Por Mario Lúcio

Administrador, investidor, poeta, fã de séries e em constante aprendizado sobre a vida.

Publicado em 05/05/2020. | Atualizado em 07/04/2020


O trabalho freelancer pode ser maravilhoso, mas sem disciplina fica difícil, não é verdade? Veja como o método 5S é certeiro nessa questão!

Se você tem encontrado sérias dificuldades para ter concentração no trabalho e, devido a isso, sua produtividade caminha de forma tortuosa, melhor considerar o método 5S em sua rotina o quanto antes.

No trabalho freelancer especificamente, manter uma boa produtividade é algo de suma importância não só na questão monetária, mas também para dar ânimo constante e fazer com que nos dediquemos com afinco em cada tarefa.

Neste artigo, resolvi proporcionar a você um singelo guia de como utilizar o método 5S para aumentar a sua produtividade. Desfrute da leitura e confira!

Afinal, qual é a origem do método 5S?

Sendo o princípio de várias técnicas que melhoram a rotina de trabalho, o método 5S é algo que proporciona resultados realmente positivos na organização das empresas, servindo como uma espécie de “cartilha de boas práticas”.

O conceito surgiu no Japão, com o propósito de reerguer o país depois do lamentável episódio histórico da Segunda Guerra Mundial, de modo que fatores como economia, educação e infraestrutura se sobressaíssem.

Era uma forma de evitar desperdícios e impulsionar a retomada das indústrias, colocando em prática a metodologia do controle de qualidade e garantindo que tudo deveria estar dentro dos conformes.

Por ser uma ferramenta de fácil assimilação, se tornou rotina não apenas em território nipônico, mas em vários países que prezam pela ordem em seus processos.

Como funciona esse método de fato?

Cada S tem o objetivo de compor um pilar de ensinamento valioso, a fim de transformar a forma com a qual os gestores encaram o planejamento estratégico e, com isso, fazer a empresa se alinhar com uma visão sustentável.

No ambiente comercial, o método 5S deixa o local mais convidativo, melhora a segurança, facilita as operações, induz a empresa a pensar em inovação, entre outras vantagens.

De maneira geral, os 5 pilares se completam e fazem desse método algo que vale a pena implementar em diversas situações, cujos termos recebem os seguintes significados:

  • Seiri: é o senso de utilização, ou seja, o ato de separar o útil do inútil e poupar recursos importantes;
  • Seiton: é o senso de organização, cujo propósito é deixar tudo arrumadinho em seu devido lugar, facilitando a vida de todos;
  • Seiso: é o senso de limpeza, que consiste em ter os devidos cuidados com a higiene do local de trabalho e manter isso diariamente;
  • Seiketsu: é o senso de normalização, isto é, criar padrões a serem obedecidos para proporcionar um estilo de vida organizado;
  • Shitsuke: é o senso de disciplina, pois não basta seguir os passos anteriores sem manter uma constância e se autodisciplinar quanto a isso.

E como aplicar o método 5S na rotina freelancer?

Bom, com essa leve pincelada sobre o método 5S, bem provável que já tenha entendido a dinâmica do assunto e perceba a relevância disso em empresas, certo?

Pois bem, saiba que também é possível aplicar isso na carreira freelancer, então veja abaixo como cada S pode exercer uma participação significativa na sua produtividade.

Seiri

Não há necessidade de você abrir infinitas abas do seu navegador para realizar a pesquisa do seu texto, até mesmo para não sobrecarregar o coitado do computador e ele ficar tão lento quanto fila de banco.

Use apenas o necessário para compor suas tarefas, portanto, pense em um passo de cada vez para raciocinar direito e não atropelar etapas importantes do processo.

Caso utilize um caderno para fazer suas anotações, escreva a lápis ou lapiseira para apagar depois e reaproveitar as folhas, pois a preocupação com o meio ambiente é uma atitude responsável que qualquer profissional precisa ter.

É primordial criar uma forma de trabalho que dê prioridade apenas para os recursos essenciais a sua atividade-fim, evitando que você desperdice o seu precioso tempo com futilidades.

