Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 02/10/2020. | Atualizado em 03/09/2020


Guest post escrito pela equipe do BeerOrCoffee, a maior plataforma de escritórios do país.

Há algum tempo isso poderia parecer impossível para muita gente, mas trabalhar de qualquer lugar tem se tornado, cada vez mais, a realidade para profissionais dos mais diversos mercados. E o home office como uma necessidade durante a pandemia também teve um grande papel nisso, afinal quem ainda não tinha experimentado o modelo de trabalho remoto teve essa oportunidade pela primeira vez.

Mas o trabalho remoto não se resume, apenas, ao home office. É possível escolher trabalhar de um escritório compartilhado perto de casa, da tranquilidade de uma casa de campo longe dos grandes centros, viajando para outras cidades mesmo sem estar de férias e, claro, optar por ficar em casa.

Neste texto vamos falar sobre o que é o anywhere office e daremos dicas sobre como você pode aproveitar esse modelo de trabalho ao máximo. Além disso, daremos conselhos valiosos para quem começou a trabalhar remotamente agora e quer manter uma rotina remota saudável, com equilíbrio entre produtividade na vida profissional e felicidade na vida pessoal. Vamos lá?

O que é anywhere office

O anywhere office (ou escritório em qualquer lugar) é, antes de tudo, parte de uma cultura de trabalho flexível. Como o próprio nome já indica, é quando uma empresa proporciona aos seus colaboradores o poder de decisão sobre suas próprias rotinas de trabalho. Ou seja, de acordo com suas preferências e necessidades do dia a dia, eles podem escolher de onde vão trabalhar.

Isso significa que a cada dia podem entender o que será melhor naquele momento: ir para a sede da empresa, ficar em casa, ir para um coworking perto de onde moram ou no caminho da escola dos filhos, trabalhar de um hotel para aproveitarem o fim de semana fora da cidade ou, literalmente, aonde quiserem. Basta ter uma boa conexão de internet, um laptop e as ferramentas corretas para executarem suas tarefas.

É possível resolver assuntos urgentes no aeroporto e até mesmo dentro do Uber. Ao mesmo tempo, é importante ter atenção a alguns aspectos estruturais. Afinal, você não pode chegar em uma cidade e ficar “na mão” caso não haja locais apropriados, não é verdade?

Estrutura para trabalhar de qualquer lugar

Nem sempre nossa casa é o melhor lugar para trabalhar. Pode ser que os vizinhos decidam fazer uma obra, cujo barulho atrapalha a concentração e gera estresse durante o dia. Ou então podemos nos sentir sozinhos trabalhando em home office todos os dias, e desejemos sair em determinados momentos para encontrar os colegas. Além disso, não são todas as pessoas que conseguem montar um escritório em casa com cadeira ergonômica, mesa apropriada e internet de qualidade.

Todos esses fatores contribuem para que diversas empresas estejam adotando o modelo remoto pensando em trabalhar de qualquer lugar em vez de, exclusivamente, o home office. Como elas fazem isso? Contratando planos de assinatura para espaços de coworking, por exemplo.

A premissa é simples, os funcionários têm acesso a uma rede de coworkings e podem optar por trabalhar em um escritório mais próximo de casa, em uma localização estratégica para encontrar com clientes ou em qualquer outro lugar que desejarem. A empresa também pode contratar salas privativas e reservar períodos em salas de reunião de acordo com a necessidade.

Benefícios do anywhere office

Praticidade, flexibilidade e satisfação são alguns dos principais benefícios proporcionados pela cultura do trabalho em qualquer lugar. Os colaboradores da empresa conseguem conciliar suas atividades profissionais e pessoais de maneira eficiente no dia a dia, além de poderem reduzir drasticamente o tempo de deslocamento no trânsito. E esses aspectos têm um impacto direto nos níveis de estresse e, consequentemente, de produtividade.

Outro ponto importante é a redução de custos. As despesas geradas pela administração de um escritório tradicional para dezenas ou centenas de funcionários é o segundo maior gasto dentro de uma organização. E ele pode ser reduzido em até 60% por meio de políticas de flexibilização do local de trabalho. Isso não necessariamente quer dizer que a empresa precise se desfazer da sua sede. Mas pode deixar o espaço apenas como “coração” da corporação e distribuir seus colaboradores por escritórios compartilhados, que são bem mais em conta.

Bons hábitos para trabalhar de qualquer lugar

Para que a rotina de trabalho remoto funcione bem é necessário fazer algumas adaptações — parte delas tecnológicas e operacionais, e outra parte relacionada à cultura empresarial e hábitos dos profissionais envolvidos.

Saiba a diferença entre comunicação síncrona e assíncrona

Se no escritório presencial era possível chamar o colega ao lado para resolver um problema instantaneamente, quando cada pessoa está em um local e com rotinas diferentes, isso fica mais difícil. Por isso, é importante diferenciar os assuntos que devem ser tratados de forma assíncrona (dissociadas do espaço-tempo) e aqueles que precisam ser conversados de forma síncrona (instantânea).

Quando você envia uma mensagem no chat (que é uma ferramenta assíncrona) precisa saber que aquela pessoa talvez não esteja disponível e pode demorar a responder. Por isso, já introduza todo o assunto de uma vez e diga o que precisa. Isso vai otimizar o processo e facilitar a vida de todo mundo. Agora, se o assunto for urgente ou complicado, ligue, marque uma reunião ou chamada de vídeo — meios de comunicação síncronos.

Não exagere nas horas trabalhadas

É muito comum que, principalmente no home office, as pessoas trabalhem mais do que o normal e esqueçam do horário. Por não precisarem se deslocar para ir trabalhar, acabam perdendo a noção do tempo, pensando “vou resolver só mais uma tarefa” e, quando percebem, estão trabalhando 14 horas por dia. 

Esse é um hábito perigoso que, se recorrente, pode trazer muitos prejuízos para a saúde física e mental. A privação de sono e elevados níveis de estresse estão relacionados à ocorrência de crises de ansiedade, depressão ou podem gerar até a Síndrome de Burnout, “um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico” de acordo com o Ministério da Saúde.

Aproveite os momentos de descontração

Nessa mesma linha, vale lembrar da importância de curtir os momentos de descanso e descontração. Leia um livro, veja uma série, pratique exercícios físicos ou permita-se apenas não fazer nada. Produtividade também tem a ver com descanso.

E se você quer viver o anywhere office no seu dia a dia, aproveite para conhecer os coworkings, que podem ser encontrados em centenas de cidades do Brasil!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *