O que é planejamento e como ele se aplica ao marketing?

A palavra planejamento está na moda ultimamente no meio digital. Mas o que isso tem a ver com o Marketing e qual é a real importância de traçar planos e objetivos? Confira a resposta e como se planejar no post!

Já se perguntou o que é planejamento? Muitas pessoas que trabalham com conteúdo para a internet nunca se fazem essa pergunta e falham em entender por quais motivos suas estratégias não funcionam. É que planejamento é um dos principais motivos que podem levar as suas criações ao sucesso e ao fracasso.

Mas por que não vemos essa disciplina ser discutida com mais frequência? Um dos motivos principais para isso é o fato de que, pelo menos tradicionalmente, o trabalho publicitário é segregado em diversas áreas.

Quer se tornar especialista em planejamento de conteúdo? Então, assista ao webinar com a Lana Kantor, nossa expert no assunto. Nele, você vai aprender como determinar o tamanho e o modelo de um conteúdo e muito mais!

E que tal vê-lo até duas vezes mais rápido e aprender melhor? Veja como fazer isso com o hack que ensinamos para aprender rápido e se torne especialista em planejamento de conteúdo na metade do tempo!


Quais as diferenças entre o planejamento de marketing on e offline?

Você já deve ter passado por alguma experiência trabalhando ou se consultando com uma agência de comunicação. E durante essa experiência deve ter percebido o quanto os papéis no marketing offline são bem definidos. Queremos dizer com isso que planejamento é feito por um profissional, enquanto a direção de arte é trabalho de outro e a redação de conteúdo cai nas mãos de um terceiro.

Entretanto, quando estamos falando na produção de conteúdo para a internet, precisamos visualizar planejamento com outros olhos. Isso porque o modelo online é bastante distinto daquele com o qual nos acostumamos ao longo dos anos.

Embora ainda exista um profissional que dedica o seu tempo ao planejamento de conteúdo e trabalha em parceria com outros especialistas, as coisas não precisam sempre ser assim. E o fato de que você é um redator ou um revisor não precisa lhe impedir de fazer uma passagem por outras áreas do processo de produção de conteúdo. O ideal é que você as conheça muito bem e possa desempenhá-las sozinho, se necessário.

Dessa forma, você não se tornará apenas um profissional mais completo bem como conseguirá executar a sua função principal com mais autonomia. Entender o processo de planejamento vai ajudá-lo a se encaixar melhor na máquina da produção de conteúdo e se destacar cada vez mais.

Abaixo, explicamos exatamente o que é planejamento e qual é o papel dos profissionais dedicados a esta área na produção de conteúdo.

O que é planejamento?

Primeiro vamos responder a pergunta principal que norteia esse post. Dentro do marketing, um planejamento é parte de um plano de negócios.

Com essa definição, já dá para começar a compreender a sua importância. Afinal, você sabe que um plano de negócios é o documento mais importante para se administrar uma empresa. Ele determina os objetivos da iniciativa, dá razões pelas quais esses objetivos são possíveis e formula estratégias para chegar até eles. Dizemos, então, que o planejamento de marketing é parte do plano de negócios porque ele tem um papel fundamental dentro dele.

Quando você começa uma empresa precisa avaliar uma série de coisas. A demanda do mercado e a disponibilidade de mão de obra para criar seus produtos ou executar seus serviços, por exemplo. Mas uma das coisas mais importantes a se avaliar antes de registrar formalmente se negócio é a capacidade que ele terá de conquistar clientes.

Tendemos a acreditar que porque existe uma demanda de mercado teremos facilidade em vender nossas ideias. Todavia, na prática, as coisas são um pouco mais complicadas do que isso.

Ter um sólido plano de marketing se delineia, portanto, como uma parte fundamental de fazer negócios. E ele deve ser baseado em uma estratégia sólida também, que consiga de fato entregar resultados. Em geral, um plano de marketing é composto de uma série de ações que devem ser tomadas por um negócio para atingir um objetivo e também da descrição deste objetivo.

Como fizemos aqui um recorte na produção de conteúdo para a web, devemos demonstrar as qualidades que tornam o planejamento, neste contexto, diferente. A primeira dessas qualidades é a sua extensão. Um planejamento de produção de conteúdo deve levar em consideração a velocidade com que ele é publicado, por exemplo.

Por isso, ele precisa contemplar uma organização clara das ideias que serão exploradas para conseguir fazer com que o cliente complete sua jornada. Desde a consideração até o momento da compra, um planejamento bem feito precisa definir prioridades e mapear a execução das campanhas. Dessa forma ele conseguirá se realmente útil na obtenção de resultados.

Para que se consiga fazer isso em um planejamento é preciso passar por algumas etapas que são típicas a este processo. A pesquisa de marketing é uma delas. Ela funciona dando a um negócio a dimensão das dinâmicas e padrões de comportamento atuais do consumidor, para que ele possa em cima disso construir sua atuação.

A análise da competição é outra fase importante do planejamento. Nela temos a oportunidade de perceber o que a concorrência faz de certo ou errado e ganhar insights para nossos próprios planejamentos.

Agora você deve estar se perguntando como um profissional de marketing de conteúdo atua para garantir que está criando um planejamento relevante. E é sobre isso que falaremos a seguir.

Como atua o profissional de planejamento?

Podemos dividir em três etapas fundamentais a atuação do profissional de planejamento de conteúdo. Você já teve a oportunidade de compreender porque o seu trabalho é distinto do executado pelos profissionais de planejamento offline. Agora verá exatamente como essas diferenças funcionam na prática.

Etapa 1: organizando ideias

A primeira fase do planejamento de marketing para a internet se dá por meio da organização de ideias. Pense, por exemplo, que você é o responsável pelo planejamento de um blog ou rede social de uma loja de cupcakes.

Seu primeiro passo será gerar tantas ideias quanto possíveis dentro dos temas que representam um interesse para os seus visitantes. Assim, quando for hora de colocá-las em prática (por meio de blog posts, campanhas ou anúncios) elas estarão organizadas e prontas para entrarem em ação.

Etapa 2: definindo prioridades

Outro papel fundamental que deve ser desempenhado durante o planejamento de marketing é a definição de prioridades. Podemos equipará-las aqueles objetivos que citamos como parte de um plano de marketing tradicional.

Definir prioridades é apontar na direção em que o negócio do seu cliente deseja chegar. E pensar de que forma isso pode ser feito.

Etapa 3: mapeando campanhas

Das atividades desempenhadas pelo planejamento, o mapeamento de campanhas é uma das mais complexas. Nessa etapa, o profissional deve traçar o caminho a ser percorrido pelo cliente e utilizar aquelas ideias de conteúdo organizadas na primeira etapa para obter resultados.

Qual é a importância do planejamento?

O planejamento é uma dessas coisas que têm impacto direto no sucesso da estratégia de um negócio. É ele que cria oportunidades para que uma empresa conquiste espaço no mercado e estabelece o que ela fará para isso.

No contexto online, o planejamento é ainda mais importante. Seu papel é orientar todas a produção de conteúdo de uma marca para que ela guie consumidores em direção a um objetivo. É ele que de fato vende produtos e divulga serviços. Por isso, planejamento é uma especialidade em alta demanda dentro do mercado.

Viu que entender o que é planejamento pode ajudá-lo a fazer melhor o seu trabalho? E que dedicar-se a essa área pode ser uma adição interessante ao seu portfólio?

Então não deixe de conferir o Checklist de Planejamento de Pauta. Este documento vai ajudá-lo a entender, de uma vez por todas, o que é planejamento na prática!