Por Redator Rock Content

um dos freelancers da Comunidade. Seja também um redator!

Publicado em 06/07/2017. | Atualizado em 06/07/2017


KPIs ou Key Performance Indicators são métricas que indicam como estão o seu desempenho no trabalho. Se você procura grandes objetivos no Marketing Digital, não poderá mais viver sem eles.

A maior parte dos redatores e designers freela vai se deparar com o assunto dos KPIs mais cedo ou mais tarde. Afinal, muitos de nós trabalham para manter estratégias de marketing de conteúdo, escrevendo sobre assuntos os mais diversos.

Por que então não acompanhamos os indicadores numéricos dos nossos jobs? Qual é o motivo de não temos a curiosidade de fazer uma análise deles? Não deveríamos direcionar nossos esforços e estudos para melhorar algo que os números nos dizem que não está bom?

No texto de hoje, vamos te mostrar o que são KPIs e por que eles são importantíssimos para freelancers de todos os tipos.

Tendo indicadores de performance, o seu desempenho vai melhorar e vai chover trabalho para você, de agora em diante! Acompanhe:

O que são KPIs?

Pode surgir muita confusão quando falamos de medir resultados de um trabalho. A mais comum é que, por boa vontade, a gente pode acabar medindo coisas que não fazem a menor diferença.

Por exemplo: você escreve um texto ou faz um job de design, ele é publicado no blog do cliente e, depois de um ou dois dias, aparecem vários comentários. “Pronto”, você pensa. “Meu trabalho foi um sucesso!”.

Não necessariamente.

Cada job tem um objetivo em uma estratégia de marketing. Então, se o que ele se propõe é gerar vendas para a empresa que o contratou — um e-commerce, digamos —, comentários podem até significar engajamento, mas não vão direto no ponto.

A sigla KPI vem do inglês Key Performance Indicator ou, em bom português, Indicador-chave de Performance. O KPI não é uma métrica ou número qualquer: ele é o número que você precisa avaliar para compreender o sucesso de uma estratégia.

Por que eles são tão importantes?

Hoje em dia, ninguém que trabalha com marketing digital duvida do poder dos números, não é mesmo?

Então, se você consegue eliminar os dados que só servem para te deixar feliz e não significam muita coisa — as “métricas de vaidade”, como os profissionais de marketing gostam de chamar — o resto é pura análise de resultado.

Veja alguns benefícios que o uso de KPIs pode trazer para o seu trabalho:

Objetivos claros

Sabe quando você começa a trabalhar para um cliente novo e dá aquele frio na barriga? Você não sabe a linguagem com a qual ele está acostumado, se é um cliente distante ou se gosta de intervir em vários pontos do seu texto…

Pelos objetivos da campanha de marketing na qual o seu trabalho está envolvido, você mesmo pode deduzir quais são os KPIs desse cliente e acertar mais.

Por exemplo, se o que ele quer é aumentar o tráfego de um site ou blog, você vai precisar de títulos bem chamativos, técnicas impecáveis de SEO e uma introdução matadora. Se for para vender mais ou gerar leads, o seu CTA passa a ser a parte mais importante.

Menos chance de feedbacks vagos

Se você criou algo perfeitamente sintonizado com a pauta e os objetivos da empresa, já tem os argumentos prontos para quando sofrer críticas injustas.

Mas lembre-se de responder com calma e ser cortês com o cliente mesmo que ele esteja equivocado, hein?

Clientes satisfeitos

Ao entregar para a empresa os números que ela quer, todo mundo vai perceber que o que você faz é sinônimo de sucesso.

A partir daí, já dá para imaginar: um cliente fiel, boa reputação e uma fila de jobs te esperando todo mês!

Critérios seguros para avaliar o seu trabalho

Que tal ter os seus próprios KPIs como redator? Uma carreira freelance de sucesso, como qualquer outra, tem que ter objetivos bem claros. E como vimos, tudo que tem objetivos pode ter um KPI.

Neste momento, qual área técnica do seu trabalho pode ser melhor? Quais números precisam aumentar para você chegar onde gostaria? Pense em questões como essas para definir os seus KPIs.

Como o uso de KPIs aumenta o sucesso de um projeto de marketing?

Faça agora o exercício de se colocar na pele de quem está do outro lado. Vamos entender por que os KPIs são tão importantes para a equipe de marketing e o cliente que contrata os seus serviços.

Essa equipe e esse cliente fazem uso de 3 tipos de KPI, cada um com um papel diferente:

KPI primário

O KPI primário é a métrica mais importante para uma campanha de marketing. Esse número está diretamente relacionado com o objetivo principal da ação. Por exemplo, aumento de tráfego para um novo site para o qual você vai começar a escrever.

KPI secundário

Esse é o tipo de KPI utilizado para atingir o KPI primário e é também uma forma de desdobrá-lo. Ora, se o objetivo é aumentar o tráfego, há algumas etapas (numéricas) para se conseguir isso. Alguns exemplos:

  • Número de visitantes únicos;
  • Número de visitantes recorrentes.

KPI prático

Seguindo a mesma lógica, os KPIs práticos são mais amplos e são obtidos pelo desdobramento dos secundários.

Você não deve subestimá-los, já que são mais gerais e por isso fazem parte da rotina de toda a equipe de um departamento. E o seu trabalho está incluído nessa rotina, o que faz com que ele possa ser medido pelos KPIs práticos.

Alguns exemplos comuns desse tipo:

  • Visualizações de página;
  • Duração média da sessão (tempo que cada internauta permanece no site ou blog);
  • Taxa de rejeição (pessoas que deixam o site ou blog após visualizar uma única página);
  • Porcentagem de novas sessões (qual proporção dos seus visitantes acessou o site pela primeira vez);
  • Visitantes recorrentes.

Os KPIs são a tradução em números do desempenho do que quer que seja. Pode ser de um negócio, de um site, de uma ação de marketing, de um texto ou até do rendimento da sua rotina de exercícios na academia.

Se criar o hábito de orientar o seu trabalho numericamente, o que vai acontecer é que você vai deixar de lado o achismo e começar a dar um novo rumo para a sua carreira freelancer. E ela vai ser mais acertada e fácil de visualizar, com critérios seguros e clientes satisfeitos!

Chegou a hora de você aparecer nos indicadores da Comunidade Rock Content e ainda ficar sabendo quando artigos como este aqui forem postados. Assine a nossa newsletter, contribua para aumentar o nosso KPI de conversão e geração de leads e receba mais dicas de como se tornar um freelancer diferenciado!

Posts populares com esse assunto