Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 06/08/2019. | Atualizado em 12/08/2019


Quer inserir a habilidade de organização pessoal em sua vida? Conheça o método GTD e saiba como colocá-lo em prática!

Você às vezes se vê diante de um grande número de tarefas para executar na rotina e mal sabe por qual delas começar? Já achou que o dia deveria ter mais horas? Pois essa sensação não é exclusividade sua! Porém, saiba que, com boas práticas de organização pessoal, sua vida pode se tornar bem mais simples!

Definir uma lista de prioridades, colocar seu espaço em ordem, estabelecer horários para a realização de suas atividades são atitudes que podem contribuir, e muito, para aumentar a produtividade. Seja no trabalho, nos estudos, seja para auxiliar metas pessoais, dá para se surpreender com os resultados! 

Quer entender melhor sobre o tema e, ainda, conhecer o método GTD, excelente aliado de todos que buscam incluir mais organização em sua vida? Então, continue abaixo a leitura deste post!

O que é organização pessoal?

Organização pessoal é definir padrões e manter todos os elementos que englobam sua vida e sua rotina em ordem. Assim, é possível citar desde o horário para acordar e para dormir como separação de roupas no armário, disposição de livros na estantes e gestão do tempo para organização das tarefas que permanecem por longos períodos na lista de “a fazer”.

Embora seja desafiadora, especialmente para quem tem hábitos típicos de alguém bagunceiro, a organização pessoal contribui para que as atividades sejam otimizadas.

Quais as vantagens em ser uma pessoa organizada?

Ser uma pessoa organizada faz toda a diferença, não somente para gerenciar o tempo livre, como também para se destacar no trabalho e aumentar sua motivação profissional.

A seguir, vamos falar também sobre vantagens para quem está em busca de boas estratégias de organização pessoal. Confira:

Mais tempo livre

Sente que não consegue se organizar e que vive com um acúmulo de tarefas das quais está difícil de se livrar? Quando você começa a criar e a seguir práticas de uma pessoa mais organizada, é possível dividir o tempo durante a semana conforme o grau de prioridade de cada atividade.

Sabe aquele intervalo que você vive buscando para dar sequência na academia ou naquela aula de pilates que sempre cobiça, entre um freela e outro? Pode ter chegado o momento delas!

Definição de metas

É de motivação de que precisa? Com organização, além de poder visualizar melhor seus projetos e sonhos para o futuro, você consegue organizá-los, definir etapas e, claro, saber o quanto já avançou.

Quando todo o acompanhamento é feito, fica mais difícil desanimar ou desistir no meio do caminho. Aqui, dá para pensar em projetos de curto, médio e longo prazo, outra divisão que os torna mais realistas.

Oportunidades profissionais

A organização pessoal interfere positivamente em novas oportunidades profissionais. Colaboradores que se mostram organizados e auxiliam a equipe a desenvolver processos bem-sucedidos aumentam suas chances de conquistar reconhecimento e, claro, promoções.

Não é preciso, todavia, limitá-las às oportunidades obtidas no mercado formal. Se você, por exemplo, precisa de uma grana extra e está procurando formas de obtê-la, organize-se!

Uma ótima opção é empreender na internet e, com organização, desenvolver um planejamento para se destacar frente ao mercado e tornar seus serviços lucrativos. 

O que é o método GTD?

Já que o tema é organização pessoal, vale falar detalhadamente sobre o método GTD ou Getting Things Done, em inglês. Traduzindo para o português, a ideia é trabalhar para deixar as coisas feitas, sem procrastinação!

Desenvolvido por David Allen, consultor e especialista em produtividade, dos Estados Unidos, as técnicas são apresentadas pelo autor no livro “A arte de fazer acontecer”, uma obra que virou best-seller e é sempre referência nas discussões sobre organização pessoal.

Como aplicar o método GTD?

No livro, ao falar sobre como tem conseguido ser bem-sucedido em sua vida, carreira e projetos pessoais, David Allen baseia o método GTD em gerenciamento de tarefas que envolvem coleta, processamento, organização, revisão e execução.

Ao trabalhar cada etapa separadamente, é possível colocar em prática aqueles projetos de gaveta que quase sempre temos. Quer saber como? Conheça as etapas abaixo!

Coleta

Essa fase se baseia em tirar todas as ideias que perambulam na cabeça, aleatórias, em meio à enorme quantidade de estímulos que recebemos, e listá-las em algo que se conhece, em GTD, como “caixa de entrada”. Sabe tudo que tem rondado a sua mente? Então, chegou a hora de visualizar com clareza.

Inclua projetos, tarefas, metas, obrigações, eventos da rotina, almoços de trabalho, aulas… Para compilar, vale tanto apostar em aplicativos de celular quanto nos tradicionais e infalíveis papel e caneta.

Processamento

Tudo em ordem? Agora, use bem o seu senso crítico para atribuir graus de prioridade a cada um dos itens listados na etapa anterior. 

Defina o que deve ser executado com urgência, o que é rapidinho, o que demanda muito tempo… A dica é, para se motivar na organização pessoal, se adiante com as tarefas mais simples e veja como, aos poucos, todas também vão fluir. 

Organização

Essa é a etapa em que as listas podem ser ordenadas conforme seus contextos. Separe uma parte para trabalho, outra para o campo pessoal, viagens, entretenimento e por aí vai. Veja o que é fundamental para si mesmo e mãos à obra!

Revisão

Segundo as práticas do método GTD, avaliar uma vez por semana ou por quinzena a divisão criada e a execução das tarefas ajuda a identificar o que tem sido feito corretamente e o que pode melhorar. Com a revisão, a ideia é que a organização se torne cada vez melhor.

Execução

Aqui não tem segredo, certo? Uma vez ciente de suas atividades e da ordem em que é preciso realizá-las, não faltam incentivos para caminhar com todos aqueles projetos que, antes, pareciam não executáveis. Aos poucos, você vai se surpreender com quantos conseguirá concluir!

A organização pessoal, finalmente, embora às vezes pareça complexa ou difícil de implementar, soma às vidas de todos nós para tornar tudo mais simples. Com um caminho claro a seguir e dedicação a cada uma de suas etapas, como no método GTD, você pode chegar exatamente aonde almeja!

Gostou de nosso post e tem alguma dica ou experiência para compartilhar? Então, deixe abaixo seu comentário!

Use a metodologia OKR para alcançar suas metas!Powered by Rock Convert

Conteúdo produzido em parceria com a UCEFF.

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *