O que é redator web - Um guia profissional para iniciantes

O que é redator web? Um guia profissional para iniciantes

Ser um redator freelancer é uma modalidade profissional flexível, que se relaciona com diversas áreas do marketing digital. Não é preciso curso superior na área, mas para chegar lá é preciso aprender e se aprimorar da mesma forma!

A expansão da internet na última década provocou mudanças nas profissões, isso é fato. A demanda por profissionais que entendem e trabalham com esse alto fluxo de informações cresceu. Com essas novidades, algumas profissões e campos de atuação apareceram e ganharam destaque, como o redator web e o marketing digital.

Você sabe o que é redator web e o que ele faz? Como é esse trabalho? Se você gosta de escrever e fazer pesquisas sobre diversos temas, esse post é a sua cara!

O que é redator web?

É um redator que escreve para a internet, seja para blogs, portais e redes sociais. Pode também ser chamado de webwriter ou redator online, a gosto do freguês. É um profissional contratado para elaborar um texto com pauta definida: um bom pitch possui tema, persona, palavras-chave, linguagem adequada à persona e referências.

Sabe aquele blog que você ama, que tem sempre um post na primeira página do Google? Pois é. Um texto bem posicionado depende do trabalho do redator e de outros profissionais, que o otimizam para ranquear bem nos sites de busca. Não é milagre: é trabalho!

Webwriter freelancer ou contratado

Ser um redator web te dá muitas possibilidades de trabalho. Você pode ser um freelancer, por exemplo. Esse tipo de profissional é aquele que recebe por tarefa realizada, que aceita o trabalho conforme seu gosto e disponibilidade. Você pode atuar part-time (meio expediente) e ter outro emprego, ou pode trabalhar full-time (o tempo todo) com redação.

Como freela, você pode conseguir clientes fixos, do seu interesse. E acredite: é possível ser feliz e ter dinheiro sendo freelancer! É a profissão do futuro, porque proporciona mais flexibilidade, comodidade e qualidade de vida.

Por outro lado, se você faz parte do time que precisa de uma rotina fixa, definida, e prioriza os benefícios de ter carteira assinada, sua opção é outra! Você pode ser um redator web, contratado por empresas de marketing digital, e se tornar um produtor de conteúdo para clientes específicos delas.

Quais são as principais características do redator web?

Gostar de ler e escrever é bastante óbvio, sim? Mas para ser um redator web profissional é necessário muito mais do que ser um amante do idioma. É preciso ter humildade, comprometimento, profissionalismo e organização!

Saber aceitar feedbacks

Ter humildade é uma característica importante do trabalho de redator web. O texto de um webwriter passa por vários estágios antes de chegar ao cliente; ele pode ter um revisor, um analista de qualidade, o gerente que se relaciona com o cliente, entre outros. Todos eles podem dar dicas ou corrigir eventuais erros, com o objetivo de deixar o texto ainda melhor. Aceitar feedbacks demanda humildade.

Entender as práticas do mercado

Vale destacar que a prática de ghost writing é comum no mercado de redação web. Muitas vezes seu trabalho será publicado no nome da empresa que o contratou, não com você como autor. Isso acontece, principalmente, com clientes que estão colocando estratégias de marketing de conteúdo em prática e contratando redatores para produzir os posts. Isso faz parte do ofício!

Ter comprometimento e profissionalismo

Seus textos serão utilizados para diversos propósitos: aumentar as vendas do produto x, tornar o cliente referência no assunto, conseguir mais acessos para o site. Todos esses objetivos fazem parte de uma estratégia de marketing. Por isso, a empresa precisa que você se insira dentro dessa lógica, entregando as tarefas com qualidade e dentro do prazo.

Atender bem o cliente com comprometimento, cortesia e profissionalismo é muito importante para todos. Para o redator web, é o que o diferencia dentre tantos!

Ser organizado

Muitos clientes, muitas tarefas, muitos prazos. Ser redator é lidar com múltiplas informações ao mesmo tempo. Para que você se dê bem, é preciso muita organização, para que todos sejam atendidos conforme as expectativas! Não se esqueça de ter um local de trabalho organizado, seja em casa ou na empresa.

Como se tornar um webwriter?

Você possui as características essenciais, é amante do idioma, quer complementar ou ter uma boa renda. E agora? Como começar a carreira de redator web?

Invista em capacitação

O primeiro passo a ser dado antes de sair derramando palavras no editor de texto é capacitar-se! É preciso entender como o marketing digital é feito, o que exigirá conhecimentos acerca de termos como “inbound marketing”, “leads”, “CTA”, “SEO”, e “persona”. Sem eles, você pode até ser um bom redator, mas jamais um bom redator web.

Para tanto, faça um curso de produção de conteúdo web! Com ele, você compreenderá todo o processo pelo qual o leitor passa (funil de vendas e suas etapas) até realizar a ação pretendida pelo cliente.

Pratique

Você já entendeu os termos da redação web e como funciona o marketing digital. Excelente! Agora é hora de ler e escrever muito dentro dos conceitos aprendidos. Entre nos blogs de seu interesse e veja como os textos são escritos, se eles têm os elementos do inbound marketing, se o número de acessos é legal, etc.

Além de ler, faça alguns textos com temas que você gosta! Para criar o hábito da escrita, faça diversos tipos, como poemas, contos, blog posts, o que desejar. Lembre-se sempre de se atentar para a gramática e para as demais normas cultas do português. Uma boa dica é criar um blog para colocar seus conhecimentos em prática.

Procure um trabalho

Como em todo início de carreira, você pode procurar por vagas em empresas voltadas para o marketing digital, se desejar ser um redator web contratado. Com o tempo e com a aquisição de experiência, sua remuneração pode chegar num patamar muito satisfatório.

Por outro lado, se você deseja ser um freelancer, a dica é diferente: procure as plataformas que conectam redatores e clientes, como a Rock Content. Em geral, elas exigem um treinamento prévio (por meio do curso de capacitação em redação web) e fazem um teste escrito dentro do tema que você pretende escrever.

Como freela, poderá escolher as tarefas conforme seus conhecimentos, o que torna o trabalho muito mais prazeroso. E uma dica permanente: esteja sempre disposto a melhorar suas habilidades!

Como melhorar e expandir habilidades?

Ser um webwriter que cumpre todos os requisitos bucados por diferentes tipos de clientes não é tarefa fácil! Requer dedicação, aprendizado e muito trabalho. Mas algumas dicas podem te ajudar a melhorar e expandir suas habilidades de escrita. Veja só:

  • Faça boas pesquisas e utilize boas referências: para fazer um conteúdo relevante e inovador, suas fontes devem ser boas. Não se limite às referências sugeridas por quem fez a pauta e explore textos de outros idiomas, se você tiver domínio deles;
  • Esteja disposto a ampliar seus conhecimentos: fuja da sua zona de conforto e aprenda assuntos fora do seu interesse pessoal. Quanto mais temas você souber, mais trabalho disponível! Por isso, estudar muito é essencial;
  • Encare os pedidos de revisão como oportunidade de aprendizado: o revisor não “marcou seu nome”. Ele apenas viu algum erro (inadequação à pauta, erro gramatical) e pediu para que você corrigisse. Encare as revisões como oportunidade para aprimorar sua redação;
  • Atente-se à norma culta: boa parte dos conteúdos da web tem um tom mais informal, mas isso não autoriza o redator a se esquecer do bom e velho português. Gramática, ortografia, coesão e coerência devem estar presentes em qualquer texto.

Ao seguir essas dicas, você certamente se tornará um redator 5 estrelas. Uma chuva de clientes está por vir!

Como atrair e fidelizar clientes?

Imagine que você precisa de um redator para seu blog. Qual a primeira coisa que procura? Currículo profissional e perfil pessoal. Você quer conhecer aquela pessoa com quem trabalhará. Da mesma forma, um webwriter deve cuidar para que sua apresentação seja a melhor possível para atrair clientes. Por isso, cuidado com as redes sociais!

Separamos algumas dicas importantes sobre conseguir novos clientes:

  • Tenha um perfil no LinkedIn: ainda subutilizada no Brasil, essa é a plataforma profissional mais famosa do mundo. Ela serve como uma espécie de portfólio e currículo, com informações completíssimas sobre seu trabalho. Vale a tentativa!
  • Divulgue seu trabalho: o cliente encantado não baterá na porta do redator se não tiver o endereço! Por isso, seja em qual meio for (blog pessoal, site, redes sociais), mostre que é um webwriter. Mantenha-se ativo na internet para que as pessoas não se esqueçam;
  • Utilize a internet para mostrar que você sabe o que está fazendo: algumas plataformas de publicação de texto, como o Medium, são ótimas vitrines para seu trabalho! Se você fez um texto incrível e o postou na plataforma, aproveite para ampliar o alcance, patrocinando nas redes sociais;
  • Cadastre-se numa plataforma de freelancers: melhor forma de conectar clientes e redatores é fazer parte de um grupo seleto de freelas, em plataformas especializadas.

Agora que você já tem o cliente, é preciso saber como mantê-lo!

O que um cliente espera de alguém que presta serviços a ele? Que o serviço seja bem executado e cumpra o objetivo proposto. Pois bem, essa é a primeira medida para fidelizar clientes. O redator deve se propor a atender a pauta, que discrimina todos os desejos do potencial comprador e o leva a adquirir o produto/serviço.

Seu texto é uma ferramenta para que seu cliente execute uma estratégia maior, mais ampla, que visa diversas coisas, como geração de leads e conversões, mais acessos nas páginas, etc.

Além disso, jamais se esqueça da cordialidade e da sensibilidade ao tratar o cliente. Mostrar-se atento às demandas é uma forma cativante de deixar o cliente sempre ao seu lado.

Agora que você entendeu tudo sobre o trabalho de um redator web, está pronto para se tornar um? Então, temos duas opções para oferecer, a primeira é a nossa Certificação Gratuita em Produção de Conteúdo para Web, mas se você quer saber mais sobre essa oportunidade profissional, recomendamos o e-book a seguir. Baixe grátis!