Seiton

Para quem gosta da temática astrológica, os virginianos costumam ser rotulados como chatos por prezarem pelas coisas arrumadas em seus mínimos detalhes, todavia, isso deveria ser um padrão de qualquer pessoa que queira se destacar.

A sua mesa de trabalho, por exemplo, deve estar limpa todos os dias, de modo que consiga exercer suas funções sem qualquer obstáculo.

Por mais que você não esteja em um escritório propriamente dito, nada impede que você deixe o seu quarto, sala, quintal, varanda ou qualquer outra área com uma cara mais profissional, para que se sinta chefe do seu próprio negócio.

Além disso, arrume também os seus horários, a fim de cumprir os seus objetivos, ter momentos de lazer e não entrar no terrível modo desespero.

Seiso

Por conta da COVID-19, doença respiratória contraída pela presença do SARS-Cov-2 (coronavírus) no organismo, a higiene das pessoas está em evidência na sociedade, mas isso é algo que o método 5S já tem como pilar há muito tempo.

Lave bem as mãos durante o dia, passe produtos de limpeza e um pano úmido para higienizar o ambiente, evite comer no posto de trabalho, tire a poeira dos equipamentos, entre outras medidas eficazes.

Não é à toa que os japoneses recolhem o próprio lixo e dos outros em eventos esportivos, pois eles sabem a relevância de pensar na higiene como fator positivo, de modo que as pessoas se sintam confortáveis de estarem ali.

Mais do que tornar o seu local de trabalho agradável hoje, lembre-se de fazer isso constantemente para que se sinta bem todos os dias, pois a sensação de bem-estar potencializa a produtividade em níveis incalculáveis.

Seiketsu

Se você já ouvir falar em termos como ISO, compliance, governança corporativa, normas regulamentares, entre outros conceitos que visam ter transparência, equidade e responsabilidade, deve saber a importância de seguir padrões administrativos.

Partindo desse princípio, você deve estipular uma normatização do seu cotidiano, ou seja, não é porque você trabalha por conta e faz o próprio salário que a sua vida tenha que ser uma bagunça.

Colocar regras no seu ambiente de trabalho faz com que você tenha profissionalismo e, com isso, consiga gerir suas finanças, seus comportamentos, sua carteira de clientes, entre outros aspectos.

É indispensável que o seu espaço de home office seja favorável em relação à ergonomia da cadeira que usa, ao estabelecimento de horários corretos para trabalho, refeições e descanso, além é claro do cumprimento de metas.

Powered by Rock Convert

Shitsuke

Nos estudos, você já deve ter percebido que quanto maior é a sua dedicação, naturalmente, maior será a chance de conquistar o certificado que almeja, a carreira que tanto sonha ou ampliar seu poder de barganha no mercado que atua.

Tendo isso em vista, a autodisciplina é um fator primordial para produzir com frequência e saber aonde quer chegar, pois, quando temos noção dos nossos limites sabemos da nossa potencialidade, logo é preciso manter o que tem dado certo.

No meu caso, reconheço que o uso do celular ao decorrer do dia tende a me atrapalhar em textos muito complexos, portanto, eu coloco no modo avião ou desligo para ter a tranquilidade necessária para construir um texto coerente e atrativo.

Não há espaço para preguiça ou procrastinação no método 5S, pois a produtividade só se manifesta de forma efetiva quando nos disciplinamos de fato, considerando que manter os outros quatro passos é crucial para deixar a vida organizada.

Em resumo, veja que tudo o que leu até agora sobre o método 5S ajuda bastante a ajeitar a rotina e colher bons resultados. Inclusive, se você busca por oportunidades na carreira freelancer, conheça a nossa rede de talentos para ter a possibilidade de atuar nas suas especialidades e, mais do isso, conquistar um aprendizado fabuloso.

Aproveitando que chegou até aqui, inscreva-se agora mesmo em nosso Banco de Talentos e reforce o seu projeto de gerenciar o próprio negócio!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *