Por Raphael Saavedra

Jornalista, produtor de conteúdo e apaixonado por todo o tipo de informação.

Publicado em 17/07/2018. | Atualizado em 22/08/2019


Não sabe o que fazer para ganhar dinheiro e está em busca de novas oportunidades? Listamos as 20 melhores ideias para te ajudar a lucrar!

Se você vem se perguntando o que fazer para ganhar dinheiro, saiba que a resposta é bem ampla, mesmo para aquelas pessoas que querem trabalhar em casa. Com base nas suas habilidades e competências, pode-se pensar em diversas atividades que vão trazer um extra ou mesmo ser a sua principal fonte de renda.

Com a gig economy em plena expansão, há muitas oportunidades de ser freelancer e oferecer produtos e serviços. Ou também se pode ir além e aproveitar a oportunidade de empreender formalmente — e olha que dá para fazer isso sem ter que investir uma grana muito alta inicialmente.

Quer conhecer algumas opções? Preparamos uma lista especialmente para isso, mostrando algumas ideias que vão servir de inspiração para começar os trabalhos o mais rápido possível. Boa leitura!

1. Fazer artesanato

Você tem talento manual para fazer alguns trabalhos? Então, use isso a seu favor e passe a fazer artesanato para vender. Com a internet e as redes sociais, pode-se divulgar seus produtos em grupos e marketplaces, por exemplo, e fazer envios para todo o Brasil.

Entre as opções que podem ser exploradas, estão:

  • bijuterias;
  • amigurimi;
  • itens de decoração para festas;
  • biscuit;
  • tricô;
  • crochê;
  • caixinhas de MDF.

Como o DIY (faça você mesmo) está muito em alta, é possível aproveitar para criar ou reformar produtos para revendê-los depois. Nesse caso, basta ter criatividade, gostar de fazer esses trabalhos manuais e algum tempo disponível.

2. Revender produtos

Gosta de vender e tem habilidades para isso? A revenda de produtos pode ser uma ótima opção. Isso vale tanto para revistas e catálogos, como para roupas, calçados, acessórios e também para itens importados.

Em alguns casos, entretanto, é necessário ter uma grana inicial para investir, ou seja, um capital de giro para adquirir as mercadorias e vendê-las depois.

Se seguir adiante com essa ideia, lembre-se de cobrar à vista ou, então, adquira uma maquininha de cartão para parcelar ou oferecer mais prazo para seus clientes. Assim, evita-se a inadimplência, o prejuízo financeiro e o desgaste de ter que ficar cobrando as pessoas.

3. Trabalhar com alimentação

São várias as opções para que você tenha como ganhar dinheiro investindo em uma atividade prazerosa. Se a cozinha é uma grande paixão e você tem habilidades para fazer umas comidinhas gostosas, explore isso. Quer coisa melhor que fazer o que ama e ainda ganhar dinheiro com isso?

Entre as opções, estão:

  • bolos e doces;
  • cookies e brownies;
  • salgadinhos de festa;
  • marmitas fitness;
  • comidinhas low carb;
  • opções veganas e vegetarianas.

Esse tipo de trabalho é mais exigente e requer um cuidado maior (justamente por se tratar de alimentação). Se existe a pretensão de se formalizar — registrando um MEI ou uma empresa —, saiba que existem diversas exigências que precisam ser cumpridas antes de obter o alvará (principalmente no que diz respeito aos critérios estabelecidos pela vigilância sanitária).

4. Cuidar de animais de estimação

Se você mora em uma casa ou apartamento que tem espaço e possibilidade de cuidar de algum bichinho, pode começar a oferecer seus serviços para tutores que precisam abrigá-los enquanto viaja, por exemplo. O DogHero é uma plataforma que promove esse encontro e facilita o contato.

Também existe a opção de passear com os pets. Veja em sua vizinhança quem precisa desse tipo de serviço e disponibilize-o.

5. Alugar objetos

Existem pessoas que estão dispostas a alugar alguns objetos, como roupas para festas, câmeras fotográficas, pranchas de surf e até mesmo itens para festas (como painel e cama elástica).

Veja se tem algo que pode servir para alguém, aproveite essa oportunidade e cadastre-se em plataformas que facilitam o contato com quem precisa dos objetos. Entre elas, estão:

  • Rent for All;
  • Alooga;
  • Spinlister.

6. Abrir um brechó

Se você for abrir seu armário, é bem capaz de encontrar roupas, calçados ou acessórios que não usa mais. Se eles estão em bom estado, por que não fazer um brechó e transformá-los em dinheiro?

