Por Lauro Lam

Jornalista, freelancer ful-time e praticante de esportes radicais.

Publicado em 23/10/2018. | Atualizado em 25/10/2019


Reticências são sinais gráficos que fazem referência ao sentido de continuísmo, podendo ser utilizadas no início, meio ou fim de uma frase. A palavra tem origem no latim e significa algo implícito.

Escrever um texto não é simplesmente reunir várias palavras em parágrafos distintos. É preciso transmitir mensagens adequadas de acordo com cada contexto, explorando todas as possibilidades da Língua Portuguesa. Por isso, o uso da pontuação é extremamente importante para transmitir emoções, continuísmo de ideias etc. Dentro de inúmeros caminhos, você sabe quando usar reticências?

Pois é exatamente sobre os três pontinhos que vamos falar neste post! Quer saber como termina essa história? Então venha com a gente e aprenda mais! Afinal, conhecimento nunca é…

O que são Reticências?

Reticências são sinais gráficos que fazem referência ao sentido de continuísmo, podendo ser utilizadas no início, meio ou fim de uma frase. A palavra tem origem no latim e significa algo implícito.

De uma forma geral, as reticências indicam um pensamento que ainda não terminou ou a omissão de alguma coisa que não foi escrita. Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase.

As reticências também podem indicar uma ação que ainda não terminou, além de transmitir sentimentos como dúvidas, surpresas, hesitações, suspense etc. Dessa maneira, é uma forma de o redator inserir vida em seus textos, principalmente em estilos mais livres, como no storytelling.

O sinal dos três pontinhos é bem amplo. Outra utilização é quando o redator quer transmitir uma mensagem de algo que se prolonga, deixando a interpretação sob responsabilidade do leitor.

As reticências indicam ainda uma citação incompleta, principalmente de outros autores citados para enfatizar alguma ideia ou argumento. Essa utilização é bem comum nos textos científicos ou sobre personalidades que deixaram citações famosas.

Para evitar outros erros comuns, veja também! 🧐
Enxergar ou Enchergar: com X ou CH? Veja como se escreve!
Jeito ou Geito: como se escreve? Veja qual o certo!
Dúvida ou Duvida: tem acento? Entenda a diferença!
Em cima ou encima: junto ou separado? Veja como se escreve!
Coxa ou Cocha: com X ou CH? Veja como se escreve
600 por extenso: como se escreve? Seiscentos ou Seissentos?

Aprenda quando usar reticências

Como você pôde perceber, o uso das reticências é bem amplo e exige uma certa sensibilidade por parte do redator para incluir o sinal nas produções textuais. Portanto, nada de exageros. Afinal, escrever profissionalmente vai bem além do que um mero diário sentimental onde as … geralmente têm presença garantida.

A primeira dica é você analisar o contexto e também os pedidos do cliente. Se for algo bem formal, tome muito cuidado para não errar. Já se o cliente pedir conteúdos mais leves e sintonizados com uma persona jovem e descolada, as reticências podem ser uma boa sacada. Claro, sempre tendo a subjetividade como protagonista.

Esse sinal de pontuação é muito utilizado em peças publicitárias e também em textos literários, deixando a imaginação falar mais alto. É uma forma textual onde o leitor é convidado a pensar e refletir sobre o tema proposto.

Assim como outros sinais de pontuação, as reticências também contam com algumas regrinhas. A frase deve continuar com letra maiúscula se a ideia transmitida antes das reticências estiver concluída.

Renata foi ao supermercado essa tarde e comprou os ingredientes do bolo: ovos, leite, chocolate,… À noite recebeu os convidados.

Já a letra minúscula é indicada quando a ideia antes das reticências não tiver sido concluída:

A mulher pensou, pensou,… mas continuou sem saber que decisão tomar.

Veja mais alguns exemplos.

E a vida é um barco que desliza lentamente rumo ao mar de desilusões… efêmera e vazia.

Nesse caso, a reticência revela uma continuação de algum fato.

Existem motivos para tanta… gritaria.

Trata-se de uma maneira de realçar alguma palavra ou expressão.

Assim, é importante você sempre ficar atento ao uso dos sinais de pontuação, tendo a total consciência sobre quando usar reticências, com o objetivo de sempre produzir conteúdos incríveis e com excelentes resultados.

E aí, quer melhorar cada vez mais os seus textos? Então confira agora mesmo 63 erros bobos para evitar!

63 erros para evitar na escritaPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto