Homem buscando sobre O que é um infográfico na internet

Afinal, o que é um infográfico?

O infográfico é um formato visual de apresentar conteúdos. O uso de gráficos e imagens acompanhando o texto é um método eficaz de descomplicar um assunto, além de tornar a sua leitura uma experiência cativante!

O marketing de conteúdo trabalha vários formatos, tamanhos e estilos de materiais dentro das suas estratégias. Entre eles, os infográficos são mais um mecanismo de atrair, conquistar e converter leitores — e um dos mais bem-sucedidos, por sinal!

Com altas taxas de conversão e compartilhamento nas redes sociais, esses materiais transformaram o modo de consumir conteúdo na internet e são uma oportunidade imperdível para fazer sucesso na web.

No artigo de hoje, vamos aprofundar a conversa sobre o que é um infográfico. Quando você descobrir o valor desse tipo de conteúdo, vai querer aprimorar suas habilidades para produzi-los na mesma hora! Acompanhe:

O que é um infográfico?

O infográfico é um formato visual de apresentar conteúdos. O uso de gráficos e imagens acompanhando o texto é um método eficaz de descomplicar um assunto, além de tornar a sua leitura uma experiência cativante!

O formato não é novidade da internet, pelo contrário. Os infográficos são muito utilizados nos telejornais, e aparecem também em livros didáticos, jornais e revistas impressos.

Entretanto, na internet eles se popularizaram porque atraem a atenção do leitor com muito mais eficácia do que o texto corrido, tornando o infográfico o queridinho dos posts em blogs e redes sociais.

Em um cenário no qual a atenção total dos usuários é disputada o tempo inteiro pelas marcas, lançar mão de infográficos é uma estratégia funcional e até bastante inovadora. Afinal, os infográficos podem aumentar o tráfego do seu site em até 12%, segundo uma pesquisa recente da Agência Ethos 3!

Quais são os tipos de infográficos?

Cada plataforma tem suas particularidades e, sempre que novas gerações de design vão sendo criadas na internet, o modo como os infográficos são criados também mudam.

Por isso, selecionamos três tipos de infográficos para falar neste artigo: os interativos, estatísticos e os animados. Para cada finalidade, um infográfico diferente. Confira:

Interativo

Os conteúdos interativos redefiniram o que é um infográfico. Próprios para ser utilizados na internet, essas peças permitem que o usuário interaja com a informação enquanto a lê.

São aqueles infográficos manipuláveis, em que você pode clicar nos termos e definir seu caminho de leitura sem prejudicar a compreensão. Eles exigem muito para serem produzidos, mas o resultado vale a pena!

Esse tipo de infográfico é fantástico para se aproximar do leitor, pois há toda uma experiência envolvida no consumo do conteúdo.

Iniciativas como essa são indicadas para veicular mais informações, um texto um pouco mais denso. Isso se justifica porque existe uma grande chance do leitor se interessar pela interatividade da peça, e continuar brincando com ela até o final.

Veja um exemplo de infográfico interativo que o Memorial do 11 de Setembro norte-americano produziu com a história do atentado. Você pode navegar pela página como quiser, utilizando a barra de rolagem, vendo as fotos e vídeos e lendo as informações na ordem que desejar.

Estático

Já os infográficos estáticos você provavelmente conhece. São os tipos mais comuns, em que geralmente há uma imagem central e nela são inseridas as informações em forma de texto.

Esse tipo de infográfico deve ser produzido com cuidado, pois o potencial de compartilhamento dessas peças é cerca de 40 vezes maior que o de outros conteúdos (ainda segundo a pesquisa da Ethos 3).

Isso quer dizer que o texto precisa ser muito bem trabalhado, assim como o visual, para que eles não causem conflitos na compreensão dos dados ou na interpretação do texto.

O objetivo dos infográficos estáticos é ser uma alternativa didática à escrita textual comum, e por isso é fundamental que sejam bem planejados e estruturados antes da divulgação.

Veja um exemplo de infográfico que nós utilizamos no post Como Falar Corretamente: 15 palavras que você usa errado e não sabe.

Animados

Por último, mas igualmente importante e eficiente, vamos falar sobre os infográficos animados. Eles podem ser produzidos em vídeo-animações ou GIFs, a escolha depende da quantidade de conteúdo que se deseja mostrar.

Os infográficos animados em vídeo estão em alta no momento, pois são uma forma maravilhosa de explicar temas mais complexos e apresentar mais dados estatísticos.

Esse tipo de conteúdo é muito compartilhado nas redes sociais, justamente pelo seu caráter educativo e explicativo. Contudo, produzi-los não é tarefa fácil.

Você pode criar uma animação computadorizada ou mesmo desenhar à mão em um papel, filmar o processo e depois editá-lo. Depois, você pode veicular o material como um vídeo ou produzir um GIF a partir dele. Interessante, não?

Seja como for, fazer um infográfico animado demanda tempo, criatividade e muita paciência para explicar bem cada um dos pontos do conteúdo.

Porém, pela alta possibilidade de sucesso nas redes, esses materiais são extremamente valorizados.

Um exemplo interessante é o post sobre Mix de Marketing do blog Saia do Lugar, em que dois infográficos animados certamente explicam mais do que conteúdos inteiros. Além disso, eles são complementares, podendo ser compartilhados como gifs ou até posicionados em sequência dentro do post.

Se você curtiu, temos ainda mais exemplos! A UOL veiculou um infográfico animado sobre porque produzir infográficos animados que vale a pena assistir!

Por que utilizá-los?

Se você ainda não se convenceu do enorme potencial de sucesso que os infográficos podem trazer para um negócio, aqui estão dois dados mencionados na pesquisa acima que vão te convencer:

  1. Em média, 80% do que nós vemos fica gravado em nosso cérebro. Enquanto isso, apenas 20% do que lemos e 10% do que ouvimos é registrado imediatamente.
  2. As buscas por infográficos no Google estão em ascensão, e já cresceram mais de 25 vezes nos últimos 5 anos.

Ou seja: existe uma demanda grande por infográficos e eles podem funcionar melhor do que o texto escrito na retenção de informações.

Seja para explicar um assunto complexo, exibir estatísticas ou mesmo promover um ponto de vista… Saber o que é e como produzir um infográfico são habilidades fundamentais para um designer freelancer.

E, mesmo que você não seja designer, profissionais de marketing e até mesmo os produtores de conteúdo mais avançados podem (e devem!) saber como criar seus próprios infográficos.

Inclusive, as estratégias de marketing de conteúdo, os infográficos muitas vezes ocupam o papel de materiais ricos, ou seja, de alto valor para os leads!

Dicas rápidas para começar

Para terminar, te damos 3 dicas para trabalhar com infográficos:

  1. Esquematize bem o conteúdo antes de começar a produção. Faça um esboço pensando em  como explicar cada argumento, onde encaixar cada estatística e como o infográfico vai auxiliar sua persona nas suas necessidades;
  2. Organize as informações por algum critério, como relevância, ordem explicativa, aspecto visual, etc;
  3. Estude como cada formato de infográfico se sai com o seu público, e aposte na escolha mais segura para ter mais chances de sucesso.

Com as nossas dicas e as suas habilidades de design, temos certeza que você produzirá infográficos incríveis para seus clientes!

Agora que você já sabe o que é um infográfico e como ele pode transformar um conteúdo, aproveite para se cadastrar como diagramador na Plataforma Rock Content. Por lá, você encontrará demandas de clientes de todo o Brasil interessados em incluir infográficos em suas estratégias!