Dá para começar vendendo para pessoas conhecidas e na internet. Se o negócio der certo, pode comprar roupas de outras pessoas por um preço menor, reformá-las e colocar no seu bazar (ganhando uma comissão em cima de cada venda).

7. Criar um infoproduto

É possível ganhar bastante dinheiro na internet e uma das alternativas para isso é a criação de um infoproduto. Se você é especialista em determinado tema e consegue transformá-lo em conhecimento, não perca mais tempo e torne isso uma fonte de renda.

Crie um produto digital — cursos, e-books ou vídeo aulas, por exemplo —, cadastre-se em sites de afiliados para ajudar na divulgação e comece a vender seus materiais. A Hotmart é uma ótima parceira para isso

8. Vender produtos como afiliado

Afiliado é o nome que se dá para quem vende para uma empresa e recebe comissão pelo trabalho. É possível se tornar afiliado de plataformas como o Mercado Livre e o Submarino — além da Hotmart, já citada. Para isso, você divulga os produtos na internet e cada pessoa que comprar com a sua indicação, gera uma comissão (algumas mais altas, outras menores).

9. Prestar serviço como assistente virtual

Com a expansão e aceitação do trabalho home office, é possível fazer em casa o que se faria em uma empresa. Assistente virtual é um exemplo de como isso funciona, já que ela atua como uma secretária remota.

Esse serviço pode ser oferecido para profissionais liberais, empreendedores e até mesmo para pessoas que precisam de uma mãozinha para melhorar a organização. As possibilidades de se obter bons ganhos são grandes.

10. Prestar serviços de consultoria

Se você tem muita experiência em determinada área e sabe que pode ajudar outras pessoas ou empreendedores, pode apostar nos serviços de consultoria. Por meio dele, identifica-se quais são as principais falhas e ineficiências e identifica quais ações podem ser colocadas em prática para corrigi-las e melhorar os resultados.

O ideal é que esse serviço seja prestado presencialmente, mas também pode ser a distância, já que tem ferramentas que ajudam bastante na comunicação — como o Skype, WhatsApp, e-mail e o Trello.

Aproveite para conferir outros conteúdos sobre Finanças Pessoais! 💰
O que são debêntures? Veja como funciona esse tipo de investimento
Como ficar rico: 10 dicas práticas para enriquecer rápido!
Gastos Mensais: 7 dicas para se organizar melhor e controlá-los
O que são moedas digitais? Conheça as principais e saiba como investir
Planejamento Financeiro Pessoal: 9 dicas de como fazer o seu

11. Ser guia turístico

Se você tem algum tempo livre e conhece bem a sua cidade, pode se tornar guia turístico e, se é fluente em outros idiomas, melhor ainda. Assim, pode receber turistas de vários lugares e apresentá-los ao que existe de melhor na localidade — o que envolve compras, cultura e gastronomia, por exemplo.

O site Rent a Local Friend é uma plataforma que contribui para a prestação desse tipo de serviço, unindo contratantes e guias. Porém, os preços são negociados entre as pessoas e o site cobra uma taxa sobre o valor para o turista.

12. Testar aplicativos e sites

Também é possível ganhar dinheiro por meio de testes em sites e aplicativos. Aqui, você avalia funcionalidades, usabilidade, possíveis bugs e melhorias que podem ser feitas. Assim, trabalha-se como uma espécie de cliente oculto e tenta identificar quais são as principais dificuldades que os consumidores têm para navegar e finalizar uma compra.

A boa notícia é que não é preciso ser desenvolvedor para fazer esse tipo de trabalho. Porém, para se cadastrar, é necessário ter algum dispositivo (computador ou smartphone, por exemplo) conectado à internet.

No site Testa Isso, também é necessário dispor de um microfone para fazer gravações de voz. Existe um teste que é feito inicialmente para comprovar a aptidão do usuário para o trabalho. O resultado é enviado via e-mail e, se aprovado, o testador recebe por cada tarefa concluída.

13. Abrir uma franquia

Para quem tem um dinheiro guardado, esperando uma oportunidade, a abertura de uma franquia pode ser uma opção. Existem algumas que têm um custo consideravelmente menor em comparação às grandes marcas e demandam valores mais baixos.

Entretanto, é necessário ter disposição para realizar o trabalho em tempo integral e garantir que os padrões de qualidade impostos pelo franqueador. Entre as possibilidades, estão:

  • DocSystem;
  • Ahoba Viagens;
  • Trust Intercâmbio Cultural e Turismo.
Nota do editor:
👉 Confira 10 opções de franquias baratas de sucesso para você investir!

14. Criar um e-commerce sem precisar investir

Quer saber o que fazer para ganhar dinheiro sem ter dinheiro para investir em algo inicialmente? A alternativa é criar um e-commerce sem precisar investir em mercadorias. Isso é possível graças a um modelo chamado de drop shipping.

Por meio dele, o cliente compra em sua loja e o seu fornecedor é responsável por separar e enviar o produto direto para o endereço informado. Isso significa que toda a logística fica sob a responsabilidade do seu parceiro e o seu único papel é divulgar e vender.

15. Ser freelancer de conteúdo

O que acha apostar na combinação do marketing digital com o home office? Ao se tornar um freelancer de conteúdo, consegue-se trabalhar com diversas áreas, o que inclui:

Para isso, você pode se cadastrar em plataformas, oferecer seus serviços para agências ou até mesmo ir atrás dos seus próprios clientes — em geral, empreendedores que querem ter blog e redes sociais, mas não fazem muita ideia de como gerenciá-los.

16. Fazer perfumes e aromatizadores

Outra opção que envolve trabalho manual é a produção de perfumes, aromatizadores, sabonetes, essências e velas aromáticas, por exemplo. Tudo isso pode ser feito em casa, basta ter um dinheirinho inicial para investir nas matérias-primas. Depois, é só caprichar nas embalagens, na divulgação e cativar seus clientes para que se tornem fiéis.

17. Oferecer aulas particulares

Quando se domina alguma matéria ou é fluente em outro idioma — e tem paciência e didática para ensinar outras pessoas —, pode-se começar dando aulas em casa ou em na residência dos seus clientes. Isso vale tanto para crianças quanto para adultos.

Ah, e se você fala outra língua, também pode apostar nos serviços de tradução de textos e documentos e legendagem de vídeos. Tudo isso pode ser feito como freelancer, o que ainda abre possibilidades para ter outro trabalho.

18. Fazer maquiagens e penteados

Trabalhar com o nicho de beleza é uma excelente opção, já que nunca sai de moda e sempre tem público. Você manda bem na arrumação de cabelos e nas maquiagens? Então, invista nisso e passe a oferecer esses trabalhos.

É possível divulgar esse trabalho pelas redes sociais e atender a pessoas que vão a casamentos e festas, por exemplo. À medida que for ganhando dinheiro com essa profissão, pode investir em cursos e se qualificar ainda mais — oferecendo um serviço cada vez melhor.

19. Trabalhar com costura

A gente não acha mais costureiras com tanta facilidade como antigamente. Se você sabe mexer com isso, vá em frente e ofereça serviços de consertos em geral. É bem possível que já consiga uma boa clientela só com vizinhos, parentes e amigos.

E ainda tem mais! Também se pode fazer cursos e se especializar para desenhar e confeccionar roupas. Dessa forma, é possível ganhar ainda mais dinheiro. A vantagem é que dá para criar suas próprias peças e elas ainda vão servir como divulgação do seu trabalho para as outras pessoas.

20. Trabalhar com eventos

Dá para trabalhar com comida sem ter que saber cozinhar. Nesse caso, você oferece seus serviços para um buffet e pode atuar em festas e eventos. Entre os tipos de profissionais que podem trabalhar dessa forma (ou mesmo independente), estão:

  • garçons e garçonetes;
  • bartenders;
  • churrasqueiro(a).

Ah, também dá para atuar como animador de festas, apresentador, DJ, entre outras coisas. Ou seja, tem espaço para todo mundo fazer o que gosta ou sabe.

Como podemos ver, há diversas opções do que fazer para ganhar dinheiro e elas atendem aos mais variados perfis — mesmo não sendo um especialista em alguma área. Em muitos casos, é possível começar sem ao menos ter que investir uma grana inicialmente, o que é uma grande vantagem para quem precisa começar logo, mas não pode ter mais gastos.

Porém, além de saber como ganhar dinheiro, também é preciso saber como organizá-lo e manter o controle sobre os gastos, principalmente quando se tem uma renda variável. Por isso, cuide do seu orçamento mensal e planeje seus gastos com carinho — senão, você vai ter que correr atrás de mais trabalho depois.

O que achou deste artigo? Quer aproveitar para saber também como fazer essa gestão? Então, baixe esta planilha de controle financeiro para freelancers fique por dentro de prazos, contas a pagar e a receber.

Planilha de Controle FinanceiroPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *