novas redes sociais

Conheça novas redes sociais que prometem conquistar você em 2019

O que está acontecendo com as redes sociais? Entenda qual é o movimento que está permitindo o crescimento de plataformas como o Reddit e o Vero!

Você provavelmente sabe que 2018 foi um ano de muitas transformações nas redes sociais. Quando imaginaríamos que o Facebook passaria por tantas crises? Ou que uma plataforma como o Reddit, que você pode nem mesmo conhecer, ultrapassaria o Twitter e o LinkedIn em número de usuários?

A verdade é que no mundo das mídias sociais as coisas acontecem desse jeito, plataformas surgem e desaparecem de nossos cotidianos tão rapidamente quanto entraram. E precisamos nos acostumar e nos adequar na velocidade da luz, ou podemos ficar para trás.

E é por isso que vemos cada dia uma rede social nova surgindo e ganhando destaque na mídia, e ameaçando a hegemonia das grandes redes.

Para nós, como freelancers, isso é ainda mais importante. É necessário saber tudo que se passa no ambiente digital. Afinal, é aqui onde encontramos jobs, trabalhamos, e sejamos honestos, passamos grande parte do nosso tempo. Então saber exatamente em qual território estamos pisando é imprescindível.

Mas calma! Se você ainda está um pouco perdido com tantas novas redes sociais e quer saber qual realmente vale a pena o seu tempo, fica com a gente. Vamos te mostrar as principais novas apostas desse meio e se elas realmente vieram para ficar!

Vero

Você deve ter ouvido falar do Vero, afinal ele causou um grande burburinho no início deste ano. Muitos acreditaram que ele seria “o próximo Instagram”, afinal, sua proposta é realmente muito interessante e de acordo com todos os malefícios que enxergamos nas atuais redes dominantes.

Temos então um aplicativo livre de anúncios, que nos permite escolher facilmente quem será atingido por nossas publicações e ainda exibe as postagens cronologicamente.

Perfeito, certo? Muitas pessoas compraram a ideia, e de uma semana para outra a rede passou de 150 mil usuários para 3 milhões.

E ela parece uma alternativa incrível para quem já está cansado do Instagram, rede que mudou seu algoritmo em 2016 meio a polêmicas. Ela passou de um feed cronologicamente organizado para um algoritmo complexo e que não agradou muitas pessoas.

No entanto, a plataforma Vero não estava preparada para o boom que ela teve no final de fevereiro, e sofreu com isso. Seus servidores não aguentaram tantos usuários baixando o aplicativo ao mesmo tempo e esse foi apenas o início dos problemas.

Muitas pessoas começaram a questionar o real propósito da rede social, pondo em xeque seu principal apelo. E começaram a circular muitos rumores sobre seus planos futuros, que têm a ver com uma ideia de precificar seu serviço.

A Vero foi então muito questionada sobre como ela se manteria viva e lucraria sem anúncios. A primeira resposta foi que quando atingisse seu primeiro milhão de usuários começaria a cobrar para sua utilização, decisão rapidamente anulada, indo a favor de polêmicas que surgiram com essa afirmação.

No final das contas a rede lucra com compras de livros, músicas, e outros produtos que você pode fazer no próprio app.

Você deve estar se perguntando: como essa rede vai me encantar, então? A verdade é que se você já utilizou a Vero, sabe como ela é extremamente fácil de se manusear e é um ótimo espaço para compartilhar coisas com seus amigos.

Quem nunca quis encontrar uma boa música para escutar, sua próxima leitura ou até mesmo um lugar para visitar? A Vero pode ser sua melhor amiga nesses momentos e te ajudar a ficar mais próximo do que seus amigos estão fazendo, sem ser incomodado por anúncios e coisas irrelevantes.

Além disso, utilizar a plataforma é uma ótima maneira de identificar tendências. Acompanhando seus conhecidos e amigos, você pode ter uma ideia do que está bombando no círculo social deles. Quem sabe seu próximo tema de conteúdo não está na plataforma?

