Oportunidades para ganhar dinheiro como produtor de conteúdo freelancer

Oportunidades para ganhar dinheiro como produtor de conteúdo freelancer!

Se você quer trabalhar como freelancer, escolher os próprios horários e metas, a produção de conteúdo pode ser uma oportunidade excelente!
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

A internet traz consigo uma infinidade de oportunidades para ganhar dinheiro. Com novas ideias, empresas e modelos de negócios surgindo a cada dia, o trabalho de freelancer tem se destacado nesse mercado.

Vínculos temporários e autônomos entre clientes e profissionais de diversas áreas provavelmente não são nenhuma novidade para você, mas a informalidade atribuída a esse meio pode despertar alguns receios — e é para te livrar deles que elaboramos este post.

Afinal, por que os freelancers fazem tanto sucesso? Quais as vantagens desse tipo de trabalho? E a remuneração? Se você pensa em dar uma chance a esse mundo repleto de possibilidades e se tornar um redator freelancer, confira o que é fundamental saber:

O que é um freelancer

O trabalho do freelancer consiste em um princípio: prestação de serviços imediatos. Esse profissional é pago para realizar uma tarefa específica, geralmente de curto prazo, mas sem necessariamente ser funcionário de uma empresa: o freelancer é um profissional autônomo, que faz pequenos serviços para clientes variados.

Imagine que uma empresa resolveu criar um blog e precisa de alguém para produzir seus textos. Se ela não possui um colaborador para suprir essa demanda internamente, contratar os serviços de um redator freelancer pode ser a melhor opção para produzir esse conteúdo.

Neste acordo, você não tem mais nenhum outro compromisso com a empresa, e ela também não tem mais nenhum compromisso com você além de te pagar o valor estipulado: findo o trabalho, findo o vínculo.

Você provavelmente está se perguntando se isso é encarado com seriedade pelo mercado, certo? Pois a resposta é sim! Redatores freelancers existem desde os primórdios da imprensa e hoje, na era digital, esta é uma modalidade que se adapta muito bem aos padrões do mercado.

Justamente por se tratar de um contato direto com o cliente, o trabalho do freelancer é mais dinâmico e flexível. Graças a isso, esse profissional tem ganhado cada vez mais espaço. Com empenho e eficiência, é possível fazer desse trabalho uma das maiores oportunidades para ganhar dinheiro online!

Os benefícios de ser um freelancer

Rotina flexível

Quando pensamos em vida pessoal, tempo e dinheiro, essas variáveis parecem ter grandezas opostas, certo? Afinal, quanto mais você quiser ganhar, menos tempo terá para cuidar de si mesmo e se divertir.

Embora aconteça em muitos casos, porém, essa realidade não é uma regra. É claro que uma boa remuneração depende de um trabalho bem feito, e um trabalho bem feito depende de dedicação.

Mas isso não significa fazer uma série de sacrifícios que te mantenham longe da sua família, dos seus amigos e das atividades que te fazem feliz! Entre as vantagens de um trabalho freelance, a flexibilidade é, sem dúvidas, a maior delas.

Como produtor de conteúdo freelancer, você pode trabalhar de casa e construir seus próprios horários, criando a agenda mais apropriada à sua rotina de trabalho. Desde que o serviço seja feito dentro do prazo acordado, quem decide a que horas trabalhar, e por quanto tempo, é você.

Vale ressaltar, porém, que mesmo assim é imprescindível manter a produtividade e o comprometimento com o trabalho. Por isso, nada de se acomodar! Planeje bem sua rotina e evite trabalhar em horários inconstantes. Assim, você garantirá sua liberdade de planejamento sem comprometer a qualidade das suas entregas.

Um redator rock content!

Liberdade criativa

Quem curte escrever já sabe que é meio complicado encontrar um emprego que explore bem sua criatividade, sua habilidade com as palavras e sua vontade de aprender. No intuito de se manter em uma carreira que alimente a paixão pelo ofício, a maioria se divide entre o jornalismo e a docência. Mas, se você está lendo isso, é porque considera uma nova opção.

A produção de conteúdo para web é uma alternativa que possibilita ao profissional escrever sobre assuntos variados, exercitar o músculo criativo e, sobretudo, adquirir novos conhecimentos.

Só para você ter uma ideia, um mesmo redator pode escrever sobre moda, automóveis, turismo, tecnologia, psicologia, marketing e medicina — basta um bom trabalho de pesquisa e domínio sobre a estrutura do texto.

Mas se isso te deixa inseguro, não se preocupe: os assuntos são tão diversos dentro de cada categoria que, ainda que você opte por falar somente de tecnologia, raramente irá se deparar com o tédio de solicitações repetitivas. Um redator nunca fica preso à mesmice de escrever sobre um tema só — perfeito para quem gosta de trabalhar a originalidade, não é?

Portanto, se você decidir se aventurar por esse caminho, estude as características do texto, desenvolva métodos de escrita, leia bastante e procure sempre se aprimorar. Isso será um diferencial importante em relação a outros profissionais da área.

Alta demanda

Agora que você já sabe o que é preciso para aproveitar as oportunidades para ganhar dinheiro como freelancer, vamos à questão principal: para quem trabalhar? Toda essa liberdade é muito vantajosa, mas isso pode te deixar um pouco perdido no começo.

Geralmente, seus clientes serão de agências ou empresas buscando investir em marketing de conteúdo. O ideal, portanto, é buscar uma plataforma voltada exclusivamente para a produção de artigos para blogs e redes sociais, e-books, infográficos, landing pages etc.

A Rock Content é especializada em produção de conteúdo e, junto aos freelancers, trabalha com um sistema de candidaturas. Se você deseja fazer parte da equipe de produtores de conteúdo freelancers, por exemplo, basta se cadastrar na plataforma e prestar uma candidatura.

Uma vez cadastrado, além poder escolher uma série de temas diferentes para escrever, também é possível se candidatar para ser revisor ou planejador de conteúdo. Caso sua candidatura seja aprovada, basta escolher as tarefas que interessam a você e mãos à obra!

Simples assim? Pois é! Como mencionamos, a redação para web está conquistando cada vez mais adeptos. Afinal, Angariar clientes não é fácil.

A função da plataforma é servir de mediadora entre redatores e clientes. Assim, não será necessário rodar a internet atrás de pessoas que precisam contratar um redator.

Remuneração extra

Por fim, o que mais tem atraído profissionais de de diversas áreas para o trabalho de freelancer é a oportunidade de ganhar um dinheiro extra no mês. Afinal, todos sabemos o quanto é difícil monitorar os gastos e economizar uma graninha para investir em uma viagem ou ficar mais tranquilo em relação às contas. Qualquer renda a mais é bem-vinda, não é mesmo?

Também é possível fazer do freelance a sua fonte de renda primária.  Encarando com seriedade e sabendo explorar as alternativas que o mercado oferece, grandes oportunidades podem surgir.