Está procurando um trabalho de fim de semana- Conheça 9 opções-01

[Infográfico] Está procurando um trabalho de fim de semana? Conheça 9 opções

Buscando oportunidades para fazer uma renda extra aos fins de semana? Neste post ensinamos como se preparar, encontrar o job certo e encantar os seus clientes!

Sem tempo para ler tudo? Clique em ▶ e ouça este artigo na íntegra!

 

Em tempos de crise, nada mais financeiramente responsável do que buscar algumas maneiras de ganhar um dinheiro extra, não é mesmo? Complementar a renda pode ser justamente a saída que você estava procurando para não fechar o mês no vermelho.

Pois saiba que são várias as opções de trabalho extra de fim de semana que estão ao seu alcance, para que você consiga ter novas ideias para aumentar a sua renda. Que tal algumas dicas sobre o que você pode fazer como bico de fim de semana? Então acompanhe:

Como se preparar para procurar um trabalho de fim de semana

Antes de começarmos a buscar uma opção de job aos fins de semana, uma boa preparação é fundamental. Afinal, ninguém quer perder tempo ao encontrar a melhor oportunidade, não é mesmo?

É por isso que criamos um material gráfico super informativo para te explicar o que fazer. Confira:

Infográfico ensinando o que fazer antes de procurar um trabalho de fim de semana

Quer publicar esse infográfico no seu blog ou site?

Ideias para aumentar a renda no fim de semana

Existem alguns serviços que são realizados com mais frequência aos sábados e domingos — principalmente aqueles relacionados a eventos e festas. Além disso, tem também aqueles trabalhos que dependem de um talento nato do profissional, como ser músico ou escritor.

Listamos a seguir uma série de empregos de fim de semana e suas principais características e exigências. Busque qual deles se encaixa em seu perfil!

Ser bartender pode render um dinheiro extra aos fins de semana

Nos fins de semana, é muito comum que empresas de eventos necessitem pontualmente de profissionais autônomos. Afinal, a demanda por esses serviços não é constante ao longo da semana. Muito pelo contrário, essas atividades costumam se concentrar às sextas-feiras e sábados. Se você tem maior disponibilidade para trabalhar nesses dias, talvez essa seja uma solução para aumentar a renda.

Não se esqueça de que, para trabalhar como bartender, é preciso também ter talento para o preparo de drinks, dos mais variados tipos. Caso essa seja uma atividade que te interessa, uma boa dica é acompanhar as postagens do canal Bebida Liberada, em que você aprende a fazer diversos drinks!

Procure trabalhar em lojas e restaurantes nos fins de semana

Muitas lojas e restaurantes contratam pessoas para trabalhar apenas nos fins de semana, pois esses são os dias de maior movimento e circulação de clientes. Se o método de pagamento deles envolver também uma comissão sobre o volume de vendas, melhor ainda!

Esse é um ótimo incentivo para você fazer um bom trabalho e garantir mais rendimentos no fim de semana. Além disso, exercer essa atividade pode aumentar sua rede de contatos — ou seja, fortalecer o networking. Isso torna mais fácil que novas oportunidades apareçam no futuro!

Considere trabalhar com eventos nos fins de semana

Também é possível utilizar alguns de seus talentos para trabalhar em eventos específicos no fim de semana. Por exemplo, se você tira boas fotografias, por que não atuar como freelancer em casamentos, formaturas e festas de 15 anos?

Muitas empresas de fotografia contratam profissionais justamente para cobrir esses eventos maiores, em que é necessário contar com o apoio de diversos fotógrafos ao mesmo tempo. Pode ser uma boa opção para você!

Escreve bem? Que tal escrever conteúdo para web como freelancer?

Se você escreve corretamente, gosta de pesquisar assuntos novos e sabe concatenar bem suas ideias no papel, é possível buscar oportunidades de emprego como redator web. Em geral, empresas de marketing de conteúdo como a Rock Content (saiba aqui como se inscrever para o time de redatores deles) contam com um time grande de freelancers para diversas atividades, como elaboração de pautas, revisão, redação e até mesmo design.

Os freelancers têm autonomia para escolher quando e quais tarefas produzir, por isso é possível concentrar as atividades nos fins de semana, quando você tem mais disponibilidade.

Saiba que seus talentos musicais podem virar trabalho de fim de semana

Outra atividade que concilia hobby e renda extra é a música. Muitas pessoas têm talento suficiente para tocar instrumentos junto a bandas e corais nos mais diferentes eventos.

Como eles costumam ocorrer nos fins de semana, é possível conciliar essas atividades com outros compromissos que você possa ter em dias úteis. Além de manter seu hobby musical, essa é também uma fonte de rendimentos para quem está apertado financeiramente.

Gosta de ensinar? Que tal ser um professor de inglês online?

Aulas EAD (Ensino a Distância) são cada vez mais comuns hoje em dia, e não apenas para o ensino superior. Escolas de idioma também estão apostando na modalidade online, aproximando alunos e professores de uma forma inovadora e altamente rentável.

Sites como o Open English, por exemplo, proporcionam plataformas justamente com essa proposta. Se você tem experiência no ensino de inglês e disponibilidade para lecionar algumas das disciplinas do curso, é possível encaixar as aulas no fim de semana. Inclusive, há muitos alunos extremamente ocupados em dias úteis, que só podem assistir a aulas aos sábados e domingos!

Vlogs no YouTube (com pelo menos 30 mil visualizações) podem ser boas fontes de renda

Boas ideias e naturalidade em frente à câmera podem gerar altos rendimentos para muitas pessoas. Manter um vlog no YouTube não é fácil, já que os conteúdos precisam ser variados, a frequência de postagens tem que ser alta e você precisa entender bem o que seus espectadores esperam de você.

No entanto, você poderá monetizar sua audiência quando ultrapassar a marca de 30 mil visualizações por vídeo. Vloggers como Jout Jout Prazer e Chata de Galocha são exemplos de sucesso no YouTube, tratando de temas simples, mas que despertam o interesse do público.

Crie lojas virtuais para expor seus produtos

Muitas pessoas têm aptidões naturais para produzir artesanato, camisetas e outros artigos que venham a despertar o interesse de usuários online. Por que não utilizar esses talentos pessoais para promover vendas online e aumentar sua renda?

É isso o que muitas pessoas já fazem hoje em dia, como os criadores da loja BSB Memo, uma loja que só vende souvenirs de Brasília, de produção própria. Belo Horizonte também conta com a mesma iniciativa, o Made in Beagá, com camisas e outros artigos personalizados para venda online.

E você pode estar pensando que montar um site para vendas online é caro, difícil e impossível de fazer na prática sem a ajuda de especialistas no tema. No entanto, você encontra ótimas opções online para viabilizar esse sonho, como são os casos do Loja Virtual e o Wix Stores, por exemplo.

Venda fotografias para banco de imagens

Se você tem um talento nato para fotografias, mas não quer trabalhar em eventos de fim de semana, pode também vender suas fotografias online. Sites de banco de imagens, como é o caso do iStockPhoto, pagam a seus fornecedores de imagens uma porcentagem do valor de venda de suas imagens.

No iStockPhoto, o valor da comissão varia entre 15% e 45%. Já no Fotolia, a comissão fica entre 20% e 65%. Você pode usar os fins de semana para explorar seus talentos fotográficos e compartilhar com outros usuários essas imagens, ganhando para isso!

Dicas para ter sucesso ao realizar trabalhos para complementar a renda

Viu como existem muitas possibilidades de trabalho extra no fim de semana?

Ter uma folga no orçamento de cada mês é um grande sonho para muitas pessoas! Contudo, para investir nas atividades que listamos, é preciso ter as doses certas de responsabilidade, disciplina e organização.

Uma rotina com muitos compromissos e tempo reduzido de descanso pode ser de difícil adaptação no começo. Afinal, exige que nos ajustemos rapidamente, sem deixar de cuidar da saúde — mental e física! — para que as áreas não relacionadas com o trabalho não saiam prejudicadas.

Além disso, é preciso manter foco na produtividade e na dedicação para alcançar sucesso tanto nas atividades do dia a dia quanto nas que são realizadas apenas aos fins de semana.

Ufa! Descrevendo os requisitos dessa forma, pode parecer um grande desafio, não é mesmo? Para te ajudar, listamos boas práticas de organização e produtividade para manter uma rotina balanceada. Continue a leitura:

Priorize suas horas de sono

Dependendo do tipo de trabalho — como trabalhar com eventos no fim de semana, ser fotógrafo ou mesmo bartender —, pode ser necessário trocar o dia pela noite. Contudo, não deixe que isso atrapalhe suas boas horas de sono!

Dormir 8 horas em média por dia pode até parecer algo que deve ser deixado em segundo plano, mas é essencial para nossa saúde.

Entre os benefícios de uma boa noite de sono estão o fortalecimento do sistema imunológico, a redução de problemas de saúde como a hipertensão e a garantia de que nosso sistema cognitivo esteja funcionando bem. Não há como trabalhar com a saúde debilitada, não é mesmo?

Organize seus horários

Muitas pessoas que buscam trabalhos de fim de semana precisam conciliá-los com a outra atividade que exercem durante os demais dias. Mesmo que ambas não tenham nada a ver — ou até que sejam relacionadas! —, saber separar as responsabilidades das duas é um passo crucial. Afinal, já pensou em quantos erros podem ocorrer se os detalhes de cada uma se confundirem?

Ter horários bem definidos facilita a organização da rotina, além de evitar que seus compromissos se “embolem”. Se atrasar ou se confundir são erros terríveis de serem cometidos.É por isso que planejar a rotina e ter horários certos para se dedicar a cada uma das atividades — e também a vida pessoal — é importante.

Não deixe sua vida pessoal de lado

Ok, trocar alguns fins de semana com os amigos e a família por um trampo extra traz muitos benefícios. Mais experiência profissional, uma rede maior de networking e aquela graninha extra ao final do mês. Quem não gostaria disso?

Contudo, é impossível se manter motivado para ocupar quase 100% da rotina com trabalho sem o apoio de pessoas queridas e, também, sem momentos de lazer. Por isso, coloque em prática a dica que contamos no tópico anterior e lembre-se de reservar um tempo para si, seja para sair com o namorado ou namorada, preparar um almoço para a família ou mesmo assistir filmes e seriados com calma.

É esse tempo de descanso que lhe dará a energia necessária para o restante das atividades.

Utilize a tecnologia ao seu favor

Já falamos sobre priorizar o descanso e organizar os horários com o objetivo de manter a produtividade. Contudo, tudo isso pode parecer ainda mais trabalhoso do que apenas confiar na memória e cumprir os compromissos sem muito raciocínio!

Afinal, se nossa mente já fica cheia de pensamentos com as atividades dos dias de semana, quando o trabalho de fim de semana se junta… Nem se fala!

Por isso, fazer uso de algumas ferramentas pode ser uma estratégia poderosa — e que lhe poupará tempo! Softwares de organização e produtividade, como o Trello e o Asana, facilitam a administração de tarefas e podem enviar alertas caso estejam instalados no seu smartphone.

Já o Keep, um dos aplicativos da Google, pode ser aberto tanto no celular quanto no computador e as informações ficam salvas devido à conta vinculada. Ele é excelente para fazer anotações rápidas e programar lembretes.

Além dos que foram citados acima para facilitar a rotina de trabalho, existem aqueles que contribuem para a qualidade de vida. O aplicativo Headspace é interessante para quem busca práticas de bem-estar, pois propõe uma rotina de meditação. Quem sabe não é disso que você precisa?

Alguns aplicativos também cumprem a função de monitorar o sono, o que facilita a observação desse momento de descanso e permite que sua rotina se torne cada vez melhor nesse aspecto.

Ufa! Existe muito a se levar em conta ao procurar uma atividade para conseguir uma renda extra. Como você pôde ver, as opções de trabalho são muitas e certamente alguma delas se encaixa em seu perfil! Além de explicar como ganhar dinheiro extra nos fins de semana, te contamos também como cuidar da rotina para que a qualidade de vida e o bem-estar sejam mantidos mesmo com um tempo de descanso reduzido.

E aí, o que achou dessas dicas de trabalho no fim de semana? Se sentiu motivado a começar e acha que é exatamente isso que você está procurando?

Se você tem talentos para redação, revisão ou planejamento de pautas, se inscreva para virar um freelancer da Rock Content e aumente logo sua renda! Clique aqui e saiba como colocar isso em prática! 😉