Quora

“O Quora é um lugar para obter e compartilhar conhecimento, dando às pessoas o poder de aprender umas com as outras e de compreender melhor o mundo.”

Você pode não conhecer o Quora, mas com certeza vai entender rapidamente como ele funciona. Afinal, todos nós conhecemos e já tiramos muitas dúvidas pelo Yahoo! Respostas, não é mesmo?

O Quora é basicamente uma versão dessa plataforma focada em profissionais, na qual pessoas como Barack Obama, Hillary Clinton e outras grandes personalidades podem acabar respondendo suas dúvidas. Pense só no conhecimento que ela pode te proporcionar.

Essa rede, que já existe desde 2009, só agora está chegando em terras brasileiras. Tendo lançado em Abril uma versão beta da plataforma para falantes da língua portuguesa, você pode entrar na lista espera, e a rede promete dominar nosso país.

Apesar de pouco conhecido no Brasil, o Quora já possui mais de 190 milhões de usuários no mundo todo. É reconhecido como uma ótima plataforma para desenvolvimento pessoal e profissional, por isso acreditamos que ele deve bombar por aqui também.

Como existem especialistas em todos os assuntos por lá, o Quora pode ser um grande aliado para suas pesquisas. Ele te permite explorar áreas de conhecimento que você não possui muita afinidade e até mesmo te ajudar com alguma dúvida que possa surgir durante seu processo de produção.

MeWe

Se você não tem acompanhado todas as mudanças nas regras de privacidade que estão acontecendo no mundo todo, você deve viver em uma caverna. Esse é um dos assuntos mais comentados do momento, e por isso, uma ótima oportunidade para a ascensão do MeWe.

Em sua essência ele não oferece nada muito inovador, sendo bem parecido com o Facebook em suas funcionalidades e sua interface. No entanto, ao contrário da maior rede social do mundo, que vem sofrendo com seus escândalos de quebra de privacidade, promete sua total segurança.

De acordo com seu fundador, Mark Weinstem, o produto da empresa sempre será o serviço oferecido. Afirmação corroborada pela política de privacidade da rede social que, por não armazenar cookies (que guardam seus dados de navegação na internet), garantem que suas informações não serão divulgadas ou transformadas em anúncios publicitários.

Se pararmos para pensar, o MeWe tem tudo para ser uma nova favorita do usuários de redes sociais pois ela traz tudo que gostamos do Facebook, sem as partes negativas.

Além disso ela funciona no formato freemium, que permite que você assine um serviço para algumas regalias extras, como mais armazenamento, criptografia ponta a ponta em sua conversa e outras funcionalidades. E sabemos como esse formato funciona muito bem para o Spotify, por exemplo.

No final das contas, essa é a rede perfeita para quem ainda é saudoso do Facebook em seu início, mas não está contente com os rumos que ele vem tomando. E também para aqueles que, assim como o mote da MeWe, acreditam que não estão à venda e são contra a utilização de seus dados por terceiros.

WeChat

Conta pra gente: você provavelmente já ouviu falar do WeChat e nunca nem deu bola porque achou que ele era muito parecido com o WhatsApp. E estou aqui para reafirmar que você está não está errado. Mas te convido a assistir esse vídeo:

O WeChat na China faz tudo que você quiser. Você pode fazer compras, conversar com amigos, investir, tudo isso em apenas um aplicativo. Ao unir todas essas necessidades do usuário, essa rede social garante que você pode usá-la para tudo, e que você passe muito tempo nela.

Se hoje para chamarmos alguém entramos no WhatsApp, para postar uma foto vamos no Instagram e para desabafar um pouco procuramos o Twitter, imagina fazer isso tudo em um lugar só?

Tudo bem, essa versão só existe na China e é propiciada devido ao contexto desse país, mas nada impede que isso vire uma realidade nossa. O que é extremamente provável em um cenário em que cada vez mais empresas e redes sociais querem que você passe mais tempo em suas plataformas e buscam “monopolizar” seu tempo e acesso.

Lembra quando o Instagram “roubou” o stories do Snapchat e a princípio você não gostou? Mas pela praticidade de ter tudo em um lugar só, nem usa mais o Snap? Pois é, esse já um pensamento das empresas e acredito que em um futuro bem próximo já poderemos usufruir de algo nesse sentido.

Não sei você, mas eu já estou ansioso para poder fazer um projeto como freelancer, receber meu pagamento, e investir esse dinheiro sem sair do mesmo aplicativo.

Enquanto isso não acontece, a rede ainda é uma ótima opção de aplicativo de mensagens, possui uma interface bem mais amigável que a do WhatsApp e algumas integrações com outros aplicativos que facilitam nossa vida.

Reddit

O Reddit já é maior que o LinkedIn e Twitter em número de usuários! Escolhi começar com essa frase para você entender a importância dessa rede social e seu potencial de te encantar em 2019.

Essa rede não é nada nova, tendo sido fundada em 2005, e ela já faz muito sucesso fora do Brasil, mas ainda não vingou por aqui. Porém, acredito que esse pode ser o ano em que isso vai acontecer.

A plataforma reúne aspectos que estão extremamente em alta, como a personalização de conteúdos e a criação de comunidades. O site funciona basicamente por meio de fóruns, por lá você pode criar e participar dos fóruns que quiser e mais combinarem com você.

Sabe aquele tema que você está batalhando para saber mais sobre para seu próximo texto? Posso apostar que existem fóruns que discutem esse assunto. Lá existem comunidades que debatem sobre os mais diversos assuntos, desde as notícias do que está acontecendo no mundo a séries e filmes.

Essa é a rede social perfeita para se criar comunidades, e uma oportunidade de se conectar com pessoas que gostam das mesmas coisas que você e debater sobre assuntos que estão fora da sua zona de conforto.

O Reddit já dominou os Estados Unidos, e não há nada que nos faça acreditar que isso não pode acontecer aqui no Brasil também.

Nosso veredito

A verdade é que qualquer previsão feita é apenas uma aposta, pois é impossível saber exatamente o que vai realmente fazer sucesso e destronar um gigante como Facebook. No entanto, é possível analisar o cenário atual dessa rede e dar nossas apostas.

O Facebook, apesar de provavelmente já ter perdido espaço na sua rotina, numericamente não está em declínio, visto que nos últimos meses em que anunciou seus resultados seu número de usuários não apresentou quedas. Ele teve, em março deste ano, um crescimento de 13% com o mesmo período no ano passado.

Então, por que acreditamos em seu declínio? Como disse anteriormente, você ainda deve ter uma conta no Facebook, mas não entra com tanta frequência quanto fazia em anos anteriores. E quando um aplicativo perde espaço em sua rotina, é difícil que ele o recupere.

Por isso, essas novas redes estão apostando em entrar de vez em nosso dia a dia e se agregarem a nossos afazeres. E nesse sentido plataformas como o WeChat passam na frente de seus concorrentes. Imagine ter a versão chinesa do aplicativo aqui no Brasil? Seria perfeito para otimizar nossa rotina e conseguir fazer cada vez mais coisas.

Algo que ainda não abordamos por aqui são as barreiras que existem com novas redes sociais. Afinal, já estamos acostumados a utilizar as mesmas plataformas e qualquer comprometimento com alguma nova é um passo difícil. Por isso, talvez uma aposta mais segura seja uma rede, como o Reddit que já é extremamente consolidada.

E fala a verdade, você já deve ter participado de algum fórum algum tempo atrás e sente falta de poder conversar com pessoas que entendem exatamente o que você quer dizer.

Por já ter uma base grande de usuários e ainda estar em plano crescimento, acreditamos que o Reddit pode chegar para ficar no Brasil e dominar sua rotina. Mas qual a sua nova rede social favorita? Qual você acredita que vai caber perfeitamente em sua rotina? Conta pra gente!

E falando em rotina, separamos as 100 melhores ferramentas e aplicativos para você, produtor de conteúdo, otimizar sua rotina. Confira!

ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdo