O que é psicologia de cores

O que é a Psicologia das Cores? Entenda o seu significado e como usá-la no Marketing

A psicologia das cores é uma ferramenta muito utilizada por designers e artistas para direcionar emocionalmente ou fisicamente os seus visualizadores, seja para despertar um sentimento específico, seja para fazer com que eles cliquem em um certo botão ou façam uma determinada ação.

Você já parou para pensar como as cores podem influenciar os sentimentos e até mesmo o que você consome online e offline? Além de embelezar, elas contam com um propósito oculto e muito interessante.

Neste post, você entenderá o que é a psicologia das cores e como ela funciona. Além disso, vamos esclarecer quais são os seus benefícios em uma estratégia de marketing e como aplicá-los em uma marca ou conteúdo. Vamos lá?

O que é a psicologia das cores?

A psicologia das cores é uma ferramenta muito utilizada por designers e artistas para direcionar emocionalmente ou fisicamente os seus visualizadores, seja para despertar um sentimento específico, seja para fazer com que eles cliquem em um certo botão ou façam uma determinada ação.

Por exemplo: você já reparou que muitas empresas do ramo alimentício utilizam em suas logomarcas as cores vermelho e amarelo? O motivo é que essas são tonalidades que despertam a fome — justamente a dor que esses locais querem curar do seu público.

Como a psicologia das cores funciona?

Essa ferramenta funciona da seguinte maneira: primeiro, é preciso estabelecer qual o propósito da marca, ou daquele espaço que será pintado. Depois, é preciso pesquisar sobre quais cores expõem melhor esse alvo, e então fazer testes para escolher a coloração que mais agradar os usuários.

Suponhamos que você tenha um escritório para o setor de publicidade da sua empresa. Uma das principais características desse tipo de equipe é a criatividade, então, é preciso fazer com que os seus funcionários estejam criativos na maior parte do tempo em que estiverem trabalhando.

De acordo com um estudo realizado na Alemanha, a cor verde é ótima para estimular a criatividade. Então, ter, pelo menos, uma parede dessa cor pode dar uma forcinha para a equipe fazer suas criações. O laranja, por ser uma cor alegre, ajuda a levantar os ânimos.

Quais os benefícios dessa ferramenta no marketing?

Lendo este artigo até agora, você agora já deve ter entendido a grande influência que as cores têm sobre as pessoas. Mas qual vantagem ela pode oferecer para os profissionais de marketing? Confira, a seguir, 4 benefícios incríveis de se usar essa técnica!

Clareza no propósito da marca

Lembra do exemplo das empresas alimentícias que utilizam a cor vermelha em seus produtos? Existem outras cores que remetem inconscientemente a um determinado nicho.

O verde é comumente usado para identificar empresas da área ambiental ou ONGs. Já a cor rosa é muito usada por empresas que comercializam cosméticos ou lidam com o público feminino. Cores como o amarelo são facilmente vistas em logotipos de marcas do setor de comunicação.

Aumento de vendas

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Winnepeg, 90% das decisões instantâneas de compras tiveram influência das cores. Assim, ao escolher a cor ideal para uma marca, você não está apenas expondo o seu propósito, mas estimulando as pessoas a confiarem no seu produto ou serviço.

Memorização de marca

De quais empresas você se recorda ao pensar na cor vermelha? E quando pensa na cor azul? O efeito visual tem um impacto muito significativo sobre as pessoas, tanto que conseguimos memorizar mais facilmente imagens do que sons ou letras.

Como abordar a psicologia das cores no marketing?

Agora que você entendeu o que é e qual a importância da psicologia das cores para uma empresa, confira algumas dicas de como aplicar essa ferramenta em suas estratégias de marketing e atrair mais pessoas (e vendas) para os seus clientes:

Use cores complementares

Não é preciso fazer um logotipo monocromático — utilize cores que harmonizem entre si e complementem a cor principal da sua marca. Assim, ela não ficará enjoativa e remeterá a vários significados que condizem com os valores que a empresa quer passar para o público.

Faça a regra 60-30-10

De acordo com Jared Christopherson, da Yellowhammer, existe a chamada regra 60-30-10, que pode ser aplicada em e-mails ou em sites. Ele defende escolher 3 cores principais, mas em proporções diferentes: 60% para a cor de destaque 30% para a cor de contraste e 10% para uma cor de auxílio, que seja usada para destacar alguma informação importante.

Faça muitos testes

É provável que você não consiga definir todas as cores já na primeira tentativa, ou que as cores escolhidas previamente não tenham um bom resultado perante o público. Por isso, é importante que você faça testes A/B, principalmente nas imagens que serão utilizadas em seus anúncios.

Faça testes mudando a cor de um botão e veja qual das versões converterá mais. Depois, faça outros testes com os demais elementos até conseguir a composição perfeita, que poderá ser adaptada para outros materiais.

Utilize as cores para entender o seu público

Conhecer o seu público poderá lhe dar insights de quais cores utilizar, mas também é possível que aconteça ao contrário — ao perceber a preferência dos seus consumidores por certas cores, você poderá entender um pouco mais sobre a personalidade deles: se são mais sérios, divertidos, se receberão bem um toque de ousadia maior em um post nas redes sociais etc.

Assim, você conseguirá moldar a sua empresa conforme o interesse da sua persona, informação essa que poderá orientar a sua postura nas redes sociais, e também na estrutura do produto/serviço que você está oferecendo.

Não se esqueça do texto

Tão importante quanto utilizar as cores corretas na sua estratégia de marketing é a utilização de um tom de voz e de um slogan que também se destaquem e conversem com o público que deseja atingir.

O iFood, empresa do ramo de delivery, além de utilizar cores e logo marcantes, também tem um modo próprio de falar com os seus clientes, o que acaba ajudando a viralizar o nome da empresa e atrair mais consumidores fiéis do seu serviço.

Agora que você entendeu o que é a psicologia das cores, como ela funciona, quais os seus benefícios para uma estratégia de marketing e como utilizar essa técnica na divulgação da sua empresa, você poderá aplicar as dicas, entenderá melhor o seu público e realizará mais vendas.

A produção de conteúdo relevante também é fundamental para atestar a sua autoridade diante do mercado e do seu público. Baixe o nosso Guia de Produção de Conteúdo para a Web e comece a escrever agora mesmo!

Guia Completo de Produção de ConteúdoPowered by Rock Convert