação às distrações, seu ambiente de estudos deve estar livre de barulhos. Para isso, busque o melhor horário e local para estudar. Se estiver em casa, deixe a porta do quarto fechada e peça aos seus parentes que não o interrompam.

Existem algumas pessoas que conseguem se concentrar com música. Se esse for o seu caso, então use fones de ouvidos e deixe seus estudos serem guiados por uma boa trilha sonora. Outra forma de evitar os incessantes barulhos do dia a dia é usar tampões de ouvido para conseguir focar na leitura.

Caso você seja uma pessoa que funcione melhor à noite, aproveite e estude nesse horário em que o silêncio é predominante.

Aposte em cursos online

A leitura incessante não é o único meio de estudo. Existem diversos cursos preparatórios online que podem otimizar seu aprendizado e ajudar você nessa jornada.

Seja para concursos públicos ou para a prova da OAB, você sempre poderá complementar seus estudos. Cursinhos que disponibilizam excelentes materiais, videoaulas, simulados, entre vários outros recursos, são exemplos que podem ajudar você a se organizar sem nem mesmo precisar sair de casa. Tudo isso com o apoio de bons professores capazes de tirar suas dúvidas a qualquer momento.

Desligue-se das redes sociais

O computador pode ser uma excelente ferramenta de estudo, porém, é preciso ter noção de que as distrações online — principalmente redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram —, devem ser ignoradas.

Esse é um sacrifício necessário para obter bons resultados. Se você não conseguir deixar de ceder às tentações de dar uma olhadinha nas redes sociais, existem aplicativos que bloqueiam esses acessos durante seus momentos de estudo.

Crie um cronograma de estudos

Por fim, e talvez o mais importante, é preciso criar um cronograma de estudos para se organizar.

Faça um calendário com as matérias que serão estudadas a cada dia da semana, separando os momentos para assistir a videoaulas, ler doutrinas e resolver exercícios. Esse cronograma deve estar sempre à vista para que você possa se guiar por ele.

Dessa forma, será possível separar com antecedência todo o material que você vai utilizar em um determinado dia, otimizando seu tempo e estudo.

Com dedicação, persistência e sabendo como organizar ambiente de estudos, você tem de tudo para ser aprovado em qualquer exame ou concurso. Para isso, basta manter a disciplina de estudar todos os dias, evitando quaisquer distrações que sejam um obstáculo ao seu sucesso.

Agora que você já conhece essas dicas, aproveite e confira nosso Quadro de Produtividade! Lá você pode descobrir quais atividade devem ser priorizadas, quais são os seus projetos mais promissores e, ainda, defina suas metas!

Quadro de Produtividade Para Freelancers

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *